SóProvas


ID
1576129
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Suponha que um dado país registrou um déficit na conta corrente do Balanço de Pagamentos de cerca de 200 bilhões de dólares em 2014. Nesse caso, esse déficit

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (a) é a única resposta possível.

    b) O saldo da conta corrente está relacionado à poupança EXTERNA, e não a poupança do governo (CC = -Sext)

    c) a conta comercial (balança comercial) está dentro da conta corrente. A conta corrente não é financiada pela conta comercial, mas pela poupança externa (CC = -Sext).

    d) É o mesmo caso da letra C.

    e) É o mesmo caso da letra C.

  • A Conta Corrente é apenas uma parte do BP. Ou seja, não podemos afirmar nada sobre o saldo do BP, já que conhecemos uma parte dele (falta conhecer a Conta Capital e a Conta Financeira). 

    Por isso, podemos dizer que a banca foi um pouco imprudente nesta questão, mas não é exatamente o caso de anulação.

    A banca partiu do pressuposto que se há déficit em Conta Corrente, as outras duas contas (capital e financeira) deveriam apresentar um superávit para que o BP se equilibrasse. Nessa lógica, se o superávit das contas capital e financeira superassem o déficit em TC, aí o BP seria positivo. 

    Não é que a alternativa A está exatamente correta, mas ela é a única que faz sentido com base nesse raciocínio da banca. Afinal, se o superávit na conta financeira superar o déficit em TC, o BP fecha com saldo positivo e isso significa aumento das reservas internacionais. 

    Portanto, dentro da lógica da banca, a alternativa A é o gabarito. Mas o correto mesmo é que não temos como afirmar isso, pois conhecemos apenas uma parte do BP e não todo o resto. Além disso, a alternativa não falou nada sobre a conta de capital...

    A alternativa b está errada porque superávit nominal diz que o governo arrecadou mais do que gastou. Isso não tem a ver necessariamente com o BP, que mede o movimento de capitais de um país para o outro. 

    Bom, as alternativas “c” e “d” não fazem sentido porque a conta comercial e a conta de serviços são componentes das Transações Correntes (conta corrente), ou seja, elas já estão inclusas no saldo de TC. Não faz sentido supor que o saldo em TC será financiado pela conta comercial e de serviços.

    A “e” também está totalmente errada porque exportações elevadas para a China contribuiriam para um superávit comercial, que ajudaria no saldo da conta corrente. Mas houve déficit em TC, então, esta não pode ser a resposta.

    Resposta: A

  • Nesta questão, a banca foi um pouco imprudente, mas não é exatamente o caso de anulação.

       Não é que a alternativa A está exatamente correta, mas ela é a única que faz sentido.

       Explicamos: O déficit em conta corrente não se dá porque o setor público teve superávit ou déficit, embora um superávit público justamente contribuiria para que houvesse superávit em conta corrente.

       A “c” e a “d” também não fazem sentido porque a conta comercial e a conta de serviços são componentes das Transações Correntes (conta corrente) de forma que esta não pode ser financiada por aquelas.

       A “e” também está totalmente errada porque exportações elevadas para a China contribuiriam exatamente para um superávit comercial, que ajudaria no saldo da conta corrente.

       Quanto à alternativa A, não temos elementos para afirmar que esse déficit foi financiado por um superávit ainda maior na conta financeira, mas é algo perfeitamente possível.

       E, sendo o caso, realmente haveria um aumento das reservas internacionais.

    Resposta: A