-
ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO: ocorre quando uma parte de uma transação tem mais acesso à
informação relevante do que outra.
A presença de informação assimétrica entre agentes do mercado justifica a presença de regulação estatal, exigindo-se maior transparência nas transações entre agentes privados. "A"
-
Gabarito A
Acerca da Alternativa E -
Em economia, bens públicos são aqueles que possuem simultaneamente as duas seguintes características:
Bens não rivais - o consumo por parte de um indivíduo não interfere no consumo dos demais indivíduos.
Bens não exclusivos - os indivíduos não podem ser excluídos do consumo do bem.
Exemplos: Iluminação pública, ar que respiramos, asfalto...
-
a) Perfeito! O Estado deve agir para, se possível, eliminar esta assimetria ou, no mínimo, suavizá-la. Ele faz isso quando exige as empresas divulgue determinados detalhes de seu produto nos rótulos ou nas embalagens.
b) Errado! O Teorema de Coase vem justamente para apontar que esta intervenção estatal possa ser dispensada, desde que não haja custos de transação e que haja definição dos direitos de propriedade.
c) Errado! Em algumas circunstâncias essa pode ser inclusive a única forma de atingimento da máxima eficiência.
d) Alternativa bacana, mas errada. Há externalidades no consumo provocadas pelo consumo de água e o fato de os preços muitas vezes não poderem refletir a essencialidade do produto e a alta demanda. Tem-se uma falha de mercado sempre que o preço não reflete todas as condições presentes no mercado. Por este raciocínio, seria razoável supor que uma crise hídrica (drástica redução da oferta) faria com que o preço da água aumentasse significativamente, o que desestimularia parte do consumo. Ocorre que a água é um bem essencial para toda a população, de maneira que não é razoável que seu preço aumente muito, prejudicando sobretudo as populações de mais baixa renda.
e) Bens públicos são aqueles não rivais e não excludentes no consumo. Nada a ver com necessidade individual e inclusão social!
Resposta: A
-
A - Correto.
B - Ao contrário, tal teorema diz que a solução pode ocorrer sem intervenção governamental, desde que alguns requisitos estejam satisfeitos.
C - Não, a regulação aumenta a eficiência.
D - Relaciona-se com o crescimento da demanda, bem como a rivalidade, assim como a tragédia dos comuns (como vimos nas aulas). A produção de água gera uma externalidade positiva, outra falha de mercado, e por isso a sua oferta não é devidamente remunerada e os custos ambientais de sua manutenção não são providos.
E - Errado. Violam o conceito de rivalidade e exclusão do consumo.