No mundo real, mercados perfeitamente competitivos são raros, existindo falhas de mercado que justificam a intervenção do governo. Identifique a opção falsa.
No mundo real, mercados perfeitamente competitivos são raros, existindo falhas de mercado que justificam a intervenção do governo. Identifique a opção falsa.
Em relação aos mercados caracterizados por informação assimétrica, é correto afirmar:
A poluição é uma externalidade negativa que prejudica a eficiência econômica. Para limitá-la, os países têm recorrido a dois tipos de medidas: o padrão de emissão de poluentes (um limite legal que a empresa está autorizada a emitir que, se ultrapassado, tem como conseqüência multas elevadas) e as taxas de emissão de poluentes, tributo cobrado sobre cada unidade de poluente emitido pela empresa. Comparando-se ambas as medidas, é correto afirmar:
Uma das razões importantes para a presença do estado na economia é a existência de externalidades negativas e positivas. A esse respeito, pode-se afirmar que
Com relação à racionalidade econômica do governo, julgue os
itens subsequentes.
A existência de falhas no mercado é apontada como uma das justificativas para a intervenção do governo na economia. Desse modo, a competição imperfeita tende a reduzir a produção e os preços, o que leva o governo a criar suas próprias empresas ou a adquirir empresas já existentes.
Julgue o próximo item, relativo ao estabelecimento de quotas e preços máximos e mínimos.
Quando o governo adota uma política de preços mínimos para determinado produto, com vistas à garantia de renda e ao estímulo da produção, ao optar pela política de compra, pagará ao produtor a diferença entre o preço pago pelo consumidor no mercado e o preço mínimo definido.
Com relação à regulação de mercados, julgue os itens a seguir.
A falta de transparência nas decisões acerca dos reajustes de preços regulados pelo governo, diferentemente das revisões, tende a prejudicar os consumidores, sempre mais numerosos, menos organizados e com menos informações.
.A respeito de informação assimétrica e seleção adversa, analise as afirmações abaixo.
I - O problema de seleção adversa reside no fato de o mercado gerar apenas incentivos para pessoas ou firmas de baixo risco adquirirem apólices de seguro.
II - No mundo real, as escolhas de mercado, como qualquer outra decisão, são feitas com informação incompleta, de modo que a realidade do conheci- mento imperfeito não é uma falha de mercado.
III - O problema da assimetria de informação só emerge quando o comprador potencial, ou o vendedor potencial, tem uma informação importante para a transação que a outra parte não tem.
É correto APENAS o que se afirma em
Ao produzir, uma fábrica de pneus não leva em consideração a dificuldade de absorção, pela natureza, das carcaças de pneus usados. Logo,
Uma firma, ao produzir determinado bem, emite poluentes que prejudicam a produção de outras empresas. Caso a livre negociação entre as partes não seja capaz de garantir que o nível de emissão de poluentes seja eficiente, o governo pode induzi-la a produzir a quantidade socialmente ótima, impondo um imposto sobre unidade emitida de poluição que seja igual
No mercado de automóveis usados, é transacionada uma proporção bem maior de carros em mau estado de conservação do que em bom estado de conservação. Essa falha no funcionamento do mercado é denominada:
Julgue o item subsequente, relativo a noções de finanças públicas.
As externalidades positivas ou negativas são os efeitos diretos e indiretos sobre determinados agentes do sistema econômico e decorrem de transações sobre as quais esses agentes não exercem controle.
Na existência de externalidade negativa na produção de um determinado bem, pode-se dizer que:
Uma fábrica de celulose, instalada na margem esquerda de um rio, cerca de três quilômetros acima de uma colônia de pescadores, necessita despejar produtos químicos nas águas do rio, o que tornará impossível a pesca na região. Na presença de direitos de propriedade bem definidos e de instituições que permitam a negociação entre os interessados, sem custos e em benefício de todos os envolvidos, haverá, independente da forma como os direitos de propriedade foram inicialmente alocados, um resultado eficiente. Esse caso hipotético pode ser assumido como um exemplo do Teorema
O estado poderia cobrar um tributo de uma empresa poluidora, de modo a internalizar o prejuízo que ela causa. Um tributo com esse objetivo é chamado de
Em relação à economia do setor público, julgue os itens a seguir.
O teorema de Coase mostra ser possível que o governo controle emissões de gases poluidores por meio de impostos sobre os empresários responsáveis por essas emissões.
No tocante a alguns aspectos que dizem respeito à microeconomia, considere as opções abaixo e marque a correta.
O problema da escolha em situação de escassez, abordado pela microeconomia, as interações entre governo e mercados privados, e as questões macroeconômicas são temas relevantes para a
ciência econômica. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A função redistributiva do governo está associada à provisão de bens e serviços que, em virtude da existência de falhas de mercado, não são ofertados adequadamente pelos mercados privados.
Julgue os itens seguintes, relativos a regulação, agências
reguladoras, falhas de mercado e defesa da concorrência.
Existindo a denominada externalidade, o custo de oportunidade social de um bem difere do custo de oportunidade privado. As externalidades referem-se, portanto, ao impacto de uma decisão sobre pessoas que não participam dessa decisão.
Julgue os itens seguintes, relativos a regulação, agências
reguladoras, falhas de mercado e defesa da concorrência.
O risco moral, relacionado à presença de informação assimétrica, engloba o denominado problema agente-principal, que ocorre no caso em que o agente, devendo agir no interesse do principal, é incentivado a agir de forma contrária ao que espera o principal. Isso ocorre porque o agente tem mais informações sobre suas ações do que o principal e, também, porque o principal não pode monitorar perfeitamente o agente.
A respeito da atuação do governo nas finanças públicas e das formas de intervenção da administração na economia, julgue os seguintes itens.
Proibir a produção ou consumo de um bem considerado nocivo a terceiros é uma forma comum de intervenção da administração pública na economia. Segundo o Teorema de Coase, em condições ideais, esse tipo de intervenção não seria necessária no caso de haver externalidades negativas, sendo suficientes, nesse caso, a definição clara dos direitos de propriedade e a possibilidade de livre negociação entre as partes afetadas pelo consumo do bem.
No que se refere à eficiência econômica da regulação, ao processo de diversificação industrial e integração vertical e às indústrias de rede, julgue o próximo item.
As indústrias de rede são caracterizadas pelo elevado grau de complementaridade entre as cadeias de produção de um determinado bem. Por um lado, esse fator gera economias de escala e externalidades positivas para o consumidor, mas, por outro, exige que o Estado, por meio da regulação, impeça condutas abusivas.
A respeito dos conceitos de que trata a teoria da regulação econômica, que justificam a intervenção do Estado para promover o bem-estar da sociedade, julgue os itens subsequentes.
Casos em que os benefícios e os custos privados são diferentes dos benefícios e dos custos sociais de uma dada ação de um indivíduo, de uma empresa ou do governo são caracterizados como externalidades.
A respeito dos conceitos de que trata a teoria da regulação econômica, que justificam a intervenção do Estado para promover o bem-estar da sociedade, julgue os itens subsequentes.
Ainda que o preço que os consumidores estejam dispostos a pagar seja maior que o custo de produção, é possível que um bem ou um serviço não seja ofertado pelo setor privado, o que caracteriza uma falha de mercado denominada mercado incompleto.
A respeito dos conceitos de que trata a teoria da regulação econômica, que justificam a intervenção do Estado para promover o bem-estar da sociedade, julgue os itens subsequentes.
As falhas de mercado podem impedir que a sociedade alcance uma situação de máximo bem-estar social, que é representada pelo conceito de Ótimo de Pareto.
Considere uma atividade econômica na qual existam externalidades positivas na produção e assinale a opção correta.
Considere um mercado em que existem externalidades. Indique qual das afirmativas abaixo é correta.
Assinale a afirmação correta.
Um empresário, quando toma um empréstimo bancário, sabe mais sobre a verdadeira condição de sua empresa repagá-lo do que o funcionário do banco que analisa o crédito.
Essa situação gera um problema de assimetria de informação denominado
Algumas atividades econômicas geram custos a terceiros e, algumas outras, geram benefícios. A educação é uma atividade que gera muitos benefícios, pois uma população mais instruída leva a um governo melhor, o que é benéfico para toda a população, quando tal melhoria não afetar somente o consumidor da educação, mas também, outras pessoas, ou seja, o valor social émaior do que o valor privado. Esse impacto das ações de uma pessoa sobre o bem-estar de outras que não tomam parte da ação, é denominado:
Julgue os próximos itens, acerca do Estado e suas possíveis interferências nos mercados.
A razão econômica para os investimentos e subsídios públicos no setor de ciência e tecnologia é a geração de externalidades positivas nesse setor.
Julgue os próximos itens, acerca do Estado e suas possíveis interferências nos mercados.
Bens produzem externalidades positivas nos casos em que os benefícios sociais marginais ultrapassam os benefícios marginais privados.
Acerca dos aspectos gerais de atuação do Estado na economia, julgue os itens subsequentes.
A falha de mercado denominada externalidade ocorre quando o consumo de um bem por parte de um indivíduo ou grupo social não prejudica o consumo do mesmo bem pelos demais integrantes da sociedade.
As externalidades negativas na produção ou consumo tendem a provocar a ineficiência dos mercados. O governo pode sanar o problema eliminando essas externalidades através de:
Acerca das diferentes estruturas de mercado e da indústria, dos seus impactos sobre preços, das estratégias de atuação e das formas para determinação do nível de concorrência, julgue os itens seguintes.
As razões de concentração, exemplos de medidas de concentração de mercado parciais, não utilizam os dados de todas as empresas em operação na indústria analisada.
Uma causa de falha de mercado muito comum é a denominada informação assimétrica. É exemplo de mercado em que a informação assimétrica implica a seleção adversa dos produtos ofertados:
Há alguns tipos de mercado em que ocorre o denominado risco moral (moral hazard), fato que prejudica também a sua eficiência. São exemplos desse tipo de mercado:
É uma medida que visa contornar os problemas decorrentes da relação principal-agente:
Acerca de falhas de mercado, julgue o item subsecutivo.
Os cadastros de bons pagadores são exemplos de mecanismos de redução de assimetrias de informação, pois são utilizados para reduzir o problema da seleção adversa no mercado de crédito.
Acerca de falhas de mercado, julgue o item subsecutivo.
Os mecanismos de mercado tendem a gerar alocações ineficientes, no sentido de Pareto, dos bens públicos.
Em relação a informações assimétricas, julgue o item abaixo.
Com relação às informações assimétricas, julgue os itens subsecutivos.
Ao seguirem a teoria do salário de eficiência, algumas empresas pagam salários acima do salário de equilíbrio do mercado, o que reduz o problema do risco moral nessas empresas.
Com relação às informações assimétricas, julgue os itens subsecutivos
Por permitir a distinção entre trabalhadores capazes e incapazes, o equilíbrio separador é eficiente do ponto de vista social.
Com relação à teoria do setor público e às práticas de regulação, julgue os itens que se seguem.
A situação em que uma empresa consegue manter seus preços recorrentemente acima do nível competitivo de produção sem diminuir o montante de produtos vendidos é caracterizada como poder de mercado.
Com relação à teoria do setor público e às práticas de regulação, julgue os itens que se seguem.
Para estudar respostas de consumidores diante de aumentos de preço de um bem específico, a regulação anticompetitiva precisa estabelecer uma área geográfica para avaliar a existência de poder de mercado. Para tanto, deve ser escolhido o conceito de mercado relevante, ou o maior mercado possível de ser delimitado com o uso de análises de elasticidade-preço da demanda, de custos e de facilidade de acesso por concorrentes
A literatura sobre finanças públicas costuma justificar a atuação do Estado sobre o domínio econômico em razão da existência das falhas de mercado. Sobre as falhas de mercado, é correto afirmar que:
Com relação ao estudo da teoria da regulação econômica, julgue o item subsequente.
Um caso especial de risco moral associado à assimetria de informação é a teoria agente-principal, em que o principal é a parte mais informada e o agente é a parte menos informada em uma transação.
Com relação ao estudo da teoria da regulação econômica, julgue o item subsequente.
A produção direta de bens pelo Estado, a imposição de multas ou impostos e a regulamentação são formas de redução dos efeitos de externalidades negativas.
Com relação ao estudo da teoria da regulação econômica, julgue o item subsequente.
A integração vertical da produção de determinado bem pode ocorrer como resposta a falhas de mercado, como a competição imperfeita e a assimetria de informações
Acerca das teorias de atuação dos agentes econômicos em relação aos diversos tipos de bens, julgue o item a seguir.
Considere que determinada cidade que tem apenas uma grande indústria deseje instituir uma taxa sobre a emissão de poluentes. Nessa situação, dado o processo produtivo da empresa, o valor ótimo para a taxa será igual ao ponto de equilíbrio entre a taxa marginal externa provocada pela poluição e a taxa marginal de redução dos poluentes.
Considere as afirmações a seguir.
I. Um dos exemplos típicos de mercados com informação assimétrica que levam a uma má alocação de recursos é o mercado de carros usados.
II. Uma das características dos bens públicos é serem bens de consumo não rival.
III. A poluição dos rios pelas indústrias que nele despejam seus efluentes é um exemplo de externalidade negativa, ou seja, um custo que não é detectado pelo mecanismo de preços do mercado.
IV. Risco moral pode ocorrer em mercados em que há transparência nas informações de todos os agentes econômicos.
Está correto o que se afirma APENAS em
Um tipo de falha de mercado, com a qual as economias se deparam, são as externalidades. A intervenção do Estado pode ser justificada nesse caso, por meio das seguintes possibilidades:
( ) Concessão de subsídios para gerar externalidades positivas.
( ) Imposição de penalidades para reduzir a geração de externalidades negativas.
( ) Assumir a responsabilidade de um investimento cujo prazo de maturação e longo e pouco rentável.
Assinale:
A respeito da tragédia do uso comum, assinale a afirmativa correta.
No que se refere à presença de falhas de mercado, é correto afirmar:
NÃO se trata de uma falha de mercado
Julgue o item seguinte , referente a regulação econômica e defesa da concorrência.
Para atingir a máxima eficiência, é necessário que haja pressupostos, como a concorrência perfeita e a ausência de progresso técnico. No entanto, existem circunstâncias conhecidas como falhas de mercado, que dificultam atingir esse cenário. Com referencia aos temas falhas de mercado, assimetria de informações, externalidades e bens públicos, marque a alternativa correta:
Acerca dos conceitos de falhas de mercado e sua relação com a eficiência econômica e da formação de estruturas de mercado, julgue o seguinte item.
Acerca dos conceitos de falhas de mercado e sua relação com a eficiência econômica e da formação de estruturas de mercado, julgue o seguinte item.
Em geral, o princípio da não exclusão no consumo de bens
públicos torna a solução de mercado eficiente para garantir
a necessária oferta desses bens à sociedade.
O mercado em concorrência perfeita permite a obtenção do maior bem-estar social. Na presença de falhas de mercado, a atuação do governo é admitida como potencialmente positiva para a melhoria do bem-estar social. Portanto,
Pode ser considerada como consequência da existência de problemas de informação assimétrica nos mercados:
No que se refere a
falhas de mercado, julgue o item que se segue.
A competição entre estados brasileiros para atrair investimentos por meio da oferta de vantagens para que determinada empresa instale fábricas em seu território é uma intervenção na economia, caracterizada como uma falha de mercado denominada risco moral, que influencia a alocação eficiente dos recursos.
No que se refere a
falhas de mercado, julgue o item que se segue.
Situações em que empresas de planos de saúde firmem contratos com clientes que não informam que possuem doenças preexistentes e, por isso, estão mais propensos a utilizar os serviços do plano são caracterizadas como situação de seleção adversa.
Em um mundo globalizado e real, são raros os mercados perfeitamente competitivos. Sempre é necessária a intervenção do governo devido à existência de bens públicos, de externalidades, influência sobre os preços e quantidade produzida, e assimetria de informações. Tal conceito refere-se à:
A respeito da teoria do agente principal, analise as
afirmativas abaixo, classificando-as em verdadeiras (V) e
falsas (F), e, em seguida, assinale a opção que contenha
a sequência correta.
( ) Essa teoria considera a existência de uma relação
entre dois atores, o principal e o agente, sendo o
agente aquele indivíduo que emprega uma ou mais
empresas para atingir seu objetivo.
( ) Na relação agente principal, pode aparecer uma
dificuldade derivada da assimetria de informações,
que surge da incapacidade do principal de monitorar
as atividades realizadas pelos agentes e esses
perseguirem suas próprias metas em vez das metas
do principal.
( ) A teoria do agente principal se aplica entre os órgãos
reguladores e as empresas reguladas, pois os
primeiros precisam de informações dos últimos para
regular o mercado, e isso sempre envolve assimetria
de informação – que pode ser agravada pela evolução
tecnológica.
Assinale a opção que indica uma falha do sistema de regulação por agências independentes.
Sobre as teorias da captura e do agente principal, assinale a opção incorreta.
O governo, optando pela concessão de serviços de um único aeroporto em uma dada região, caso busque eliminar a ineficiência desse monopólio, deveria
Analise as afirmativas abaixo em relação aos princípios de economia, e assinale a opção correta.
Em relação ao modelo de gestão baseado no valor, assinale a opção INCORRETA.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Indivisibilidade dos produtos, das externalidades, dos custos decrescentes e a formação do mercado imperfeito, por exemplo, são considerados (as) _______ que justificam a intervenção do governo na alocação de recursos da economia a fim de obter o máximo de bem-estar para a sociedade. Por outro lado, o (a) _________, isto é, o objetivo principal é a oferta de determinados bens e serviços que são necessários e desejados pela sociedade e que não providos pelo sistema privado, é uma das funções básicas a serem exercidas pelo governo para assegurar a oferta de uma série de produtos no mercado.
Consoante as características que podem ser consideradas como falhas do mecanismo de mercado em atender às necessidades da sociedade, relacione as colunas, e depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.
A. Externalidades.
B. Riscos e incertezas na oferta de bens.
C. Política orçamentária
D. Indivisibilidade do produto.
E. Custo de produção decrescente e mercados imperfeitos.
( ) Tem como características principais a não-exclusividade e a não-rivalidade.
( ) Desigualdade entre o custo marginal e a receita marginal.
( ) Desenvolvimento tecnológico.
( ) Poderiam resultar na inexistência de determinadas atividades, embora elas fossem necessárias e desejáveis.
Considere as seguintes situações:
I. Existência de monopólios naturais.
II. Existência de externalidades.
III. Existência de bens públicos.
No campo da função alocativa da ação do Governo, são exemplos de falhas de mercado o que consta em
Normalmente o Estado intervém na economia quando os mercados são imperfeitos, quando existem externalidades ou quando é preciso oferecer bens públicos à população. Julgue o próximo item, que versam sobre o Estado regulador e suas políticas econômicas.
Uma empresa competitiva precisa de intervenção do Estado
caso os preços de mercado em curto prazo sejam menores que
os seus custos totais médios.
Normalmente o Estado intervém na economia quando os mercados são imperfeitos, quando existem externalidades ou quando é preciso oferecer bens públicos à população. Julgue o próximo item, que versam sobre o Estado regulador e suas políticas econômicas.
Uma empresa em um mercado competitivo com lucro
econômico zero em longo prazo está obtendo um retorno
normal sob o investimento feito; ou seja, ela deve permanecer
no negócio.
Os motoristas de carros particulares que circulam na cidade de São Paulo têm de respeitar um rodízio. Eles são proibidos de circular pelo centro expandido, em certos horários, de acordo com os finais de suas placas. Alguns motoristas, como os portadores de deficiência, não são obrigados a obedecer ao rodízio, mas precisam preencher um formulário para conseguir a permissão da prefeitura.
Internet: < http://noticias.r7.com > (com adaptações).
Acerca das funções econômicas governamentais relacionadas à política pública abordada no texto, julgue o item subsequente.
O rodízio imposto pela prefeitura visa prioritariamente lidar
com a falha de mercado caracterizada pela ocupação
desordenada de bens públicos.
Com relação às funções do Estado como regulador da atividade econômica e produtor de bens e serviços, julgue o seguinte item.
A atuação do Estado como produtor de bens e serviços
essenciais se justifica quando esses oferecem, estrutural ou
conjunturalmente, baixo retorno em relação ao capital
investido.
No que se refere à participação do setor público na atividade econômica, julgue o item subsecutivo.
As justificativas clássicas para a intervenção estatal na
economia incluem a possibilidade de obtenção de lucros
extraordinários para elevar receitas, externalidades e também
motivos políticos e nacionalistas.
Com relação à economia do setor público, julgue o item que se segue.
A intervenção estatal em determinado mercado competitivo
não necessariamente é uma medida negativa, já que governo
e sociedade podem ter objetivos que não estejam limitados
à eficiência econômica.
Riani (1990, p. 27) ensina, consistentemente, que “a impossibilidade de atingir a produção ótima, por imperfeições da concorrência, é denominada de falhas de mercado, decorrentes de indivisibilidade do produto, externalidades, custo de produção decrescente e mercados imperfeitos e riscos e incertezas na oferta de bens e serviços”. A respeito das falhas de mercado identificadas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para os bens indivisíveis, por esse motivo denominados bens públicos, pode-se estabelecer preços através do mercado.
( ) Os bens públicos ou indivisíveis são considerados bens não rivais, implicando que o consumo de um indivíduo não implicará em menor consumo de outro.
( ) As externalidades ocorrem quando os benefícios e custos privados, medidos pelos preços de mercado, diferem dos benefícios e custos sociais.
( ) Os custos de produção, sendo decrescentes, ocasionam falhas no funcionamento do mercado.
( ) Os riscos e incertezas ocasionam falhas no funcionamento do mercado na medida em que os agentes econômicos não possuem certeza absoluta sobre a estabilidade dos preços e custos, o que lhes garante o prêmio de risco aos preços que praticam.
A sequência está correta em
As falhas de mercado ocorrem quando a alocação dos bens e serviços através do mercado livre é não eficiente.
Como exemplo desse caso, tem-se: