SóProvas


ID
1576810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de aspectos diversos relativos a farmacologia, julgue o seguinte item.


Placebo é uma preparação farmacêutica que não contém princípio ativo e pode provocar no indivíduo um efeito nocebo.


Alternativas
Comentários
  • NÃO pode provocar no indivíduo um efeito nocebo

  • R:Errada  Ler a bula dos remédios ou pesquisar sintomas na internet pode levar ao perigoso efeito nocebo. Excesso de informação faz com que paciente inconscientemente desenvolva doenças por medo, alerta neurologista.

  • Em linhas gerais, o efeito nocebo é definido como uma sugestão negativa capaz de induzir os sintomas de uma doença.

    Na prática, o caso mais comum é o de uma pessoa que toma um medicamento e, ao tomar conhecimento dos riscos de efeitos colaterais do medicamento, passa a apresentar esses efeitos.

  • Placebo é definido na medicina como droga ou intervenção que não tem efeito direto em doenças. É a simulação de um remédio – como pílulas de açúcar, por exemplo. 

    Nocebo tem significado muito específico na áreas de saúde como medicina, farmacologia e psicofarmacologia, além de contribuir muito nas pesquisas em nosologia e etiologia das doenças. O termo é utilizado para designar reações (ou respostas) danosas, prejudiciais, desagradáveis ou indesejadas em um indivíduo como resultado da aplicação de uma droga inerte, onde estas reações não foram geradas por ação química ou física da mesma, mas pela crença e expectativa pessimistas do indivíduo de que a droga poderia causar efeitos indesejados. Nestes casos, não há nenhuma droga "real" envolvida, mas os efeitos adversos psíquicos (incluindo alterações comportamentais, afetivas e emocionais) e físicos são reais. Um exemplo "clássico" do efeito nocebo seria o da pessoa morrendo de medo após ser picada por uma cobra não venenosa.

  • Todos conhecem bem o efeito placebo, o sugestionamento positivo induzido nas pessoas que acreditam estar tomando um medicamento ativo.

    Muito menos conhecido é o efeito nocebo.

    O efeito nocebo, ou reação nocebo, cobre os eventos adversos que ocorrem como um resultado de expectativas negativas sobre um tratamento ou medicamento.

    O mecanismo é bem documentado quando voluntários recebem um placebo ao qual é atribuído o risco de determinados efeitos colaterais negativos - e as pessoas desenvolvem de fato esses efeitos.

    ==> Em linhas gerais, o efeito nocebo é definido como uma sugestão negativa capaz de induzir os sintomas de uma doença.

    Na prática, o caso mais comum é o de uma pessoa que toma um medicamento e, ao tomar conhecimento dos riscos de efeitos colaterais do medicamento, passa a apresentar esses efeitos.

     

    Gabarito: ERRADO

     

    Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=efeito-nocebo&id=8245

  • EFEITO NOCEBO

  • Placebo = efeito bom

    Nocebo = nocivo.