SóProvas


ID
1576846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item a seguir com relação a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melito (DM). 


O diagnóstico de HAS é definido quando, em pelo menos três aferições de pressão arterial realizadas em um intervalo mínimo de uma semana entre cada medida, a média aritmética é maior ou igual a 140 mmHg × 90 mmHg.


Alternativas
Comentários
  • Questão certa!!

  • Atualizando...

    7ª DIRETRIZ BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO,2016

     

    ==> Quando utilizadas as medidas de consultório, o diagnóstico deverá ser sempre validado por medições repetidas, em condições ideais, em DUAS ou mais ocasiões, e confirmado por medições fora do consultório (MAPA ou MRPA), excetuando-se aqueles pacientes que já apresentem LOA (Lesão em Órgão Alvo)  detectada. 

    A HAS não controlada é definida quando, mesmo sob tratamento anti-hipertensivo, o paciente permanece com a PA elevada tanto no consultório como fora dele por algum dos dois métodos (MAPA ou MRPA).

     

    ==> IDOSOS
    Aspectos especiais na medição da PA na população idosa decorrem de alterações próprias do envelhecimento, como a maior frequência do hiato auscultatório, que consiste no desaparecimento dos sons durante a deflação do manguito, resultando em valores falsamente baixos para a PAS ou falsamente altos para a PAD.

    A grande variação da PA nos idosos ao longo das 24 horas torna a MAPA uma ferramenta muitas vezes útil. A pseudo-hipertensão, que está associada ao processo aterosclerótico, pode ser detectada pela manobra de Osler, ou seja, a artéria radial permanece ainda palpável após a insuflação do manguito pelo menos 30 mmHg acima do desaparecimento do pulso radial. Maior ocorrência de EAB (Efeito do Avental Branco), hipotensão ortostática e pós-prandial e, finalmente, a presença de arritmias, como fibrilação atrial, podem dificultar a medição da PA.

     

    ==> OBESOS
    Manguitos mais longos e largos são necessários em pacientes obesos para não haver superestimação da PA.

    Em braços com circunferência superior a 50 cm, onde não há manguito disponível, pode-se fazer a medição no antebraçodevendo o pulso auscultado ser o radial. Há, entretanto, restrições quanto a essa prática. Especial dificuldade ocorre em braços largos e curtos, em forma de cone, onde manguitos de grandes dimensões não se adaptam.

  • A constatação de um valor elevado em apenas um dia, mesmo que em mais do que uma medida, não é suficiente para estabelecer o diagnóstico de hipertensão.

    O diagnóstico da HAS consiste na média aritmética da PA maior ou igual a 140/90mmHg, verificada em pelo menos três dias diferentes com intervalo mínimo de uma semana entre as medidas, ou seja, soma-se a média das medidas do primeiro dia mais as duas medidas subsequentes e divide-se por três.

    Gabarito do Professor: CERTO


    Bibliografia

    BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

    https://cursos.atencaobasica.org.br/sites/default/files/caso_sergio_-_mod_4_-_rastreamento_e_diagnostico.pdf