SóProvas


ID
1576936
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o texto.


Em episódio recente do STF, o ministro presidente do Supremo Tribunal foi acusado de parcialidade e prejulgamento. Mas, por submeter ao plenário as petições apresentadas pelos advogados dos réus, sempre obteve apoio dos colegas, apesar das divergências sobre o caso.

                                                                          (Adaptado de jornal Folha de S. Paulo, Poder, 30. nov.2014.)


O julgamento do episódio da política nacional referido no texto ficou conhecido como: 


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Petrolão: escândalo da Petrobras cujos envolvidos foram delatados por Paulo Roberto Costa, pode ter custado aos cofres públicos o equivalente a 33 mensalões. Segundo levantamento realizado pelo Valor, a área de Abastecimento da empresa investiu R$ 112,39 bilhões entre maio de 2004 e abril de 2012. Desse montante, 3% teriam sido desviados.

     

    Partidão: Com o fim do Estado Novo, houve uma reorganização partidária no Brasil que incluiu a volta do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Fundado em 1922, cresceu amparado no movimento sindical, nas organizações de esquerda e na ligação com a União Soviética, comunista desde a Revolução de 1917. Na eleição de 1945, o PCB obteve 10% dos votos e elegeu 14 deputados, entre eles o escritor Jorge Amado, e um senador, Luis Carlos Prestes. Em março de 1946, no entanto, após representação do deputado Barreto Pinto (PTB), o TSE iniciaria um julgamento que acabaria levando, por 3 votos a 2, à cassação do PCB por supostamente ter um perfil contra a democracia (incitando greves e a luta de classes) e um caráter internacionalista (vinculação com o comunismo soviético), o que era vedado pela lei. O Partidão, como era conhecido, tentou sem sucesso reverter a decisão no STF. Em 1948, todos os parlamentares eleitos pelo PCB perderam seus mandatos. O PCB continuou atuante na clandestinidade, inclusive durante a ditadura militar, e só voltou à legalidade em 1985.

     

    Mensalão: é o nome dado ao escândalo de corrupção política mediante compra de votos de parlamentares no Congresso Nacional do Brasil, que ocorreu entre 2005 e 2006.