SóProvas


ID
1577413
Banca
UEPA
Órgão
SEAD-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Aponte a alternativa CORRETA, no que se refere ao imposto sobre circulação de mercadorias ou serviços.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) Art. 155 § 2º O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte (ICMS)
    III - PODERÁ ser seletivo, em função da essencialidade das mercadorias e dos serviços

    B) Art. 155 §2 IV - resolução do Senado Federal, de iniciativa do Presidente da República ou de um terço dos Senadores, aprovada pela maioria absoluta de seus membros, estabelecerá as alíquotas aplicáveis às operações e prestações, interestaduais e de exportação

    C) Art. 155 §2 II - a isenção ou não-incidência, salvo determinação em contrário da legislação:

         a) não implicará crédito para compensação com o montante devido nas operações ou prestações seguintes;

         b) acarretará a anulação do crédito relativo às operações anteriores;


    D) Art. 155 §2 I - será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal

    E) CERTO: Art. 55 §2 IX - incidirá também:

    a)sobre a entrada de bem ou mercadoria importados do exterior por pessoa física ou jurídica, ainda que não seja contribuinte habitual do imposto, qualquer que seja a sua finalidade, assim como sobre o serviço prestado no exterior, cabendo o imposto ao Estado onde estiver situado o domicílio ou o estabelecimento do destinatário da mercadoria, bem ou serviço


    bons estudos

  • a) O imposto será seletivo, em função da essencialidade das mercadorias ou serviços.

    ERRADO. Conforme a Constituição, o ICMS poderá ser seletivo.

    b) O Senado, por provocação do Presidente da República, de um terço dos senadores ou de nove governadores de Estado, poderá, por meio de resolução, estabelecer alíquotas aplicáveis às operações e prestações, interestaduais e de exportação.

    ERRADO. Não há previsão para governadores poderem provocar o Senado Federal para estabelecer alíquotas aplicáveis às operações e prestações, interestaduais e de exportação.

    c) A isenção, salvo determinação normativa em contrário, implicará crédito para compensação com o montante devido nas operações ou prestações seguintes.

    ERRADO. A isenção não implica crédito para compensação com o montante devido nas operações anteriores.

    d) A não-cumulatividade implica a compensação do que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores pelo próprio Estado que realizar a cobrança.

    ERRADO. A compensação poderá ser realizada com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal.

    e) Incidirá sobre a importação de mercadoria do exterior por pessoa física ou jurídica, mesmo que não seja contribuinte habitual do imposto, seja qual for a finalidade do bem importado.

    CORRETO. Na importação não importa se é para pessoa física ou jurídica. Além, não importa se é contribuinte habitual do imposto ou a finalidade do produto importado.

    Resposta: Letra “E”.

  • O ICMS podera ser seletivo

  • a) O imposto seletivo, em função da essencialidade das mercadorias ou serviços.

    ERRADA. Conforme a Constituição, o ICMS poderá ser seletivo.

    b) O Senado, por provocação do Presidente da República, de um terço dos , poderá, por meio de resolução, estabelecer alíquotas aplicáveis às operações e prestações, interestaduais e de exportação.

    ERRADA. Não há previsão para governadores poderem provocar o Senado Federal para estabelecer alíquotas aplicáveis às operações e prestações, interestaduais e de exportação.

     c) A isenção, salvo determinação normativa em contrário, crédito para compensação com o montante devido nas operações ou prestações seguintes.

    ERRADA. A isenção não implica crédito para compensação com o montante devido nas operações anteriores.

    d) A não-cumulatividade implica a compensação do que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores pelo que realizar a cobrança.

    ERRADA. A compensação poderá ser realizada com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal.

    e) Incidirá sobre a importação de mercadoria do exterior por pessoa física ou jurídica, mesmo que não seja contribuinte habitual do imposto, seja qual for a finalidade do bem importado.

    CERTA. Na importação não importa se é para pessoa física ou jurídica. Além, não importa se é contribuinte habitual do imposto ou a finalidade do produto importado.

    Resposta: Letra “E”.