SóProvas


ID
1578196
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A importância do mercado secundário de valores mobiliários visa a:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Ou seja, se aproxima do cliente final através da eliminação de intermediários.

  • A letra A está errada por citar “fechadas”, a B por falar de mercados futuros.

    A letra C pode estar certa: afinal, a função do mercado secundário é viabilizar o primário, pois ninguém compraria ações em uma operação de abertura de capital de fosse obrigado a permanecer com essas ações até morrer, ou se tivesse que bater de porta em porta procurando compradores para elas. O mercado secundário ‘da garantias para que o investidor tenha interesse em participar do primeiro e, com isso, financiar as empresas.

    Ocorre que o uso da palavra “suporte” pode indicar que se fala da negociação que ocorre no momento em que se dá a abertura, ou seja, pode estar falando do próprio mercado primário.

    A letra D realmente tem lá sua verdade, pois no mercado secundário os investidores compram um dos outros em bolsa ou balcão com auxilio de corretoras, sem passar por bancos que transformam as ações em fundos de investimento que cobram taxa de administração e etc.

    Mas é muito estranho que se dê ESSA definição da importância do mercado secundário. Qual a relevância disso. Está com cara de erro material do gabarito.

    A letra E poderia estar certa também, na verdade eu apostaria que ela vai ser a certa ao fim dos recursos, pois o mercado secundário traz liquidez, que é a facilidade na compra e venda de ações, e simplicidade da circulação é exatamente isso.

  • Gabarito: letra D

    Galera alguém pode explicar melhor?

    Nesse mercado ocorre apenas a transferência de propriedade e de recursos entre investidores. A companhia não tem participação. Portanto, o mercado secundário oferece liquidez aos títulos emitidos no mercado primário.

    vejo que a letra E também está correta