SóProvas


ID
1578424
Banca
FUNCAB
Órgão
CRC-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na gestão de documentos, a seqüência de operações que, de acordo com as diferentes estruturas, funções e atividades da entidade produtora, visa distribuir os documentos de um arquivo,é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


    PLANO DE CLASSIFICAÇÃO - Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes.


    http://www.tjrj.jus.br/institucional/dir_gerais/dgcon/degea/dicio_arqui.jsp

  • CLASSIFICAÇÃO: Processo que, na organização de arquivos correntes, consiste em colocar ou distribuir os documentos numa sequência alfabética, numérica ou alfanumérica, de acordo com o método de arquivamento previamente adotado. (VALENTINI, Renato. Arquivologia para concursos. 4ª ed. Riode; Janeiro: Elsevier,2012.)


    CLASSIFICAÇÃO. “Seqüência de operações que, de acordo com as diferentes  estruturas,  funções e atividades da entidade produtora, visam a distribuir os documentos de um arquivo.” (CAMARGO  &  BELLOTTO,  Dicionário...1996)


    CLASSIFICAÇÃO. “O objetivo da classificação é, basicamente, dar visibilidade às funções e às atividades do organismo produtor do arquivo,deixando claras as ligações entre os documentos. Podemos entender que a classificação é, antes de tudo, lógica: a partir da análise do organismo produtor de documentos de arquivo, são criadas categorias, classes genéricas, que dizem respeito às funções/atividades detectadas (estejam elas configuradas ou não em estruturas específicas, como departamentos, divisões etc.).” (GONÇALVES, Como  classificar...,  1998,  p. 12.)


    CLASSIFICAÇÃO. “1. Organização dos documentos de um arquivo(1)  ou coleção,  de  acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo. 2. Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes (sic) atribuir códigos. 3. Atribuição a documentos, ou às informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamada classificação de segurança.“  (ARQUIVO  NACIONAL.  Dicionário...,  2005.)  Ver também: Desclassificação. Documento classificado. Documento sigiloso.


    ARRANJO. Ordenamento físico dos documentos visando torná-los inteligíveis e utilizáveis, realizado com base em sua classificação e em princípios e métodos específicos. (SCHELLENBERG)


    ARRANJO. “Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam a organização dos documentos de um arquivo(1) ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.”  (ARQUIVO  NACIONAL,  Dicionário..., 2005.)



  • Plano de Classificação:

    O Plano de Classificação Documental é o esquema elaborado a partir do estudo das estruturas e funções da instituição e análise do arquivo por ela produzido, pelo qual se distribuem os documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos.

  • do jeito que a questão fala parece que é distruibuir dentro da empresa. difícil.

  • Redação horrível ! 

     

  • Resolução: essa "distribuição" de que a questão fala, diz respeito ao agrupamento dos documentos de acordo com as atividades e as funções que desempenham. O plano de classificação, em conjunto com a ação de classificar faz esse trabalho ao estabelecer quais documentos pertencem a quais códigos. Dessa forma, o que se faz é uma reunião de documentos, por códigos. Esses códigos representam as funções e as atividades institucionais.

    Resposta: A