SóProvas


ID
1578607
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os aspectos históricos e conceituais da Atenção Primária à Saúde (APS), analise as afirmativas a seguir:



I – Na política de saúde brasileira, predomina a compreensão da APS como o primeiro nível ou o momento em que se inicia o processo da atenção em um sistema de saúde.


II – Além do primeiro nível de atenção do sistema de saúde, a APS, que passa a ser denominada Atenção Básica de Saúde (ABS), embora não tenha perdido o seu significado na sua essência, é também compreendida como uma estratégia fundamental para a reorientação do modelo de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).


III – A grande alteração na implantação da APS ficou evidenciada após a edição da Norma Operacional Básica (NOB) SUS nº 01/96, quando se instituiu o Piso da Atenção Básica (PAB). Aos municípios seria repassado um valor específico por meio do fundo municipal de saúde, cujo cálculo seria de base per capita, para incentivar a organização da rede básica de saúde no nível local, dando ênfase ao Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) e ao Programa Saúde da Família (PSF).


IV – Conforme a atual política nacional de atenção básica, a ABS não se pauta nos princípios do SUS, sendo caracterizada como um dispositivo do sistema de saúde brasileiro que não garante principalmente a universalidade, a integralidade e participação popular.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • II – Além do primeiro nível de atenção do sistema de saúde, a APS, que passa a ser denominada Atenção Básica de Saúde (ABS), embora não tenha perdido o seu significado na sua essência, é também compreendida como uma estratégia fundamental para a reorientação do modelo de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Trecho retirado da NOB 96

    Essencialmente, o novo modelo de atenção deve resultar na ampliação do enfoque do modelo atual, alcançando-se, assim, a efetiva integralidade das ações. Essa ampliação é representada pela incorporação, ao modelo clínico dominante (centrado na doença), do modelo epidemiológico, o qual requer o estabelecimento de vínculos e processos mais abrangentes.

    Ué, não parece meio contraditório o item II com a NOB 96? Se alguém puder me explicar ficarei grato!

  • Wanderer, o enunciado não fala nada sobre NOB 96, pra você querer relacionar o item 2 com ela.