SóProvas


ID
1578625
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Faça a associação entre os atributos específicos da Atenção Primária em Saúde (APS) e seus respectivos significados:



1 – Primeiro contato

2 – Continuidade

3 – Integralidade

4 – Coordenação


( ) Implica acessibilidade e uso do serviço a cada novo problema ou novo episódio de um problema que fazem com que as pessoas busquem atenção à saúde.


( ) Significa garantir alguma forma de continuidade do cuidado que possa ocorrer, nos diferentes níveis de atenção, de forma a reconhecer os problemas que necessitam de segmento consecutivo. Significa manter-se responsável por acompanhar o usuário vinculado ao serviço de APS, ainda que ele esteja temporariamente sob os cuidados de outro serviço.


( ) Corresponde aos arranjos que devem ser feitos pelas Unidades de Atenção Primária para que o usuário receba todos os tipos de serviços de acordo com suas necessidades, sendo alguns ofertados dentro do serviço de APS ou em outros serviços que compõem o sistema de saúde. Isso inclui o encaminhamento para serviços nos diferentes níveis de atenção, dentro ou fora do sistema de saúde.


( ) Pressupõe a existência de uma fonte regular de atenção e seu uso ao longo do tempo, exigindo a delimitação da população às equipes de atenção primária.


A associação CORRETA é:


Alternativas
Comentários
  • A Atenção Primaria a Saúde tem como atributos essenciais a atenção no primeiro contato, a longitudinalidade, a integralidade e a coordenação, e como atributos derivados a orientação familiar e comunitária e a competência cultural.

    A Atenção Primaria a Saúde deve ser o primeiro contato e o ponto de cuidado preferencial das pessoas e famílias com o sistema de saúde ao longo de suas vidas, sem restrição de acesso às ações e serviços de saúde, independente de gênero, condições socioculturais e problemas de saúde; com abrangência e integralidade das ações individuais e coletivas; além de continuidade (longitudinalidade) e coordenação do cuidado ao longo do tempo, tanto no plano individual quanto no coletivo, mesmo quando houver necessidade de se referenciar (encaminhar) as pessoas para outros níveis e equipamentos de atenção do sistema de saúde. Deve ser idealmente praticada e orientada para o contexto familiar e comunitário, entendidos em sua estrutura e conjuntura socioeconômica e cultural

    Portanto:

    Primeiro contato - Implica acessibilidade e uso do serviço a cada novo problema ou novo episódio de um problema que fazem com que as pessoas busquem atenção à saúde. O primeiro contato pode ser definido como porta de entrada dos serviços de saúde.

    Continuidade - Pressupõe a existência de uma fonte regular de atenção e seu uso ao longo do tempo, exigindo a delimitação da população às equipes de atenção primária.

    Integralidade - Corresponde aos arranjos que devem ser feitos pelas Unidades de Atenção Primária para que o usuário receba todos os tipos de serviços de acordo com suas necessidades, sendo alguns ofertados dentro do serviço de APS ou em outros serviços que compõem o sistema de saúde. Isso inclui o encaminhamento para serviços nos diferentes níveis de atenção, dentro ou fora do sistema de saúde.

    Coordenação - Significa garantir alguma forma de continuidade do cuidado que possa ocorrer, nos diferentes níveis de atenção, de forma a reconhecer os problemas que necessitam de segmento consecutivo. Significa manter-se responsável por acompanhar o usuário vinculado ao serviço de APS, ainda que ele esteja temporariamente sob os cuidados de outro serviço.


    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia

    Oliveira MAC, Pereira IC. Atributos essenciais da Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Enferm.66(esp):158-64, 2013.

    http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/pa...
  • Nos últimos anos, principalmente no Brasil, a definição operacional da APS

    sistematizada por Starfield (1992) vem sendo muito utilizada, inclusive pelo MS. A

    partir desta, segue a definição de cada um deles segundo Starfield, Xu e Shi (2001).

    - Primeiro contato: acessibilidade e utilização dos serviços pelos usuários,

    para cada problema novo ou para cada novo episódio do mesmo problema. 

    - Continuidade (Longitudinalidade): a existência de uma fonte continuada de

    atenção, assim como sua utilização ao longo do tempo. 

    - Integralidade: a atenção Primária deve organizar-se de forma tal que o

    paciente tenha todos os serviços de saúde necessários isto implica a referência à

    atenção secundária ou terciária. 

    - Coordenação: exige a existência de algum tipo de continuidade (seja por

    meio dos médicos, dos prontuários/registros ou ambos), assim como a identificação

    de problemas abordados em outro serviço e a integração deste cuidado no cuidado

    global do paciente. 

    - Atenção centrada na família (orientação familiar): conhecimento dos fatores

    familiares relacionados à origem e ao cuidado das doenças.

    - Orientação comunitária: refere-se ao conhecimento do profissional sobre as

    necessidades da comunidade por meio de dados epidemiológicos e do contato

    direto com a comunidade; sua relação com ela, assim como o planejamento e a

    avaliação conjunta dos serviços. 

    - Competência cultural: refere-se à adaptação do profissional de saúde para

    facilitar a relação com a população com características culturais especiais.