SóProvas


ID
157954
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura de informação prevê dois grandes mecanismos através dos quais os usuários de um portal, site ou aplicação encontram as informações ou serviços em que estão interessados: a navegação, por meio de classificação do conteúdo em estruturas hierárquicas ou poli-hierárquicas e elos hipermídia e a busca, através da indexação do conteúdo. Além disso, a organização do conteúdo de um portal pode ser feita com esquemas exatos, em que cada item é enquadrado em apenas uma classificação (por exemplo, ordem cronológica ou classificação alfabética), ou com esquemas ambíguos, em que cada item pode receber mais de uma classificação (por exemplo, por tópico, por tarefa ou por audiência). As diversas hierarquias construídas para a classificação de conteúdo de um portal são chamadas de taxonomias. Sobre a estruturação da navegação e da busca em um portal e a organização de seu conteúdo, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Taxonomias, listas de itens estruturados hierarquicamente, são aplicadas para a estruturar o conteúdo de web sites, de forma que conteúdo mais genérico estabeleça redes de subordinação com conteúdo mais específico e especializado.
  • b-

    Navegação inteligente é uma vantagem de web semantica.  Assim como arquiteturas de Metadados, que integra variedade de esquemas de metadados em um sistema distribuído, dando interoperabilidade sintática, semântica e estrutural da informação, a arquitetura RDF define descrição de documentos não vinculados a nenhum domínio de conhecimento específico. Os mecanismos devem ter aplicação universal e descrever informações a respeito de qualquer tipo de domínio. Assim, ha interoperabilidade entre aplicações através do intercâmbio de informações estruturadas de forma a possibilitar a automação de processos na web. A arquitetura RDF pode ser utilizada por aplicações de diversas áreas, como, por exemplo:

     

    1-Recuperação de informação: fornecendo informação estruturada de forma a possibilitar a implementação de mecanismos de pesquisa mais eficientes.

    2- Catalogação: descrevendo a informação e seus relacionamentos disponíveis em página web, biblioteca digital etc.

    3- Agentes inteligentes: facilitam compartilhamento de conhecimento e intercâmbio de informações.