SóProvas


ID
1580386
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à memória e suas alterações, assinale a opção correta, conforme Dalgalarrondo (2008).

Alternativas
Comentários
  • a)Esquecimento por recalque é aquele quando se trata de conteúdo desagradável ou pouco importante para o indivíduo, podendo, no entanto, o sujeito, por esforço próprio, voltar a recordar certos conteúdos reprimidos. Conforme consta no livro: Esquecimento por recalque: certos conteúdos mnêmicos, devido ao fato de serem emocionalmente insuportáveis, são banidos da consciência, podendo ser recuperados apenas em circunstâncias especiais ( ficam estocados no inconsciente).

    b) A memória imediata tem capacidade limitada e depende da concentração, da fatigabilidade e de certo treino. Refere-se à capacidade de reter a informação por curto período (de poucos minutos até 3 a 6 horas) . Conforme consta no livro: Memória imediata ou de curtíssimo prazo ( de poucos segundos até 1 a 3 minutos.)

     c)O priming é um fenômeno tipicamente patológico e predominantemente neocortical, participando dele as áreas pré-frontais e corticais associativas temporoparietoccipitais.Conforme o livro:  não  é e nem existe isso tipicamente patológico conforme está na alternativa.  

     d) Esquecimento por repressão é aquele em que certos conteúdos mnâmicos, devido ao fato de serem emocionalmente insuportáveis, são banidos da consciência, podendo ser recuperados apenas em circunstâncias especiais. Conforme consta no livro: Esquecimento por repressão: quando se trata de conteúdo desagradável ou pouco importante para o indivíduo, podendo, no entanto, o sujeito, por esforço próprio, voltar a recordar certos conteúdos reprimidos ( que ficam estocados no pré-consciente). 

    e) O priming pode ser traduzido como dicas evocadoras de lembranças mais amplas e sugere que a lembrança de alguns fragmentos da memória e conjuntos mnâmicos maiores seriam armazenados de forma parcialmente independente.  (Gabarito)

    Dalgalarrondo (2008). p. 139 e 140