SóProvas


ID
158380
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

NÃO é uma característica do ITIL:

Alternativas
Comentários
  • CARACTERÍSTICAS DO ITIL
    · Adequado para todas as áreas de atividade
    · Baseado nas melhores práticas
    · Checklist testado e aprovado
    · Diretivas básicas para funções e responsabilidades dentro de cada processo
    · Diretivas básicas para implementação
    · Independente de tecnologia e fornecedor
    · Interdependência de processos
    · Modelo de referência para processos de TI não proprietário
    · O que fazer e o que não fazer.
    · Padronização de terminologias
    · Um modelo de referência para a implementação de processos de TI
    · Um padrão de fato

  • A estrutura do itil v3 ao contrário da V2 se preocupa muito com tecnologia e fornecedor.  Por conta disso "na minha opnião"  encontro inverdade na letra D, assim acho que nao é uma caracteristica do ITIL v3 ser independente de tecnologia e fornecedor. Gerenciamento de Fornecedor. As diversas bases de dados do V3 necessitam de tecnologia para integração.
  • Oi Marcelo, em relação a sua resposta concordo e discordo dela. Concordo quando você diz que precisa de tecnologia para integrar, porém ao ler a questão entendi que a independência tem haver em utilizar qualquer tecnologia  e qualquer fornecedor (não é dependente de uma tecnologia ou fornecedor específicos - proprietários) basta que estes atendam aos requisitos do ITIL.
  • Se a ITIL serve tanto para empresas públicas quanto privadas, como é que ela não pode ser modelo de referência para processos de TI proprietários? Por que ela é pública?

  • Caro Marcelo Silva, infelizmente, todos nós utilizamos o termo tecnologia erradamente. Na maioria das vezes o utilizamos como sinônimo de artefato. E isso foi exatamente o que a banca fez. ITIL não está vinculado ou é dependente de um artefato em especial.

    Caro Mario Verdibello, o fato de ser modelo de referência para processos de TI proprietários NÃO é uma característica da ITIL (alternativa gabarito). A assertiva, infelizmente, está dúbia. A banca quis dizer: Não é uma característica do ITIL ser modelo de referência proprietário para processos de TI. Não se trata do processo de TI ser proprietário. Entende? Trata-se do modelo de referência ser proprietário. ITIL, portanto, não é um modelo de referência proprietário, basta adquirir os livros e adotar como quiser, por quanto tempo quiser e em quantos serviços quiser e, justamente por isso, essa é a alternativa gabarito. Caberia recursos para anulação da questão nesse sentido, mas, por experiência própria, dificilmente anulariam.

    Abraço a todos,

    mauriciorochabastos@gmail.com

  • e - ter checklist testado e aprovado.

    De onde saiu isso ???


  • Rodrigo, tô me perguntando isso também.... Essa questão é de 2010, por ser antiga, devem ser versões anterioes do ITIL...

  • A leitura começou por alternativa A -> correta, B-> correta e C-  INCORRETA.

    No guia oficial da ITIL é explícito que  é um modelo de referência não proprietário e reparem que as alternativas  A e C são antônimos, uma diz que é proprietário e outra diz que não é proprietário. O guia oficial de referência da ITIL é bem claro em relação a isso. É um guia de referêencia de boas práticas NÃO PROPRIETÁRIO e a empresa é livre para adotar as práticas, não sendo necessário pedir permissão para uso por direitos intelectuas ou qualquer que seja. A organização pode utilizar se quiser. Portanto, não validei as demais alternativas, pois só há uma incorreta que é nitidamente

     a C.