SóProvas


ID
1583995
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Administração pública burocrática

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Cuidado com essas perguntas. O examinador quer as características e não as disfunções. 

    "A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia  os administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento à demandas (Pdrae, 1995).²"

  • São características da Burocracia:

    a) Formalidade: autoridade é expressa em lei; comunicação ´padronizada; controle sobre procedimentos (a priori)

    b) Impessoalidade: isonomia no tratamento; meritocracia; racionalidade; sistema legal e econômico previsível
    c) Profissionalismo: comando é dos especialistas; remuneração em dinheiro; hierarquiaFonte: Material Estratégia Administração Geral e Pública Prof. Rodrigo Rennó
  • A letra b também não está correta porque a progressão na carreira não ocorre apenas por mérito, mas também por experiência e antiguidade.

  • LETRA C.

    Porém , a letra A também não estaria correta,pois, em seu teor - caracteriza-se pelo controle rígido, exercido prioritariamente por indicadores de gestão.( o que de fato significaria Administração Pública Burocrática:

    1)Formalidade - Normas e regulamentos,chamadas Leis;

    2)Rígida , pautada em procedimentos e rotina; voltada para si própria e o controle interno).

  • Lívia Moreira, sobre sua indagação a respeito da alternativa "A", acredito que o erro da assertiva seja exatamente dizer que o controle administrativo (rígido) no modelo Burocrático é exercido prioritariamente por indicadores de gestão, ou seja, isso caracterizaria um controle a posteriori, o que contraria uma característica deste modelo, que tem o controle administrativo realizado de forma a priori, portanto, antes mesmo de qualquer indicador de gestão!

    Espero ter ajudado!

  • Letra C. A letra A está errada, visto que apesar de falar em controle rígido, ele não é exercido prioritariamente por indicadores de gestão, isso é fato do modelo gerencial.

  • ESSA LETRA C) TRAZ UMA CARACTERÍSTICA POSITIVA (MERITOCRACIA) DA BUROCRACIA, EM OPOSIÇÃO AO SISTEMA PATRIMONIALISTA, JÁ QUE OS OCUPANTES DE CARGOS NESTE SISTEMA ERA POR GRAU DE PARENTESCO, MAS TRAZ UMA CARACTERÍSTICA NEGATIVA (DISFUNÇÃO) DAQUELE SISTEMA, QUE É A OBSERVAÇÃO EXACERBADA DA FORMALIDADE EM DETRIMENTO DO RESULTADO.

    QUESTÃO PERFEITA.

  • a) caracteriza-se pelo controle rígido, exercido prioritariamente por indicadores de gestão.  (Indicadores de gestão visam medir o desempenho da administração de acordo com objetivos/metas a serem alcançados. Podemos chegar à conclusão de que isso é um controle a posteriori dos resultados (modelo gerencial))

     

    b) baseia-se no princípio do mérito profissional e enfatiza a definição de metas para a atuação dos servidores públicos e, consequentemente, a sua progressão na carreira. (Raciocínio similar ao da letra a. O modelo burocrático não enfatiza os fins (resultados/objetivos/metas), e, sim; os meios (processos))

     

    c) baseia-se no princípio do mérito profissional e enfatiza a importância do cumprimento de regras e procedimentos rígidos. (Certa)

     

    d) baseia-se no princípio do mérito profissional e atribui grau limitado de confiança aos servidores e políticos, recomendando, para isso, o contrato de gestão(Esse grau limitado de confiança é conferido ao servidor no modelo gerencial. Lembre-se de que, no modelo burocrático, não há confiança nenhuma no administrador (trauma carregado do patrimonialismo), por isso tantas normas e regras. A mesma coisa para os contratos de gestão, nos quais o Poder Público "autoriza" autonomia a entidades para que estas o auxiliem na busca da eficiência)

     

    e) foi adotada em substituição à Administração patrimonial, que distinguia o patrimônio público do patrimônio privado. (Aqui é uma questão mais de português rsrsrs o candidato desatento pode achar que o trecho sublinhado está se referindo à Administração Pública Burocrática. Na verdade, o que retoma Administração patrimonial e, como sabemos, esta NÃO distingue a res publica da res principis.

     

    Se estiver errado, me corrijam. Bons estudos!

  • Caí igual um pato na letra E...

  • Entendo não ser simplesmente questão de interpretação. Lendo o enunciado junto com a alternativa "e" achei que a alternativa ficou ambígua. O pronome "que" causou a ambiguidade não dá pra saber ao certo se o pronome se refere à administração burocrática ou à gerencial. 

    A Administração pública burocrática foi adotada em substituição à Administração patrimonial, QUE distinguia o patrimônio público do patrimônio privado. 

     

     

  • Raqueline, já eu interpretei pelo outro lado, acho que se tivesse o uso de "essa/esta" "aquela/essa" daria para diferenciar melhor, mas como sabemos essa distinção entre o patrimônio público X privado sabemos que é caracterísica imprescindível, a mais importante, digamos assim, da administração patrimonialista. Então, julguei por esse lado.

  • Letra C.

     

    Comentários:

     

    Questão interessante, que merece ter cada uma de suas alternativas comentadas em relação à sua aderência à administração pública burocrática:

     

    A) Errada. Apesar de caracterizar-se pelo controle rígido, o foco é o cumprimento de normas e regras, e não o uso de indicadores,

    que só surge no modelo gerencial.

    B) Errada. Apesar de estar baseada no mérito profissional, o cumprimento de metas não é considerado, pois as metas só são propostas no
    modelo gerencial.

    C) Certa! Está perfeitamente aderente ao modelo burocrático.

    D) Errada. Apesar de estar baseada no mérito, o foco é o cumprimento de normas e regras, não havendo contrato de gestão (que só é
    criado no modelo gerencial).

    E) Errada. Apesar de ter sido adotada em substituição a administração patrimonialista (patrimonial, segundo a questão), esta última
    não distinguia o patrimônio público do privado.

     

    GABARITO: C.

     

    Prof. Carlos Xavier

     

  • a) Refere-se ao modelo gerencial. 

    b) Refere-se ao modelo gerencial. 

    c) Correta! 

    d) Refere-se ao modelo gerencial.

    e) O modelo patrimonial NÃO distinguia o patrimônio público do privado.

  • Só cuidado que a alternativa A não se refere ao modelo Gerencial como disse a colega Luciana. Na questão de controle, o modelo gerencial se caracteriza pelo controle a posteriori dos resultados.

     

    A alternativa A, na verdade, fez uma mistura que não acontece muito na prática. Indicadores de gestão são típicos sim do modelo gerencial mas é fácil compreender que se temos um indicador ele mede algo que já aconteceu ou que, na melhor das hipóteses, está acontecendo naquele momento. Ou seja, esse controle será a posteriori ou no máximo concomitante, não será a priori.

     

    Ok, nós até podemos utilizar um indicador sobre algo que já aconteceu para tentar prever um acontecimento futuro, exemplo: no clima, um aumento da umidade do ar pode indicar uma possibilidade de chuva. Mas nesse caso o indicador dificilmente estará 100% relacionado ao efeito que está se buscando medir, já que como nesse caso do exemplo, vários outros fatores vão influenciar o resultado final (temperatura, pressão atmosférica, etc). Assim, não faria muito sentido o controle ser rígido sobre indicadores a priori já que eles não seriam garantia do resultado.

  • Gab. C

     

    A administração pública gerencial busca a resolução dos problemas da sociedade, tudo que se referir a eficiência, descentralização de poderes, flexibilidade, foco no cliente, foco no resultado, qualidade do serviço, se trata da administração publica GERENCIAL. Enquanto, tudo que diz respeito à rigidez, autocracia, coerção, regras, normas, foco interno, etc., se trata da administração BUROCRÁTICA.

     

    Resumindo: a Administração pública BUROCRÁTICA foca nos MEIOS, já a administração pública GERENCIAL foca nos FINS.

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Opa beleza? Reuni os meus 2 anos de estudo de português p/ banca FCC num treinamento completo pra ajudar o pessoal aqui do QC. Se quiser participar o link é este: http://sergiofarias.kpages.online/inscricaotreinamento

     

    Dicas de estudos voltadas ao português da FCC -->  https://www.instagram.com/_sergiofarias_/?hl=pt-br

  • GABARITO C

     

    O modelo burocrático de administração pública tem seu foco voltado para os processos/procedimentos e na formalização das atividades e seus respectivos responsáveis. É a adotada no Brasil, porém o modelo predominante é o gerencial, que veio para dar flexibilidade ao modelo burocrático, com foco nos resultados e nos cidadãos, gerando maior eficácia, eficiência e satisfação do usuário do serviço. 

  • PALAVRAS -CHAVE para os 3 MODELOS DA ADM PÚBLICA (tirado de questões, comentários)

     

    PATRIMONIALISTA

    nepotismo

    corrupção

    junção de público + particular

    paternalismo

    prebendas

    poder soberano

     

    BUROCRÁTICO

    rigidez 

    formalismo

    impessoalidade

    profissionalismo

    meritocracia

    hierarquia funcional

    poder racional legal

    controle a priori

    controle rígido dos procedimentos

    centralização

    apego a normas

    apego a regulamentos

     

    GERENCIAL

    eficiência

    flexibilidade

    eficácia

    accountability

    contrato de gestão

    descentralização

    terceirização

    transparência

    controle a posteriori

    voltada para o cidadão e resultados

    competição

    Estado tem o papel regulador

    Estado delega serviços à adm indireta

    incorporação de práticas da iniciativa privada à pública

  • Letra C.


    A administração pública se divide em: Patrimonialista, Burocrática e Gerencial.


    A gerencial é:


    Voltada para o cidadão e resultados;

    Competição;

    Estado tem o papel regulador;

    Estado delega serviços à adm indireta

    Incorporação de práticas da iniciativa privada à pública

  • Alternativa A. Errado. Indicadores de gestão (resultados) são adotados no modelo gerencial. O modelo burocrático tem foco no controle de meios.

    Alternativa B. Errado. Metas são instrumentos de controle de resultado – modelo gerencial.

    Alternativa C. Correto. Perfeito! Mérito é um dos princípios da burocracia. O foco do controle da burocracia são as normas e procedimentos.

    Alternativa D. Errado. O contrato de gestão é um instrumento que surge dentro do modelo gerencial brasileiro.

    Alternativa E. Errado. A alternativa inverte os modelos. O modelo burocrático foi adotado como forma de romper com as práticas do modelo patrimonialista.

    Resposta: C 

  • Gabarito C

    Modelo Burocrático

    -cumprimento de normas e regras

    -procedimentos rígidos

    -meritocracia

    A-indicadores>> modelo gerencial

    B-metas>> modelo gerencial

    D-contrato de gestão>>modelo gerencial

    E-Administração patrimonial não distinguia o patrimônio público do privado.

    Fonte: Prof. Carlos Xavier

  • A Administração pública burocrática 

    A) Errada. Apesar de caracterizar-se pelo controle rígido, o foco é o cumprimento de normas e regras, e não o uso de indicadores, que só surge no modelo gerencial.

    Errado. Indicadores de gestão (resultados) são adotados no modelo gerencial. O modelo burocrático tem foco no controle de meios.

    B) Errada. Apesar de estar baseada no mérito profissional, o cumprimento de metas não é considerado, pois as metas só são propostas no modelo gerencial.

    Errado. Metas são instrumentos de controle de resultado – modelo gerencial.

    C) Certa. Elevada Formalização (sistema de regras e padrões escritos de todos os procedimentos operativos)

    Seleção Formal (pessoas são selecionadas com base nas suas aptidões técnicas.

    D) Errado. O contrato de gestão é um instrumento que surge dentro do modelo gerencial brasileiro.

    E) Errada. Apesar de ter sido adotada em substituição a administração patrimonialista (patrimonial, segundo a questão), esta última não distinguia o patrimônio público do privado.

    A Administração pública burocrática foi adotada em substituição a administração Patrimonial, que distinguia o patrimônio público do patrimônio privado.

    A Administração pública burocrática foi adotada em substituição a administração Patrimonial e A administração Patrimonial (= que) distinguia o patrimônio público do patrimônio privado.

    Observe que o pronome relativo "que" estabelece uma relação entre as duas orações quando introduz o antecedente na outra oração, de forma que não seja necessário repeti-lo.

    GABARITO: C.

  • A Administração Burocrática Clássica, promovida por Max Weber, baseada nos princípios da administração do exército prussiano, foi implantada nos principais países europeus no final do século passado; nos Estados Unidos, no começo deste século; e no Brasil, em 1936, com o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), na reforma administrativa promovida por Maurício Nabuco e Luís Simões Lopes (PEREIRA, 1996).

    Nesse contexto, a Administração Pública Burocrática surge na segunda metade do Século XIX, à época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Além disso, constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento:

    “a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas" (PEREIRA, 1996).

    A partir do exposto assim, podemos analisar cada alternativa separadamente.

    A) Errada. A alternativa torna-se incorreta ao afirmar que a Administração pública burocrática se caracteriza por indicadores de gestão. Onde o correto seria “pelo controle dos processos".

    B) Errada. A alternativa torna-se incorreta ao afirmar que a Administração pública burocrática enfatiza a definição de metas para a atuação dos servidores. Pois nesse modelo de administração há um método de promoção baseado na antiguidade e no merecimento.

    C) Certa. De fato a alternativa está de acordo com a Administração pública burocrática.

    D) Errada. A alternativa torna-se incorreta ao afirmar que a Administração pública burocrática se baseia no princípio de atribuir grau limitado de confiança aos servidores e políticos, recomendando o contrato de gestão. Esse princípio é característica do modelo Gerencial.

    E) Errada. A alternativa torna-se incorreta ao afirmar que a Administração pública patrimonial distingui o patrimônio privado do patrimônio público.


    Fontes:

    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. RSP n.º 47. BRASÍILIA, 1996.

    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.


    Gabarito do Professor: Letra C.