SóProvas


ID
1584013
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Sobre a adoção e a trajetória das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no setor público brasileiro, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • B)  segundo José Pinho (2008), “as TIC contêm um enorme potencial democrático, desde que haja definição política no sentido da participação popular e da transparência, pois o Governo pode deixar de oferecer o que não quer mostrar, para nem mencionar o que quer esconder"

  • Alternativa (b)


    "O Programa de Governo Eletrônico brasileiro desde sua criação, buscou transformar as relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo, de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados; promover a interação com empresas e indústrias; e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso à - informação e a uma administração mais eficiente."


    Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br/historico

  • "Fases"  das TICs:

    a) 1970 - 1992 - gestão interna

    - o que a questão chama de "movimento de reforma do Estado' na letra C

    b) 1993 - 1998 - serviço e informações ao cidadão

    - o que a questão chama de "melhoria da prestação dos serviços públicos", que é a resposta da questão, Letra B.

    c) 1999 - entrega de serviços via internet.

     

    Fonte: reunião de váááááários comentários de outras questões aqui do QC

  • Alternativa A. Errado. Os programas do governo eletrônico estão baseados em três eixos centrais: participação cidadão, melhoria do gerenciamento interno do Estado e integração com parceiros e fornecedores.

    Alternativa B. Correto. A origem do governo eletrônico é polêmica. Alguns autores, a exemplo de Diniz, afirmam que o governo eletrônico surgiu no final da década de 1990. Outros autores, pontuam que o surgimento do Governo Eletrônico ocorreu por meio do Decreto Presidencial de 03/04/2000. Assim, temos como datas de “nascimento” do governo eletrônico o final da década de 1990 ou o início dos anos 2000.

    Aceitando como correta a data proposta pela alternativa (década de 1990), percebemos que a afirmação está correta, posto que as ideias centrais do governo eletrônico são estimular a participação cidadã, melhorar o gerenciamento interno e integrar o governo com parceiros e fornecedores.

    Alternativa C. Errado. Questão polêmica. A reforma do estado ocorreu no ano de 1995 por meio do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado.

    O “nascimento” do governo eletrônico é apontado alguns anos mais tarde (final da década de 90 e/ou início dos anos 2000). Contudo, no PDRAE, temos algumas disposições sobre o projeto da Rede de Governo, que é considerado o embrião do Governo Eletrônico. Trata-se da proposta de adoção das TIC’s, principalmente, para serviços de governo para governo. Nesse sentido, ao meu ver, essa alternativa estaria correta.

    Alternativa D. Errado. O governo eletrônico tem como um de seus objetivos centrais o estímulo ao controle social.

    Alternativa E. Errado. O processo de uso intensivo das TIC’s está fortemente relacionado ao processo de modernização da administração pública. 

  • Qual o erro da C?

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre Governo Eletrônico.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A evolução tecnológica ocorrida nos últimos 30 anos, com a popularização da internet, permitiu uma atuação do governo mais próxima da população, por meio do governo eletrônico.


    As ações do programa de Governo Eletrônico priorizam o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC's) para democratizar o acesso à informação, visando ampliar o debate e a participação popular na construção das políticas públicas, como também aprimorar a qualidade dos serviços e informações públicas prestadas.


    Neste cenário, a gestão do conhecimento é um instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico. Ademais, a inclusão digital deve ser tratada como um elemento constituinte da política de Governo Eletrônico, sendo dela indissociável.


    Deste modo, o governo eletrônico foi difundido no final dos anos 90 como uma maneira de identificar as atividades suportadas ou realizadas pelo uso das TICs na Administração Pública, inicialmente pressupunha a aplicação de métodos, técnicas e ferramentas utilizadas no setor privado.


    Por fim, cabe destacar que as ações para a implantação do Governo Eletrônico no Brasil tiveram maior destaque em 2000, avançando, posteriormente, por meio de um conjunto de diretrizes e normas relacionadas às novas formas eletrônicas de interação, através do Decreto Presidencial de 3 de abril de 2000.


    Por todo o exposto, a alternativa correta é a letra “B", uma vez que o governo eletrônico pode ser entendido com um conjunto de ações modernizadoras vinculadas à administração pública e que começou a ganhar visibilidade no final da década de 1990, bem como está crescendo rapidamente no setor público.
    Gabarito do professor: Letra “B".