SóProvas



Questões de Informação, era do conhecimento e gestão do conhecimento


ID
6538
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Selecione a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A TI permite o acesso direto PELO usuário-cidadão aos dados da Administração (e não ao usuário-cidadão).

    Alternativa D
  • Mainframes são computadores de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações
    Geralmente atendem milheres de usuários e são capazes de processar muitas informações ao mesmo tempo. Pelo seu porte - ocupam salas inteiras - necessitam operações especiais de funcionamento. Na minha opinião, não tem muito a ver com a resposta do gabarito. Abaixo um deles:
     
    Ge . Geralmente atended..
  • Comentários feitos pelo professor Augustinho Paludo
    Alternativa A – Verdadeira
    As novas tecnologias da informação e da comunicação provocaram uma verdadeira revolução em termos de transparência. Elas têm possibilitado a interação entre governo e sociedade, e a disponibilização de uma vasta gama de informações eletrônicas ? em tempo real ou quase real ? que proporcionam maior transparência às ações dos governos. Alternativa B – Verdadeira
     As novas tecnologias e ferramentas gerenciais surgiram em função do aumento da concorrência/competitividade entre as empresas privadas, passando, num segundo momento, a serem utilizadas também pelas organizações públicas como instrumentos de modernização da gestão. Atualmente são utilizadas em larga escala ? tanto na iniciativa privada como na área pública. Alternativa C – Verdadeira
     O termo comumente utilizado para definir essas tecnologias compreende a sigla TIC?Tecnologia da Informação e Comunicação, que juntas caminham e juntas evoluem transformando radicalmente tanto a competitividade entre as empresas privadas, como a prestação de serviço nas organizações públicas, e também a vida particular das pessoas. Alternativa D – Falsa
    Certamente essa afirmativa não pode prosperar. Imaginem um computador em que o gestor público tenha acesso direto ao cidadão ? o gestor entra no computador e acessa o cidadão?? É o contrário; o cidadão é que pode ter acesso à instituição pública através de computador conectado com a internet. Alternativa E – Verdadeira 
    A afirmativa cita algumas das tecnologias como Internet, intranet, infovias, correio eletrônico, educação online – mas poderíamos citar outras como fac?símile, chats, conexões sem fio, etc.
  • Infovia é um projeto que pode ser definido como uma rede de comunicação de dados, baseado nos padrões da Internet, implantado em municípios com o objetivo de prover informações e meios de comunicação eletrônica para os cidadãos do município de forma universal, pois se trata de um conjunto de serviços e funcionalidades


ID
51385
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em seu sítio eletrônico http://www.tj.ro.gov.br, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia disponibiliza a consulta ao campo "Instituição", onde podem ser obtidas informações sobre comarcas, estrutura organizacional, organograma e histórico, dentre outras possibilidades de pesquisa.

A complexidade do TJ/RO traduz o conceito de administração que compreende

Alternativas
Comentários
  • b) sistema estruturado que consolida um conjunto de princípios, processos e funções.

ID
129745
Banca
FCC
Órgão
TCM-CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A garantia do sigilo e da segurança nas informações e nas transações que envolvam pagamentos online, fundamental para a consolidação do Governo Eletrônico como instrumento de gestão pública, depende da implantação de

Alternativas
Comentários
  • Uma Infraestrutura de Chaves Públicas, cujo sigla é ICP, é um órgão ou iniciativa pública ou privada que tem como objetivo manter uma estrutura de emissão de chaves públicas, baseando-se no princípio da terceira parte confiável, oferecendo uma mediação de credibilidade e confiança em transações entre partes que utilizam certificados digitais. A principal função do ICP é definir um conjunto de técnicas, práticas e procedimentos a serem adotados pelas entidades a fim de estabelecer um sistema de certificação digital baseado em chave pública. A infra-estrutura de chaves públicas do Brasil, definida pela Medida Provisória Nº 2.200-2, de 24 de Agosto de 2001, é denominada Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira, ou ICP-Brasil.
  • Infraestrutura de chaves públicas.O que é ICP-BrasilA ICP-Brasil - Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - é um conjunto de entidades, padrões técnicos e regulamentos, elaborados para suportar um sistema criptográfico com base em certificados digitais.Foi criada a partir da percepção do Governo Federal da importância de regulamentar as atividades de certificação digital no País, com vistas a inserir maior segurança nas transações eletrônicas e incentivar a utilização da Internet como meio para realização de negócios.A ICP-Brasil, criada com o objetivo de regulamentar a utilização de certificação digital no País está em franco desenvolvimento. Nas raízes de sua criação encontramos um conjunto de normas e padrões que visam, além de permitir a compatibilidade entre os certificados de diversas origens, prover um nível de segurança compatível com os melhores padrões internacionais.
  • A letra A descreve um requisito para que as informações sejam transferidas de modo rápido e confiável, mas não garante o sigilo.

     

    A letra B descreve o que seria um “Google” público, portanto não se relaciona com o sigilo. Já o backbone multicast é um instrumento que facilita videoconferências, entre outras aplicações. Assim, não se relaciona com o que a questão pede.

     

    O instrumento que garante o sigilo e a segurança nas transações online e é fundamental para a consolidação do governo eletrônico é a certificação digital. Esta certificação se consiste em chaves públicas de segurança. Desta forma, o gabarito é a letra C.


    A  alternativa E está incorreta, pois não se refere ao sigilo e a confiabilidade das transações eletrônicas.

     

    Gabarito: C.

     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
     


ID
534487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


A Base de Dados de Empresas Certificadas ISO 9000 foi desenvolvida por iniciativa do INMETRO e da ABNT, que disponibilizam de forma mais eficiente as informações de empresas certificadas por organismos de certificação, credenciados pelo INMETRO na área de Gestão de Sistemas da Qualidade. A consulta aos dados estatísticos está disponível gratuitamente e a consulta às informações das empresas e suas unidades de negócio pode ser realizada por meio de senha e não é gratuita.

Alternativas
Comentários
  • A Base de Dados de Empresas Certificadas ISO 9000 foi desenvolvida por iniciativa do Inmetro e do Comitê Brasileiro da Qualidade (CB-25) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ela abriga todas as informações sobre as certificações ISO 9000 no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação - SBC. Os dados estatísticos, cujo acesso é gratuito, incluem também informações sobre certificados da Família ISO 9000 emitidos no mundo (consulta por continente e por país) segundo publicação da própria ISO.

    Só constam da base de dados as informações validadas pelas respectivas organizações credenciadas pelo Inmetro. A consulta às informações das empresas e suas unidades de negócio só pode ser feita mediante assinatura e através de senha de acesso. A assinatura pode ser realizada por e-mail ao CB-25 (catalogo@abntcb25.com.br).

     

    http://ftp.inmetro.gov.br/noticias/conteudo/260.asp

     

    Resposta: Certo

  • Gabarito Certo:

     

    Atenção à pegadinha: A BASE DE DADOS de empresas que possuem certificação ISO foi desenvolvida por iniciativa do IMETRO e da ABNT, com objetivo de facilitar a identificação de empresas que possuem o certificado, mas o CERTIFICADO ISO é fruto da International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização), localizada em Genebra, Suíça. 

     

    Bons estudos!


ID
726163
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A busca de informações, a realização de contratos e a burocracia são alguns dos custos necessários para

Alternativas
Comentários
  • GAB- B

    efetivar trocas comerciais e interações entre indivíduos e agentes econômicos.


ID
892822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação a gestão de organizações e de serviços públicos, julgue
os itens subsequentes.

Mapeamento, redesenho e registro de processos organizacionais mais inteligentes e modernos têm sido a base para a implantação de novas tecnologias de informação e comunicação nas organizações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar da banca: CORRETO.
    As novas tecnologias de informação e comunicação pedem sua evolução de acordo com o adequado mapeamento-redesenho e registro de processos organizacionais.
    Fonte: Professor Wendell Castellano
  • GABARITO CERTO.


ID
971467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A administração pública brasileira evoluiu muito no último século.Abandonou o patrimonialismo,embora ainda persistam alguns traços desse modelo, e cada vez mais o país se aproxima do gerencialismo. No que se refere à administração pública, julgue os itens subsecutivos.


A última reforma administrativa amplamente divulgada pelo governo, em meados da década de 90 do século passado, recebeu de todos os setores da sociedade críticas que podem ser explicadas por dois principais motivos: a resistência ao novo e o fato de o Estado não ser visto, historicamente no Brasil, como um órgão que se coloca ao lado da sociedade, mas acima dela.

Alternativas
Comentários
  • CERTA. 
    Em 1995, com o governo de Fernando Henrique houve a reforma administrativa do Estado, com grande foco na privatização. Nesse período da administração teve forte resistência pelos motivos explicados na questão.
    http://www.iapcursos.com/publicacoes/show_news.php?subaction=showfull&id=1374755839&archive=&template=testenot
  •  A afirmação da questão está correta. Primeiro ponto a questão está certa ao falar sobre "a resistência ao novo" que é desencadeada por toda e qualquer mudança gerando o receio do desconhecido e foi o que ocorreu no processo de mudança na busca pela reforma do Estado na década de 90. O segundo ponto está certo quando mostra "a má visão que se tem do Estado" e isso é resultado de anos e anos de decisões e posicionamentos tomados de forma errada e sem planejamento pelo poder público, no qual pode ser visto pela situação no final dos anos 80 e início dos 90 que foram marcados pelo acirramento da crise fiscal, pelo descontrole inflacionário e pela formação de um consenso sobre a ineficiência do setor público. A burocracia - enquanto corpo de funcionários - passou a se constituir no alvo por excelência das críticas ao Estado. Colocou-se em evidência o déficit público e a necessidade de repensar o papel do Estado, assim como se imputava o aumento por demandas melhores de serviços sociais. O período caracterizou-se pelas críticas ao modelo de Estado intervecionista e empresarial e um apelo á modernização e com isso em 1995, foi instituído o Plano Diretor da Reforma do Estado- PDRAE com um novo modelo baseado na redefinição do papel do estado e busca da admnistração por resultados.

    http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/CLAD/clad0043326.pdf 
    Reforma do aparelho de Estado no Brasil: uma comparação entre as propostas dos anos 60 e 90
  • Olá pessoal, (16/08/2013)

     Segundo gabarito definitivo postado no site do CESPE esta questão foi
    ANULADA.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_escrivao/arquivos/Gab_Definitivo_DPF13ESC_001_01.PDF
     

  • O erro da questão está em afirmar que recebeu crítica de todos os setores da sociedade.
  • O colega acima está correto em sua observação; e a questão foi ANULADA porque o edital não previu ALTERAÇÃO de gabarito. Engraçado é a pessoa comentar uma questão baseada somente no gabarito do site.
  • Anulada.

    Justificativa da banca:


    A redação do item generaliza quando menciona que as reformas citadas sofreram críticas de “todos” os setores da sociedade.
    Dessa forma, optar-se-ia pela alteração do gabarito.
    Porém, conforme previsto em edital, no tópico 18.6.1, existe a possibilidade apenas de anulação dos itens.
    Diante disso, 
    opta-se pela anulação
    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_ESCRIVAO/arquivos/DPF_ESCRIV__O_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
  • De todos os setores da sociedade é muito. Acho que pelo menos para grande parte da população, medidas que visem melhorar o serviço público, sempre são bem vindas.

  • Todos por óbvio nunca será porque é sempre é claro generalista. Até porque houveram "setores" que não perderam nada com isso, por isso foi anulada. Mas já vi questão que não foi anulada por isso. Concurso é sempre tiro no escuro e sorte.


ID
1108204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão pública.

Uma forma de promover a transparência na administração pública consiste no investimento e na profissionalização dos serviços públicos

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Essa questão pode ser considerada correta por duas vertentes. Primeiro, quanto mais capacitado é o servidor, mais consciente ele será da importância da transparência no serviço público. Segundo, quanto mais capacitado for o servidor, mais acertadas serão as suas ações e, por conseguinte, menor será o medo da divulgação dos atos públicos. Assim, o investimento em capacitação e profissionalização é uma forma de superar a cultura do sigilo e fomentar a cultura da transparência.

    http://www.tecconcursos.com.br/artigos/comentarios-da-prova-da-suframa-recursos-apu

  • Questão muito MALICIOSA!!!!!! 

    Na hora da prova é dúvida na certa. 

    Fala serio este CESPE.

  • Errei a questão pensando que o investimento na profissionalização dos serviços, era pra promover a eficiência na administração pública!!!

  • Marcelinha, acredito que assim o  investimento seria nos servidores.

  • Que questão mais subjetiva, não acham? 

  • O que eu acho triste em questões assim é que quando nos deparamos com questões desse tipo, por mais que se apresentem de maneira simples, seria preferível deixar em branco do que arriscar.

  • investir e profissionalizar os serviços públicos não é garantia de promoção da transparência! Examinador maldito que sabe que cabe qql resposta.

  • Tipo de questão muito estranha... Tudo bem que não parece "certo", mas você também não consegue marcar "errado". Como o cespe deixou a questão ampla, deu indicativo de que a resposta seria "certo". Você acerta conhecendo a banca e não o assunto.

  • Gab. Certo É uma forma? Sim. A questão não generalizou, não vejo erro.
  • Não consegui achar relação alguma entre os termos...
  • A expansão da transparência depende, em grande medida, de investimentos em tecnologia da informação. É preciso desenvolver novos sistemas (mais integrados, mais intuitivos) para tornar as informações mais acessíveis.

    Gabarito: CERTO

  • É uma das formas de promover, a pesar de não garantir a promoção.

  • Essa questão deu uma solução ampla demais que pode ser aplicado à qualquer coisa.

    Veja:

    Uma forma de melhorar o serviço de saneamento consiste no investimento e na profissionalização dos serviços públicos

    Uma forma de melhorar o serviço de distribuição do auxílio emergencial consiste no investimento e na profissionalização dos serviços públicos.

    Uma forma de melhorar o processo eleitoral consiste no investimento e na profissionalização dos serviços públicos.

    É como pra melhorar um serviço, alguém precisa respirar. (?)

  • A resposta mais curtida não quer dizer que é certa. Uma pessoa bem capacitada pode usar isso pra o mal e não , necessariamente , passar transparência . Ademais , no lugar de transparência caberia muito bem eficiência . Logo , gabarito a critério do examinador

ID
1179616
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a Lei que representa um dos principais avanços éticos recentes na Administração Pública brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    A única que se relaciona à administração pública é essa alternativa
  • O examinador, aqui, foi sagaz, pois apenas a Lei n.º 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação - LAI) existe; as demais são invenções da banca. Logo, o item "D" é o único CERTO.

  • Quanta criatividade da banca (examinador)....

     


ID
1395088
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia o fragmento abaixo.

"A implementação de um sistema de acesso à informação tem como um de seus principais desafios vencer a cultura do segredo que, muitas vezes, prevalece na gestão pública. A disponibilização de informações ao cidadão exige uma cultura de abertura e o servidor tem um papel fundamental para a mudança cultural, pois lida cotidianamente com a informação pública de sua produção a seu arquivamento." (Acesso à informação pública: uma introdução à Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011. Brasília: Controladoria Geral da União, 2011.)

Considerando essas informações, julgue a assertiva seguinte:

Cabe ao servidor manter os documentos sob sua responsabilidade devidamente organizados e preparados para agilizar o acesso às informações, à medida que forem solicitadas.

Alternativas
Comentários
  • Com base na Lei 12.527/2011, podemos responder a questão:

    Art. 3o  Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes: 

    I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção; 

    II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações; 

    III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação; 

    IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública; 

    V - desenvolvimento do controle social da administração pública. 


    Gabarito correto.


ID
1395091
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia o fragmento abaixo.

"A implementação de um sistema de acesso à informação tem como um de seus principais desafios vencer a cultura do segredo que, muitas vezes, prevalece na gestão pública. A disponibilização de informações ao cidadão exige uma cultura de abertura e o servidor tem um papel fundamental para a mudança cultural, pois lida cotidianamente com a informação pública de sua produção a seu arquivamento." (Acesso à informação pública: uma introdução à Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011. Brasília: Controladoria Geral da União, 2011.)

Considerando essas informações, julgue a assertiva seguinte:

A Lei 12.527/2011 prevê exceções à regra de acesso para dados pessoais e informações classificadas como sigilosas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto.

    Art. 3o  Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes: 

    I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção; 

    § 1o  O acesso à informação previsto no caput não compreende as informações referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. 

    Art. 23.  São consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado e, portanto, passíveis de classificação as informações cuja divulgação ou acesso irrestrito possam: 

    I - pôr em risco a defesa e a soberania nacionais ou a integridade do território nacional; 

    II - prejudicar ou pôr em risco a condução de negociações ou as relações internacionais do País, ou as que tenham sido fornecidas em caráter sigiloso por outros Estados e organismos internacionais; 

    III - pôr em risco a vida, a segurança ou a saúde da população; 

    IV - oferecer elevado risco à estabilidade financeira, econômica ou monetária do País; 

    V - prejudicar ou causar risco a planos ou operações estratégicos das Forças Armadas; 

    VI - prejudicar ou causar risco a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, assim como a sistemas, bens, instalações ou áreas de interesse estratégico nacional; 

    VII - pôr em risco a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares; ou 

    VIII - comprometer atividades de inteligência, bem como de investigação ou fiscalização em andamento, relacionadas com a prevenção ou repressão de infrações. 


  • Art. 25.  É dever do Estado controlar o acesso e a divulgação de informações sigilosas produzidas por seus órgãos e entidades, assegurando a sua proteção. (Regulamento)

     

    § 1o  O acesso, a divulgação e o tratamento de informação classificada como sigilosa ficarão restritos a pessoas que tenham necessidade de conhecê-la e que sejam devidamente credenciadas na forma do regulamento, sem prejuízo das atribuições dos agentes públicos autorizados por lei. 

     

    § 2o  O acesso à informação classificada como sigilosa cria a obrigação para aquele que a obteve de resguardar o sigilo. 

  • Art. 6º

    III - proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso.

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO II

    DO ACESSO A INFORMAÇÕES E DA SUA DIVULGAÇÃO

    Art. 6º Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a:

    I - gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação;

    II - proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade; e

    III - proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso.

    FONTE:  LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

  • A Lei 12.527/2011 prevê exceções à regra de acesso para dados pessoais e informações classificadas como sigilosas.

    Dados pessoais e informações sigilosas não serão divulgadas. Qual é a regra nisso?


ID
1395094
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia o fragmento abaixo.

"A implementação de um sistema de acesso à informação tem como um de seus principais desafios vencer a cultura do segredo que, muitas vezes, prevalece na gestão pública. A disponibilização de informações ao cidadão exige uma cultura de abertura e o servidor tem um papel fundamental para a mudança cultural, pois lida cotidianamente com a informação pública de sua produção a seu arquivamento."
(Acesso à informação pública: uma introdução à Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011. Brasília: Controladoria Geral da União, 2011.)

Considerando essas informações, julgue a assertiva seguinte:

O acesso às informações públicas é permitido ao cidadão exclusivamente após abertura formal de um processo judicial.

Alternativas
Comentários
  • O erro está no exclusivamente. Com o advento da LAI, o cidadão pode interpor recursos pela área administrativa. 

    Art. 15.  No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência. 

  • Art. 11.  O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível. 

  • UMA DAS DIRETRIZES DA LEI 12.527/11 CITADA NO SEU ART. 3ª  É JUSTAMENTE SOBRE A TRANSPARÊNCIA ATIVA:

    II - DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE INTERESSE PÚBLICO, INDEPENDENTEMENTE DE SOLICITAÇÕES.

     

    GAB. E

  • GABARITO: ERRADO

     

    LEI Nº 12527/2011 (LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO)

     

    ARTIGO 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

  • Art. 3º

    II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;

    Art. 8º É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

    Errado

  • GABARITO: ERRADO

    Seção I

    Do Pedido de Acesso

    Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

    FONTE:  LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.


ID
1395100
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia o fragmento abaixo.

"A implementação de um sistema de acesso à informação tem como um de seus principais desafios vencer a cultura do segredo que, muitas vezes, prevalece na gestão pública. A disponibilização de informações ao cidadão exige uma cultura de abertura e o servidor tem um papel fundamental para a mudança cultural, pois lida cotidianamente com a informação pública de sua produção a seu arquivamento."
(Acesso à informação pública: uma introdução à Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011. Brasília: Controladoria Geral da União, 2011.)

Considerando essas informações, julgue a assertiva seguinte:

O servidor público deverá orientar o cidadão que procura informações, quanto aos procedimentos de acesso, indicando data, local e o modo em que será feita a consulta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto.

    Art. 9o  O acesso a informações públicas será assegurado mediante: 

    I - criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para: 

    a) atender e orientar o público quanto ao acesso a informações; 

    b) informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades; 

    c) protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações; e 

    II - realização de audiências ou consultas públicas, incentivo à participação popular ou a outras formas de divulgação. 


  • GAARITO: CERTA

     

     

    Art. 11.  O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível. 

    § 1o  Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias: 

    I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão; 

    II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou 

    III - comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação. 

  • Art. 11.  O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível. 

     

    § 1o  Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias: 

     

    I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão; 

     

    II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou 

     

    III - comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação. 

  • GABARITO: CERTO 

     

    LEI Nº 12527/2011 (LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO)

     

    ARTIGO 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

     

    § 1º Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias:

     

    I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão;

     

    II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou

     

    III - comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação.


ID
1584013
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Sobre a adoção e a trajetória das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no setor público brasileiro, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • B)  segundo José Pinho (2008), “as TIC contêm um enorme potencial democrático, desde que haja definição política no sentido da participação popular e da transparência, pois o Governo pode deixar de oferecer o que não quer mostrar, para nem mencionar o que quer esconder"

  • Alternativa (b)


    "O Programa de Governo Eletrônico brasileiro desde sua criação, buscou transformar as relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo, de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados; promover a interação com empresas e indústrias; e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso à - informação e a uma administração mais eficiente."


    Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br/historico

  • "Fases"  das TICs:

    a) 1970 - 1992 - gestão interna

    - o que a questão chama de "movimento de reforma do Estado' na letra C

    b) 1993 - 1998 - serviço e informações ao cidadão

    - o que a questão chama de "melhoria da prestação dos serviços públicos", que é a resposta da questão, Letra B.

    c) 1999 - entrega de serviços via internet.

     

    Fonte: reunião de váááááários comentários de outras questões aqui do QC

  • Alternativa A. Errado. Os programas do governo eletrônico estão baseados em três eixos centrais: participação cidadão, melhoria do gerenciamento interno do Estado e integração com parceiros e fornecedores.

    Alternativa B. Correto. A origem do governo eletrônico é polêmica. Alguns autores, a exemplo de Diniz, afirmam que o governo eletrônico surgiu no final da década de 1990. Outros autores, pontuam que o surgimento do Governo Eletrônico ocorreu por meio do Decreto Presidencial de 03/04/2000. Assim, temos como datas de “nascimento” do governo eletrônico o final da década de 1990 ou o início dos anos 2000.

    Aceitando como correta a data proposta pela alternativa (década de 1990), percebemos que a afirmação está correta, posto que as ideias centrais do governo eletrônico são estimular a participação cidadã, melhorar o gerenciamento interno e integrar o governo com parceiros e fornecedores.

    Alternativa C. Errado. Questão polêmica. A reforma do estado ocorreu no ano de 1995 por meio do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado.

    O “nascimento” do governo eletrônico é apontado alguns anos mais tarde (final da década de 90 e/ou início dos anos 2000). Contudo, no PDRAE, temos algumas disposições sobre o projeto da Rede de Governo, que é considerado o embrião do Governo Eletrônico. Trata-se da proposta de adoção das TIC’s, principalmente, para serviços de governo para governo. Nesse sentido, ao meu ver, essa alternativa estaria correta.

    Alternativa D. Errado. O governo eletrônico tem como um de seus objetivos centrais o estímulo ao controle social.

    Alternativa E. Errado. O processo de uso intensivo das TIC’s está fortemente relacionado ao processo de modernização da administração pública. 

  • Qual o erro da C?

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre Governo Eletrônico.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A evolução tecnológica ocorrida nos últimos 30 anos, com a popularização da internet, permitiu uma atuação do governo mais próxima da população, por meio do governo eletrônico.


    As ações do programa de Governo Eletrônico priorizam o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC's) para democratizar o acesso à informação, visando ampliar o debate e a participação popular na construção das políticas públicas, como também aprimorar a qualidade dos serviços e informações públicas prestadas.


    Neste cenário, a gestão do conhecimento é um instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico. Ademais, a inclusão digital deve ser tratada como um elemento constituinte da política de Governo Eletrônico, sendo dela indissociável.


    Deste modo, o governo eletrônico foi difundido no final dos anos 90 como uma maneira de identificar as atividades suportadas ou realizadas pelo uso das TICs na Administração Pública, inicialmente pressupunha a aplicação de métodos, técnicas e ferramentas utilizadas no setor privado.


    Por fim, cabe destacar que as ações para a implantação do Governo Eletrônico no Brasil tiveram maior destaque em 2000, avançando, posteriormente, por meio de um conjunto de diretrizes e normas relacionadas às novas formas eletrônicas de interação, através do Decreto Presidencial de 3 de abril de 2000.


    Por todo o exposto, a alternativa correta é a letra “B", uma vez que o governo eletrônico pode ser entendido com um conjunto de ações modernizadoras vinculadas à administração pública e que começou a ganhar visibilidade no final da década de 1990, bem como está crescendo rapidamente no setor público.
    Gabarito do professor: Letra “B".


ID
1870279
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a opção correta relativa a Portais Corporativos.

Alternativas
Comentários
  • d-

    A infraestrutura tecnológica é um dos pilares na implementação das iniciativas de GC. Portanto, os portais corporativos são integração e comunicação para o trabalho dos profissionais de GC. Fornecem um canal único com informações em tempo real e viabilizam a disponibilização sempre atualizada. O objetivo do portal corporativo é fornecer acesso às informações de uma interface individualizada na intranet; os portais corporativos sao detentores de alto grau de usabilidade. O Portal Corporativo permite personalização de conteúdo pelo perfil do colaborador, provê ferramentas de colaboração e de socialização, além de comunidades de prática e diferentes formas de reter e disseminar o conhecimento corporativo.

  • Seria interessante o QC colocar o cargo para o qual estas questões foram feitas. Este site está muito deixando a desejar.

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve apresentar conhecimento acerca dos portais corporativos.

    Trata-se de uma ferramenta capaz de permear todo o ciclo informacional, visto que é embutido de tecnologias e ferramentas tecnológicas capazes de organizar a informação corporativa gerada tanto no fluxo formal (estruturadas), quanto no fluxo informal (não estruturadas).

    No mundo institucional, o portal tem o propósito de expor e fornecer informações específicas de negócio, dentro de determinado contexto, auxiliando os usuários de sistemas informatizados corporativos a encontrar as informações de que precisam para fazer frente aos concorrentes.

    O tema pode ser abordado por um viés de gestão organizacional ou de tecnologia da informação. No caso desta questão, a Banca mesclou as duas áreas.

    Vejamos as alternativas:

    A) Integram aplicações de gerenciamento de formatação, inteligência essencial, depósito de produtos, central de serviços e gerenciamento de dados.

    Errada. Os portais corporativos não visam a integração de aplicações de gerenciamento de formatação e inteligência essencial; focam primordialmente em informações e conteúdos da organização aos colaboradores.

    B) Permitem que qualquer usuário acesse todo o conjunto de informações armazenadas em um único ponto de acesso.

    Errada. Existe um controle de acesso e os usuários, previamente cadastrados, tem acesso limitado de acordo com o perfil pré-estabelecido.

    C) Integram auditorias de conteúdo, auditorias de inteligência empresarial, depósito de dados, central de dados pessoais e organização informal.

    Errada. Em que pese os portais corporativos poderem ser auditados, eles não integram auditorias de conteúdo, de inteligência empresarial ou mesmo uma central de dados pessoais.

    D) Permitem que as empresas acessem as informações armazenadas e forneçam aos usuários um único ponto de acesso às informações personalizadas para abalizar decisões.

    Certa. Além do descrito na alternativa, o administrador do portal deve ser capaz de customizá-lo de acordo com as políticas e expectativas da organização, assim como os próprios usuários devem ser capazes de personalizar sua interface para facilitar e agilizar o acesso às informações consideradas relevantes.

    E) Integram aplicações de arquiteturas de hardware, inteligência procedimental, central de produtos e gerenciamento de exceções.

    Errada. Em que pese possuir a habilidade de satisfazer as necessidades de informação de todos os tipos de usuários da organização, os portais corporativos não integram aplicações de inteligência procedimental.

    Para fins de embasamento teórico, recomenda-se a seguinte bibliografia:

    FREITAS, Rogério Afonso et al. Portais Corporativos. Editora Brasport. 2004.

    TERRA, José Cláudio Cyrineu; GORDON, Cindy. Portais Corporativos. Editora Negócios. 2002.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
1891414
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Batista et al. (2010), ao proporem o Modelo de GC para a administração pública, identificaram que a mobilização sistemática do conhecimento nas organizações públicas requer, no mínimo, cinco atividades principais: identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar.

O conhecimento agrega valor apenas quando é:

Alternativas
Comentários
  • Identificar: a organização pública deve identificar as competências essenciais e as lacunas do conhecimento para alcançar os objetivos estratégicos. Após a identificação, poderá definir sua estratégia de GC, bem como elaborar e implementar seu PGC.

    Criar: a eliminação das lacunas do conhecimento ocorre quando a organização converte este conhecimento (tácito em explícito) e cria um novo. Esta criação pode ocorrer nos níveis individual, da equipe e organizacional.

    Armazenar: o principal objetivo do armazenamento é a preservação – com vistas à sua reutilização – do conhecimento organizacional. No entanto, nem sempre é possível armazenar este conhecimento. A explicitação e o armazenamento de experiência e especialidade profissional são tarefas difíceis, porque são formas de conhecimento tácito. O armazenamento deve assegurar a rápida recuperação do conhecimento.

    Compartilhar: o compartilhamento é crucial na GC porque promove a aprendizagem contínua e a inovação; portanto, ajudar a organização a alcançar seus objetivos. A promoção de cultura de compartilhamento é fundamental para que esta se torne prática corrente na organização.

    Aplicar: para que o conhecimento agregue valor, é necessário aplicá-lo nos processos de apoio e finalísticos. Assim, o conhecimento contribuirá para melhorar os produtos e os serviços organizacionais.

     

    Fonte: http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_1941.pdf, quadro 1 da página 13

  • d) o erro nesta alternativa acredito que seja o fato de dizer que se deve manter a qualidade atual, quando na verdade busca-se atingir um nível mais satisfatório dos produtos e serviços.

  • Coloquem gabarito....

    Letra E

  • agora somos obrigado a saber o que é GC ou PGC ?? ah então vou colocar.. crc/cfc/IRPJ/CSLL/IRRF/CAAGED/RAIS/DCTF/DIPJ/DAS/DEFIS/DASN/ ETC.. o banca vagaba , digita por extenso o que significa !!

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento do Modelo de Gestão do Conhecimento (GC) para a administração pública, sendo mais especificamente cobrado a atividade aplicação do processo.
    Diante disso, vamos a uma breve contextualização.

    Segundo Batista et al. (2010), a atividade “aplicar" do Modelo de Gestão do Conhecimento para a administração pública estabelece que “o conhecimento agrega valor apenas quando é aplicado nos processos de apoio, processos finalísticos e, consequentemente, melhora produtos e serviços da organização pública". (Batista, 2010, p. 64).
    Além da atividade aplicar temos outras quatro descritas abaixo, segundo Batista et al. (2010)

    ·         Identificar: as competências essenciais da organização pública, assim como as lacunas do conhecimento devem ser identificadas para que a organização alcance seus objetivos estratégicos.

    ·         Criar: a organização pública elimina as lacunas do conhecimento por meio da conversão do conhecimento e a criação de novo conhecimento.

    ·         Armazenar: o armazenamento permite a preservação do conhecimento organizacional. Existem várias formas de armazenamento. No entanto, nem sempre é possível armazenar o conhecimento

    ·         Compartilhar: o compartilhamento do conhecimento promove a aprendizagem contínua e a inovação e, consequentemente, permite atingir os objetivos organizacionais.

    Portanto, dado que a questão é praticamente uma transcrição de uma atividade do processo de gestão do conhecimento, a única alternativa possível é a letra “E".
    Gabarito do Professor: Letra E.

    Fonte:

    Batista, Fábio Ferreira Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão/Fábio Ferreira Batista. – Brasília: Ipea, 2012.


ID
1906294
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Canavieira - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O valor da informação pode ser classificado nos seguintes tipos:

I. Valor de uso: baseia-se na utilização final que se fará com a informação.

II. Valor de troca: é aquele que o usuário está preparado para pagar e variará de acordo com as leis de oferta e demanda, podendo também ser denominado de valor de mercado.

III. Valor de propriedade, que reflete o custo substitutivo de um bem.

IV. Valor de restrição, que surge no caso de informação secreta ou de interesse comercial, quando o uso fica restrito apenas a algumas pessoas.

É verdadeiro o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652000000100002

  • Sob esta perspectiva, o valor da informação pode ser classificado nos seguintes tipos (Cronin, 1990):

    – valor de uso: baseia-se na utilização final que se fará com a informação;

    – valor de troca: é aquele que o usuário está preparado para pagar e variará de acordo com as leis de oferta e demanda, podendo também ser denominado de valor de mercado;

    – valor de propriedade, que reflete o custo substitutivo de um bem;

    – valor de restrição, que surge no caso de informação secreta ou de interesse comercial, quando o uso fica restrito apenas a algumas pessoas.

    MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Delineando o valor do sistema de informação de uma organização. Ci. Inf. vol.29 n.1 Brasília Jan./Apr. 2000.

    GABARITO: A


ID
2161135
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), por meio da sua subsidiária BDMGTEC, mantém participação acionária na Biomm SA e na Unitec, que estão instaladas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O apoio a esse setor representa um dos pilares da atuação do BDMG e é feito em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e com as linhas de financiamento da Finep. Essas empresas atuam no setor de:

Alternativas
Comentários
  • Diabo de questão é essa.

  • examinador que fez essa questão deve ter fumado papel higiênico só pode.

  • Eu pensei assim, se está falando de atuação junto à uma Fundação de Amparo à Pesquisa, a ideia é que seja inovação.

    Se lembrarmos do CNPQ, que é a principal instituição no apoio a projetos de pesquisa, a missão é

    Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação, execução, acompanhamento, avaliação e difusão de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional.

  • Eu consegui matar esta questão por meio das palavras - "fundação de amparo e pesquisa", visto que pesquisa está relacionada à área de inovação.

    Setor muito carente, infelizmente ainda, no Brasil.


ID
2404876
Banca
FEPESE
Órgão
JUCESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Ocasionalmente em uma instituição, a informação de documentos originais é migrada para outro tipo de suporte.

Este procedimento é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    A necessidade de alteração de suporte em algumas instituições também é conhecida como atualização de arquivo, isto é, a informação de documentos originais é migrada para outros tipos de suporte, como o microfilme, por exemplo.

     

    Fonte:  http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfvnsAI/arquivologia?part=3

  • Digitalização de documentos é um exemplo de atualização de arquivo. A informação que era armazenada em suporte de papel passa para o suporte eletrônico/digital.


ID
2556895
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Governo aberto é entendido como conjunto de ações articuladas de transparência, participação, inovação e integridade nas políticas públicas e

Alternativas
Comentários
  • A Letra C define perfeitamente o Governo aberto. Inspirado nos princípios da Open Governament Public(OGP). Realiza mais de 70 ações e o site da prefeitura de SP disponibiliza um documento com essas ações. Deixo abaixo o endereço para quem quiser se aprofundar.

    Site Transparencia da Prefeitura de SP descrevendo o projeto: http://transparencia.prefeitura.sp.gov.br/governo_aberto/Paginas/o-que-e-governo-aberto.aspx

     

  • Letra C

  • Gabarito C

    A expressão governo aberto refere-se a projetos e ações que visam à promoção da transparência, à luta contra a corrupção, ao incremento da participação social e ao desenvolvimento de novas tecnologias, de modo a tornar os governos mais abertos, efetivos e responsáveis.

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • ✅Letra C

    O que é Governo Aberto

    Governo aberto se refere a uma nova visão da Administração Pública que promove projetos e ações pautadas nos seguintes princípios:

    Transparência

    As informações sobre as atividades de governo são abertas, compreensíveis, tempestivas, livremente acessíveis e atendem ao padrão básico de dados abertos.

    Prestação de Contas e Responsabilização (Accountability)

    Existem regras e mecanismos que estabelecem como os atores justificam suas ações, atuam sobre críticas e exigências e aceitam as responsabilidades que lhes são incumbidas.

    Participação Cidadã

    O governo procura mobilizar a sociedade para debater, colaborar e propor contribuições que levam a um governo mais efetivo e responsivo.

    Tecnologia e Inovação

    O governo reconhece a importância das novas tecnologias no fomento à inovação provendo acesso à tecnologia e ampliando a capacidade da sociedade de utilizá-la.

    Portanto, um governo é considerado aberto se sua gestão, ações, projetos e programas refletem esses quatro princípios.

    Outro documento também aborda o tema. Segundo a Declaração de Governo Aberto da OGP, para um governo ser considerado aberto, ele deve buscar alcançar quatro objetivos:

    - Aumentar a disponibilidade de informações sobre atividades governamentais

    - Apoiar a participação social

    - Implementar os padrões mais altos de integridade profissional na Administração

    - Ampliar o acesso a novas tecnologias para fins de abertura e prestação de contas

    Fonte: https://www.gov.br/cgu/pt-br/governo-aberto/governo-aberto-no-brasil/o-que-e-governo-aberto


ID
2556937
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Sobre Inovação em Serviços Públicos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C)

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/academico/os-caminhos-para-a-inovacao-no-setor-publico/107919/

  • Podem ser percebidas várias iniciativas que buscam promover a inovação no serviço público. Registram-se inovações na gestão da informação, atendimento ao usuário/cidadão, simplificação e modernização dos processos, avaliação de desempenho e controle de resultados, gestão de recursos humanos, planejamento e desenvolvimento organizacional, entre outras ações que podem ser observadas em órgãos públicos de diferentes estados e municípios.

  • Fonte: TEC

    Para Schumpeter (1982, 2008) a inovação é um processo dinâmico pelo qual as tecnologias são substituídas por novas tecnologias, resultando no que o autor chama de “destruição criadora”. 

     

    As inovações são implementadas por inovadores, o que o leva a considerar o empreendedor como o responsável pelo desenvolvimento econômico. 

     

    A inovação pode ser ainda uma mudança substancial, qualitativa ou quantitativa nas práticas anteriores, nova estrutura organizacional ou sistema administrativo, um novo plano ou programa pertencente a membros de uma organização, resultando em um novo produto, serviço, ou prática que é nova para o estado da arte, ou nova pelo menos para o contexto organizacional. 

     

    a) Errado. A inovação não é apenas introduzir um novo produto. Correto o exemplo dado na alternativa, mas não consiste apenas nisso. A novação vai além, como segundo mostrei no comentário acima, como sendo mudança substancial, qualitativa ou quantitativa nas práticas anteriores. 

     

    b) Errado. Não necessariamente produtos novos, como também criação e desenvolvimento de serviços novos, tanto no aspecto qualitativo quanto no aspecto quantitativo. 

     

    c) Correto. Exatamente o que mostra os diversos autores em inovação de serviços públicos. A inovação envolve aspectos quantitativos, qualitativos, envolve ações de mudanças internas e externas a organização. 

     

    d) Errado. Não se trata de um tipo de inovação mais relevante como afirma a alternativa. Todo processo de inovação traz seus benefícios a estrutura organizacional no setor públicos. 

     

    e) Errado. A inovação incremental reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio. No serviço público não é aplicado necessariamente esse tipo de inovação, mas também a inovação radical que implica introduzir novos produtos ou serviços que se desenvolvem em novos negócios ou se expandem ou que causam mudança significativa em toda a organização. 

  • Olha a contradição : inovação em serviços públicos, aí o gabarito fala em produto!


ID
2584204
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – são indissociáveis do Governo Eletrônico, pois sem essas tecnologias não seria possível postular a ideia básica de Governo Eletrônico e nem de sua face ampliada. Dessa forma, relacione os estágios da gestão de Tecnologia da Informação – TI (alternativas I, II e III) com seus respectivo focos na gestão pública.


I. Administração de Sistemas de Informação na gestão de TI possui foco na Gestão Interna.

II. A administração dos recursos de informação na gestão de TI possui foco nos serviços e informações ao cidadão

III. A administração da TI na era da informação possui foco na ação entre governo x cidadania e entrega de serviços via internet.

IV. Administração de Sistemas de Informação na gestão de TI possui foco nos serviços e informações ao cidadão


É possível afirmar que está(ão) correta(s) apenas 

Alternativas
Comentários
  • Gab. da banca: B

  • I. Administração de Sistemas de Informação na gestão de TI possui foco na Gestão Interna.

    II. A administração dos recursos de informação na gestão de TI possui foco nos serviços e informações ao cidadão

    Administração dos Recursos de Informação possui foco nos serviços e informações ao cidadão

    III. A administração da TI na era da informação possui foco na ação entre governo x cidadania e entrega de serviços via internet.

    IV. Administração de Sistemas de Informação na gestão de TI possui foco nos serviços e informações ao cidadão

    Administração dos Recursos de Informação possui foco nos serviços e informações ao cidadão

    gab. B


ID
2611471
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011, regula o acesso às informações previsto na Constituição Federal e, assim, está vinculada à noção de controle social e transparência. Considerando o disposto nessa lei, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) A Lei de Acesso à Informação garante que qualquer interessado possa apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades competentes abrangidos pela lei, devendo o pedido conter a identificação do requerente, a especificação da informação requerida e os motivos determinantes da solicitação de informações.

( ) O direito de acesso aos documentos ou às informações neles contidas, utilizado como fundamento de tomada de decisão e de ato administrativo, será assegurado com a edição do ato decisório respectivo.

( ) As informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas poderão ser objeto de restrição de acesso.

( ) Primariedade refere-se à qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

( ) Autenticidade refere-se à qualidade da informação não modificada, inclusive quanto a origem, trânsito e destino.

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas são meras cópias da letra da lei.

     

    (I) FALSA:  Art. 10.  Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

     § 3o  São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público. 

    (II) VERDADEIRA: Art. 7o  O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter: 

    § 3o  O direito de acesso aos documentos ou às informações neles contidas utilizados como fundamento da tomada de decisão e do ato administrativo será assegurado com a edição do ato decisório respectivo. 

    (III) FALSA: Art. 21.  Não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais. 

    Parágrafo único.  As informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas não poderão ser objeto de restrição de acesso. 

    (IV) VERDADEIRA: Art. 4o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações. 

    (V) FALSA: Art. 4o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema; 

    Espero ter ajudado!

  • Só complementando o amigo, a ultima assertiva diz respeito à integridade.

    Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino


ID
2800981
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As organizações de serviços são responsáveis por produzir bens intangíveis, denominados serviços, nos quais o consumo e a produção de serviços são simultâneos, como, por exemplo, creches públicas, atendimento médico ou controle do trânsito. As naturezas das operações dos serviços podem ser mensuradas pelo alcance de cinco objetivos de desempenho ou prioridades estratégicas.


Em relação a tais objetivos ou prioridades, é correto afirmar que o critério:

Alternativas
Comentários
  • GAB E

  • GABARITO Letra E

    ERRADA - A) custo está relacionado com a mensuração do aumento do custo de eficácia; (eficiência)

    ERRADA - B) qualidade está relacionado com a perfeição do serviço na ótica do fornecedor; (cliente)

    ERRADA - C) rapidez está relacionado com a velocidade do cliente em consumir o produto; (com a velocidade de entrega do produto ao cliente)

    ERRADA - D) confiabilidade está relacionado com o fornecedor confiar na não inadimplência do cliente; (cliente confiar no bom funcionamento do produto)

    CORRETA - E) flexibilidade está relacionado com a maior agilidade e capacidade de adaptação à demanda. GABARITO

  • Custo/ eficiência

    Qualidade/ cliente

    Rapidez/ entrega do produto

    Confiabilidade/ cliente confiar no produto

    Flexibilidade/ maior adaptação a demanda. 

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento dos cinco objetivos de desempenho, segundo JOHNSTON: custo, confiabilidade, flexibilidade, qualidade e rapidez.


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação dos 5 objetivos:



    QUALIDADE – Executar ações da maneira mais correta possível. Ou seja, prestar serviços ou ofertar produtos sem falhas visando à satisfação total dos clientes. Pode ser expressa atendendo bem o cliente, no tempo certo e com produtos disponíveis. Buscar a produção com menos erro em cada micro-operação, menos desperdício, menos tempo necessário para a correção e retrabalho e, conseqüentemente menos confusão e irritação trarão como beneficio menor custo. Outro objetivo da Qualidade é a maior confiabilidade: o ponto importante neste caso é que o objetivo de desempenho da qualidade está intimamente ligado ao aspecto interno que lida com a estabilidade e a eficiência da organização, aumentando tanto a confiabilidade do cliente como também sua confiabilidade nos produtos / serviços. Portanto, a qualidade está relacionada com a perfeição do serviço na ótica da produção.



    RAPIDEZ – Executar ações da maneira mais rápida possível, minimizando o lead time – período entre o início de uma atividade e seu término. Ao conquistar um excelente nível de agilidade, a instituição aumenta a disponibilidade de seu produto/serviço no mercado e alcança a vantagem em rapidez. Logo, A rapidez está relacionada com a velocidade da entrega do produto ao cliente.



    CONFIABILIDADE – Manter os compromissos assumidos com os clientes no tempo correto. Atender adequadamente aos prazos das solicitações dos consumidores. Assim, a empresa conquista a vantagem de confiabilidade. Maior confiabilidade significa possibilidade de cobrar mais; economia de dinheiro e maior estabilidade. A confiabilidade está relacionada com a capacidade de a empresa entregar o produto ou o serviço na data prometida.



    FLEXIBILIDADE – Introduzir novos produtos/serviços a qualquer momento. Alterar qualquer programação de produção, reagindo positivamente em situações inesperadas sem permitir queda na qualidade dos produtos/serviços. Isso configura a vantagem de flexibilidade. Fornecer ampla variedade ou composto de produtos e serviços. Alterar o nível de outputs ou de atividades, atendendo à variação flutuante de demanda que caracteriza certos segmentos de mercado. Mudar a programação de entrega do bem ou do serviço, antecipando ou postergando-o, para atender à solicitação do cliente. Maior flexibilidade significa: maior agilidade de Gabarito do Professor:; maior economia de tempo e maior confiabilidade. Portanto, a flexibilidade está relacionada com a maior agilidade e capacidade de adaptação à demanda. 



    CUSTO 
    – Alcançar os objetivos previamente traçados com o menor custo possível, maximizando a
    receita da organização. Ao obter um excelente nível de retorno financeiro adotando a redução dos custos, a empresa conquista a vantagem de custo. Atingir este objetivo é nada menos do que o reflexo e o efeito da efetivação de todas as ações dos demais objetivos de desempenho. Isto significa que, se os quatro objetivos de desempenho estão sendo atingidos, o resultado será a redução do custo de produção. Menor custo de produção pode significar redução de preços para o consumidor e aumento dos lucros. Todas as empresas buscam manter seus custos baixos para aumentar a lucratividade, mesmo mantendo o volume inalterado de negócios. O custo está relacionado com a mensuração do aumento dos custos operacionais (custos de eficiência).


    Posto isso, vamos à análise das alternativas:


    A) Errado. Pois, o termo correto é eficiência, não “eficácia".



    B) Errado. Pois, o termo correto é ótica da Produção, não “fornecedor".



    C) Errado. Pois, A rapidez está relacionada com a velocidade da entrega do produto ao cliente, minimizando o lead time.



    D) Errado. Pois, A confiabilidade está relacionada com a capacidade de a empresa entregar o produto ou o serviço na data prometida.



    E) Certo. Pois, a flexibilidade está relacionada com a maior agilidade e capacidade de adaptação à demanda. 



    Gabarito do Professor: Letra E.

    Fonte:

    SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

    Fé em Deus e siga em frente, pois a vitória está próxima!

ID
2858047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Lei de Acesso à Informação obriga todos os municípios com até dez mil habitantes a divulgar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Nos termos do § 4º do art. 8º da Leio n. 12.527/2011, os Municípios com população de até 10.000 (dez mil) habitantes ficam dispensados da divulgação obrigatória na internet a que se refere o § 2º, mantida a obrigatoriedade de divulgação, em tempo real, de informações relativas à execução orçamentária e financeira.

  • Nos termos do § 4º do art. 8º da Leio n. 12.527/2011, os Municípios com população de até 10.000 (dez mil) habitantes ficam dispensados da divulgação obrigatória na internet a que se refere o § 2º, mantida a obrigatoriedade de divulgação, em tempo real, de informações relativas à execução orçamentária e financeira.

  • GABARITO LETRA E 

     

    LEI Nº 12527/2011 (LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO)

     

    ARTIGO 8o  É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. 

     

    § 2o  Para cumprimento do disposto no caput, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet). 

     

    § 4o  Os Municípios com população de até 10.000 (dez mil) habitantes ficam dispensados da divulgação obrigatória na internet a que se refere o § 2o, mantida a obrigatoriedade de divulgação, em tempo real, de informações relativas à execução orçamentária e financeira, nos critérios e prazos previstos no art. 73-B da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). 

  • Faz sentido. Municípios pequenos devem publicar suas movimentações financeiras.
  • GAB.: Letra E

  • Os municípios com população de até 10.000 habitantes continuam obrigados a divulgar, em tempo real, as informações relativas à execução orçamentária e financeira.

    Gabarito: E

  • GABARITO E)

    Art. 8º

    § 4º Os Municípios com população de até 10.000 (dez mil) habitantes ficam dispensados da divulgação obrigatória na internet a que se refere o § 2º , mantida a obrigatoriedade de divulgação, em tempo real, de informações relativas à execução orçamentária e financeira,(...)

  • essa questão é uma aberração. Em nenhum momento a lei indica que os municípios com até 10.000 hab estarão dispensados de divulgar informações sobre licitações, estrutura organizacional etc.;

    Art. 8º É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

    § 1º Na divulgação das informações a que se refere o caput, deverão constar, no mínimo:

    I - registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público;

    II - registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros;

    III - registros das despesas;

    IV - informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados;

    V - dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades; e

    VI - respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

    A lei só desobriga esses municípios a divulgarem essas informações na internet. Em nenhum momento a lei indica que eles não são obrigados a indicar o restante.

  • LETRA E

  • Ao meu ver essa questão deveria ser anulada pelo simples fato de não ter explicitado no enunciado, a INTERNET. Ai sim poderia ter tido respaldo do art. 8º, § 4º, da LAI.

    § 4º Os Municípios com população de até 10.000 (dez mil) habitantes ficam dispensados da divulgação obrigatória na internet a que se refere o § 2º , mantida a obrigatoriedade de divulgação, em tempo real, de informações relativas à execução orçamentária e financeira,(...)

    Ou seja, fora da internet, esses municípios de até 10k habitantes tem obrigação sim de publicarem todos os itens listados nas alternativas A, B, C, D e E desta questão.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Lei Federal nº 12.527/2011 − Lei de Acesso à Informação, sendo mais especificamente cobrado o § 4º do art. 8º.

    Segundo o Art. 8º.  da referida lei, é dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

    O § 4º do art. 8º nos traz uma especificidade para os municípios com até dez mil habitantes, pois estes ficam dispensados da divulgação obrigatória de informações. Dado os custos para divulgação, o legislador excluiu alguns municípios pelo quantitativo de habitantes, entretanto essa exceção possui uma ressalva que veremos na transcrição do parágrafo 4º abaixo:

    § 4º os Municípios com população de até 10.000 (dez mil) habitantes ficam dispensados da divulgação obrigatória na internet a que se refere o § 2º , mantida a obrigatoriedade de divulgação, em tempo real, de informações relativas à execução orçamentária e financeira, nos critérios e prazos previstos no art. 73-B da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). (Lei Federal nº 12.527/2011 − Lei de Acesso à Informação) (grifo nosso).

    Ante o exposto, os itens “A", “B", “C" e “D" estão errados, sendo que nesses casos os municípios com até 10 mil habitantes ficam dispensados da divulgação obrigatória. Lado outro, o item “E" é a alternativa correta, dado que segundo o § 4º do art. 8º, a divulgação das informações relativas à execução orçamentária e financeira, devem ser mantidas obrigatoriamente e em tempo real.
    Gabarito do Professor: Letra “E"

    Fonte:

    Lei Federal nº 12.527/2011 − Lei de Acesso à Informação.
  • COLABORANDO

    Art.48 e 48-A, entre outros, da LRF = Instrumentos de transparência e PARTICIPAÇÃO POPULAR (orçamento participativo nos Municípios das fases elaboração, discussão e acompanhamento do Orçamento.

    Bons estudos.


ID
3186121
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

De acordo com Santos (2005), "A prioridade do governo eletrônico é a promoção da cidadania. Dessa forma, todas as atividades desenvolvidas devem ser entendidas como 'serviços públicos mais públicos', aqueles que podem ser usufruídos em casa, no trabalho, ou em locais de acesso público à internet, sem a necessidade de presença do cidadão numa representação do governo'". Ainda para o autor, o governo possui comitês responsáveis pelo debate e diretrizes técnicas. Entre eles, estão o de inclusão digital, o de gestão de sítios e serviços livres, e o de implementação de software livre.
Diante da exposição do autor e das opções abaixo, assinale a que NÃO pode ser considerada como uma das diretrizes do conceito de governo eletrônico, e que tem reflexo direto na gestão e na preservação digital.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Diretrizes do Governo Eletrônico Brasileiro

    De acordo como o relatório Consolidado, das oficinas de Planejamento estratégico, o governo eletrônico será implementado segundo sete princípios. Estes devem servir como referência geral para estruturar as estratégias de intervenção, adotadas como orientações para todas as ações de governo eletrônico, gestão do conhecimento e gestão da TI no governo federal. São eles (BRASIL, 2004, p. 8):

    1. Promoção da cidadania como prioridade;

    2. Indissociabilidade entre inclusão digital e o governo eletrônico;

    3. Utilização do software livre como recurso estratégico;

    4. Gestão do Conhecimento como instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas;

    5. Racionalização dos recursos;

    6. Adoção de políticas, normas e padrões comuns;

    7. Integração com outros níveis de governo e com os demais poderes.”

  • utilização de software livre


ID
3191830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As conferências de políticas públicas são um formato utilizado para aperfeiçoar as relações entre Estado e sociedade civil e para cumprir o princípio da participação, que compõe o texto constitucional. Nesse sentido, determinado município do estado de Rondônia convocou uma conferência para discutir aspectos da política educacional municipal. Para facilitar o diálogo e permitir a apresentação de propostas como resultado do evento, a administração local deve implantar mecanismos e estabelecer procedimentos.

Considerando essa situação hipotética, julgue se os procedimentos listados nos itens a seguir, que poderão ser estabelecidos pela administração local, refletem boas práticas para uma gestão que promova a participação na administração pública.

I Escolher delegados para o evento a partir das prioridades da administração municipal, sem que se considere a diversidade do setor.

II Excluir do temário questões relativas ao orçamento da educação local.

III Convidar para mediar os grupos de discussão servidores técnicos com elevada experiência em mediação de processos semelhantes.

IV Construir uma plataforma digital para consulta e validação das propostas apresentadas.

V Organizar os participantes por ordem alfabética e, seguindo essa ordem, dividi-los em vários grupos para discussão dos temas propostos.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Letra D - III e IV

    I Escolher delegados para o evento a partir das prioridades da administração municipal, considerando a diversidade do setor.

    II Incluir no temário questões relativas ao orçamento da educação local.

    III Convidar para mediar os grupos de discussão servidores técnicos com elevada experiência em mediação de processos semelhantes. CERTO

    IV Construir uma plataforma digital para consulta e validação das propostas apresentadas. CERTO

    V Organizar os participantes por ordem alfabética e, seguindo essa ordem, dividi-los em vários grupos para discussão dos temas propostos. (não tem efetividade na prática)

  • A questão em análise aborda a participação social no processo de gestão de políticas públicas. Segundo o BRESSER-PEREIRA (2004):

    “A democracia brasileira vai deixando de ser uma democracia de elites para se transformar em uma democracia de opinião pública na qual já podem ser percebidas características da democracia participativa ou republicana, na medida em que se multiplicam os processos participativos oriundos de organizações da sociedade civil, sejam elas públicas não estatais, de controle e advocacia social, ou corporativas, como associações representativas de interesses e sindicatos".


    Além disso, boas práticas de gestão, são aquelas atitudes que apresentam respostas a determinados problemas, são mais eficazes e criativas para novos problemas ou novas para velhos problemas. Em face do exposto, vamos analisar os itens da questão:


    Item “I": a escolha de um delegado para coordenar determinado evento precisa levar em consideração a diversidade do setor, uma vez que a afinidade com a temática em questão é fundamental para conduzir determinado assunto. Portanto, o item “I" está errado;


    Item “II": a abordagem de qualquer política pública necessariamente envolve aspectos orçamentários. Portanto, a abordagem de uma política educacional municipal consequentemente envolve aspectos orçamentários. Portanto, o item “II", também, está errado;


    Dica: Já eliminamos dois itens, isso faz com que eliminemos as letras “A, B e C".


    Item “III": a condução de grupos de discussão por servidores especializados no tema é fundamental promover uma melhor interação entre a sociedade e a administração pública. Portanto, item correto;


    Item “IV": a interação digital, o uso da tecnologia da informação, é essencial e fundamental para promover uma melhor interação com a sociedade. Portanto, essa utilização de plataforma digital facilita e contribui para a validade de propostas da sociedade. Sendo assim, item correto;


    Item “V": dividir os participantes por ordem alfabética pode dificultar a participação da sociedade e a condução do mediador, pois, essa medida não leva em consideração o conhecimento e as experiências dos participantes. Caso essa divisão fosse realizada por assunto, talvez os resultados dos trabalhos sejam melhores. Portanto, item errado.


    Assim, estão corretos os itens “III" e “IV". Sendo assim, a alternativa correta é a letra “D".




    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “D".




    FONTE:

    BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Reforma da gestão e avanço social em uma economia semiestagnada. Revista de Administração Pública, v. 38. 2004.

  • Basta analisar o que seria mais eficaz e efetivo para a situação apresentada .

    item D

  • LETRA D

  • Essa foi quase uma questão de interpretação de texto.

ID
3205120
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A segunda metade do século XX marca o início da era do conhecimento e da informação, caracterizada por um período de grandes transformações tecnológicas, sociais e econômicas, que impõem novos padrões de gestão às organizações públicas e privadas. No setor público, o desafio que se coloca para a nova administração pública é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Como transformar estruturas burocráticas, hierarquizadas e que tendem a um processo de insulamento em organizações flexíveis e empreendedoras.

  • Estrutura burocrática : Hierarquia ,rigidez e foco nos processos .

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O segredo do sucesso é nunca desistir !!!

  • insulamento

    substantivo masculino

  • A sociologia weberiana, como ressalta Evans (2004), desenvolveu o conceito de burocracia e, associado a ele, a noção de que o Estado burocrático moderno tem – e precisa ter – algum grau de distanciamento da sociedade. Isso passou a ser denominado insulamento burocrático. Essa abordagem provocou reflexões até mesmo entre os pensadores marxistas, que passaram a conjeturar sobre o que eles chamaram de “autonomia relativa do Estado capitalista” (ver, POULANTZAS, 1986). 

  • insulamento = isolamento

  • GAB [B].

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !!

    #ESTABILIDADESIM !!!

    #FORATRAINEE !!!

  • GABARITO B

    na segunda metade do século XX nasceu a administração gerencial com a sua primeira aparição na década de 60 com o decreto lei 200, o intuito dela é justamente tornar a administração mais flexível e menos burocrática.


ID
3304273
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As organizações formais modernas, objeto fundamental da Administração Pública, possuem características comuns.

Assinale a opção que apresenta apenas características das organizações formais modernas.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o que deixou a letra D incorreta é que a questão pede "Na modernidade" e a resistência a mudanças acabou sendo desconsiderada, já que as organizações nos dias de hoje funcionam como sistemas, porém sem se esquecer da Autoridade e Especialização como marcas principais

  • As relações são características de organizações informais, através de conversas. Daí, eliminamos as letras A, B e E. Resistir às mudanças não é um fator atual, pelo contrário, precisa-se ter adaptabilidade e flexibilidade diante das situações, ou seja, apto a mudar. Assim, eliminamos a alternativa D, restando-nos a letra C que é o gabarito.

  • Não marquei a letra C pois as organizações modernas são mais achatadas.

  • Gab. C

  • Gabarito letra C.

    As principais características das organizações formais modernas são:

    Divisão do Trabalho.

    Especialização.

    Hierarquia.

    Distribuição da autoridade e responsabilidade.

    Racionalismo.

  • LETRA C

  • A questão em análise nos indaga sobre o conceito de organizações formais modernas. Apesar de contemporâneas, essas organizações possuem um viés de organização burocrática e, até mesmo, clássica. Apresentam como principais características: a divisão do trabalho; a especialização; a hierarquia; o foco na tarefa e na estrutura; a resistência às mudanças; a liderança formal; a distribuição de autoridade e de responsabilidade; e o racionalismo.

    Em face do exposto, podemos afirmar que as características de liderança informal, adhocracia, adaptabilidade e foco nas relações interpessoais são características de organizações informais. Portanto, a alternativa que atende às características apresentadas anteriormente é a letra “C".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “C".
  • Especialização e distribuição de autoridade.

  • Apresentam como principais características:

    Divisão do trabalho

    Especialização

    Hierarquia

    Foco na tarefa e na estrutura

    Resistência às mudanças

    Liderança formal

    Distribuição de autoridade e de responsabilidade

    Racionalismo.

  • O erro da maioria está sendo considerar "modernas" como as organizações atuais.

    Organizações formais modernas é um termo tratado na Era Neoclássica da Administração, cujos princípios organizacionais foram reafirmados, como Divisão do trabalho, especialização, hierarquia e amplitude (distribuição de responsabilidade e autoridade) essas organizações eram, sim, resistentes à mudança, pois eram baseadas em um modelo mecanicista. No entanto, a letra C coloca junto a essa característica o Racionalismo, que é característica da BUROCRACIA.

  • Gabarito: C As organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias que se fundamentam na autoridade legal racional. De acordo com Max Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais. Qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma burocracia e apresenta três características principais: Formalidade, impessoalidade e profissionalismo.   As principais características de uma organização formal moderna são: Divisão do Trabalho; Especialização; Hierarquia; Distribuição da autoridade e da responsabilidade; Racionalismo. Fonte: https://www.google.com/amp/s/materiasparaconcursos.com.br/2020/01/15/caracteristicas-basicas-das-organizacoes-formais-modernas/amp/
  • Gente, pelo comentário do professor e de alguns colegas, a D está certa também, não?

    Divisão do trabalho

    Especialização

    Hierarquia

    Foco na tarefa e na estrutura

    Resistência às mudanças

    Liderança formal

    Distribuição de autoridade e de responsabilidade

    Racionalismo.

  • As características clássicas das organizações formais modernas, segundo os principais autores contemporâneos, são: Divisão do Trabalho; Especialização; Hierarquia; Distribuição da Autoridade e da Responsabilidade; e Racionalismo.

    Augustinho Paludo, Administração Pública, 2018, pg 10.


ID
3525766
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Serra Talhada - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O conceito de informação pessoal, na lei nº 12.527/11, refere-se àquela relacionada à entidade pública, componente da administração direta, que está disponível para a consulta em portais da transparência.

II. O conceito de informação inclui apenas dados processados que podem ser utilizados para a produção, mas não para a transmissão de conhecimento contido em meio eletrônico, exclusivamente.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I - falsa

    Informações também da Administração INdireta

    II - falsa

    "para a transmissão de conhecimento contido em meio eletrônico," também, não exclui essa função

  • Conforme o Art. 4º da Lei lei nº 12.527/11:

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de

    conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;

    Portanto, as duas assertivas estão ERRADAS, o que leva ao Gabarito letra D.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    De acordo com a Lei n.º 12.527/11 (Lei de Acesso a Informação) em seu artigo 4º, incisos I e IV, estabelece algumas considerações para esta lei como:

    “Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

    II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;

    III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;

    VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações". 

    Analisando as alternativas separadamente, temos que:

    I. ERRADO. de acordo com o inciso IV desta lei, a informação pessoal não é apenas a entidade pública.

    II. ERRADO. com base no inciso I desta lei, a informação não inclui apenas a dados processados.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3610687
Banca
RBO
Órgão
Prefeitura de Porto Ferreira - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Administração na era da Informação - “A informação vem se apresentando nesse novo milênio como um recurso indispensável para as organizações que almejam a própria sustentabilidade”.


Assinale a alternativa que não coaduna com o texto acima.

Alternativas
Comentários
  • D) Com a informação não é mais papel fundamental da alta administração valorizar o aprendizado individual e coletivo, estimular o compartilhamento do conhecimento e manter o foco no cliente.

    A alternativa vai ao oposto que afirmativa propõe, a informação é tido como elemento indispensável para as organizações da atualidade.

    Bons Estudos

  • Coaduna = Harmonizar.

    Como ele pede a que não Harmoniza com o texto, só pode ficar a letra D.


ID
3763951
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No contexto da tecnologia da informação e comunicação e com a necessidade de participação das organizações para o desenvolvimento da cidadania, surge o processo de alfabetização tecnológica e acesso aos recursos tecnológicos. Esse processo é o conceito de

Alternativas
Comentários
  • GAB; B

  • Gabarito letra A : Inclusão digital como medidas tomas a fim de inserir recursos tecnológicos no contexto do dia a dia.

  • GABARITO: LETRA A

    Inclusão digital entende-se das pessoas que tem o computador com acesso, acesso a rede e o domínio. É um facilitador para os deficientes físicos também. Acessibilidade à informação tecnológica por todos.

  • Incluir digitalmente está ligado à ideia de alfabetizar as pessoas no entendimento acerca dos recursos tecnológicos.

  • Para respondermos à questão em análise, vamos conceituar cada uma das alternativas:

    A) CERTA. A inclusão digital é o processo pelo qual se aplica a difusão das tecnologias e do conhecimento para o acesso a elas por todas as camadas da sociedade e os indivíduos, ou seja, o objetivo da inclusão digital é a democratização da tecnologia. Com o avanço tecnológico e a implementação do mundo digital, a necessidade do acesso as tecnologias se tornou imprescindível. Portanto, esse conceito corresponde ao conceito apresentado na introdução da questão em análise;

    B) ERRADA. O governo eletrônico é um instrumento para melhorar os serviços públicos e o relacionamento com a sociedade, mediante a utilização das tecnologias da informação e comunicação. Além disso, as ações do governo eletrônico visam a permitir maior participação do cidadão; fortalecer a cidadania; oferecer serviços diretamente pela internet; desburocratizar; facilitar e expandir as formas de comunicação com o cidadão; melhorar a governança pública; aumentar a eficiência administrativa; reduzir custos; melhorar os resultados da gestão pública; e promover a transparência e a accountability governamental. Esse conceito não corresponde ao apresentado na introdução. Assim, esse conceito não corresponde ao apresentado na introdução;

    C) ERRADA. A sociedade da informação é um conceito que surgiu no século XX no contexto de um dos mais importantes avanços na tecnologia, sendo a incorporação da tecnologia no sistema social e na economia. Assim, esse conceito não corresponde ao apresentado na introdução;

    D) ERRADA. Rede de computador é o conjunto de estruturas físicas por meio das quais as programações lógicas são conectadas entre si, permitindo a troca de dados entre os computadores dessa rede. Assim, esse conceito não corresponde ao apresentado na introdução;
    E) ERRADA. Infoexclusão significa a não capacitação do cidadão na utilização das novas tecnologias disponíveis. Como a tecnologia está diretamente relacionada ao sistema socioeconômico do país, a infoexclusão estará relacionada ao desenvolvimento dessa sociedade. Assim, esse conceito não corresponde ao apresentado na introdução;

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A. 
  • Difícil é as pessoas quererem ser alfabetizada digitalmente, pois hoje a facilidade de acesso aos meios eletrônicos com acesso à internet é grande, contudo as pessoas só usam esses recursos para futilidades, é só observamos as filas de banco e caixas lotéricas lotadas de gente para pagar contas de água, luz, telefone e boletos em geral, sendo que a maioria dessas pessoas possuem contas nos bancos, e estes disponibilizam aplicativos para seus clientes usarem dos seus serviços eletronicamente e poderem fazer esses pagamentos pelo próprio aplicativo.