MultiplexaçãoO processo que possibilita que vários sinais possam ser enviados ao mesmo tempo em um mesmo canal é chamado de multiplexação. Existem diferentes técnicas de multiplexação sendo as mais importantes a multiplexação por divisão em freqüência (FDM), por divisão no tempo e por divisão em códigos.
Na divisão por freqüência, se cada um dos sinais a serem transmitidos tem uma largura de banda B, eles serão transmitidos em "envelopes" de freqüências que diferem entre si por uma quantidade maior ou igual a 2B. Este tipo de multiplexação é chamado de FDM (Frequency Division Multiplexing). Neste caso, o número de sinais que podem ser transmitidos simultaneamente usando FDM depende da freqüência, da portadora e da largura de banda do canal.
b-
As técnicas básicas de multiplexação são FDM (Multiplexação por Divisão de Frequência) e TDM (Multiplexação por Divisão do Tempo). No FDM, para sinais analógicos, a largura de banda do canal de transmissão é dividida em vários menores. No TDM, para sinais digitais, o tempo de transmissão do canal é dividido em pequenos intervalos de tempo - time slots. Existe o TDM comum, também chamado TDM Síncrono, onde cada usuário de canal tem time slot fixo, para transmissão. No caso de um usuário não tiver sinal para transmitir quando vier seu time slot, esse intervalo será desperdiçado no canal multiplexado. o TDM Estatístico, também TDM Assíncrono não tem time slot fixo, mas pode acessar aleatoriamente time slots vazios no momento que desejar transmitir.