SóProvas


ID
1584700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item que se segue, referentes a estruturas clínicas. 


O narcisismo das pequenas diferenças, conceito criado por Freud para caracterizar a intolerância do indivíduo com as mínimas divergências, é inerente às estruturas perversas.


Alternativas
Comentários
  • inerente às estruturas neuróticas

  • neuróticas ou psicóticas ?

  • Sobre o conceito de "narcisismo de pequenas diferenças":

    "Agora, nessa primeira menção (ou versão) freudiana. já encontramos três dos principais aspectos do narcisismo das pequenas diferenças, ainda que embrionariamente, e que serão desenvolvidos em importantes textos. Vejamos quais são os aspectos: 1-a afirmação do particular sobre o comum e o indiferenciado, "[...] justamente em suas pequenas diferenças, não obstante sua semelhança em todo o resto, se fundamentam os sentimentos de estranheza e hostilidade entre eles" (FREUD, 1918/2006, p. 195). 2- a fraqueza da solidariedade frente ao narcisismo das pequenas diferenças, "[...] a hostilidade que em todos os vínculos humanos vemos batalhar com êxito contra os sentimentos solidários" (1918/2006, p. 195). 3-a aproximação da análise do narcisismo das pequenas diferenças com a análise do mandamento religioso amar o próximo como a ti mesmo, "a hostilidade que em todos os vínculos humanos vemos [... ] degolar o mandamento de amar o próximo" (1918/2006, p. 195)".

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-48912011000200004

    Tem também um ótimo vídeo sobre isso: www.youtube.com/watch?v=RrmmxiGRU9g

  • Freud utilizou a noção de narcisismo das pequenas diferenças para refletir sobre o par de opostos tolerância/intolerância, no plano individual e coletivo. Foi com  esta ferramenta conceitual que a psicanálise, diante do fenômeno de manipulação  do sentimento de estranheza à diferença do outro, que explodiu no interior das  grandes massas modernas, se voltou para o campo da política.
    O erro da questão está em apontar o fenômeno como inerente das estruturas perversas, quando na verdade é característico das neuróticas.

    GABARITO: ERRADO



  • Neuróticas.