- ID
- 45163
- Banca
- FCC
- Órgão
- TJ-SE
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
De acordo com o modelo dinâmico da estruturação da personalidade, proposto por Sigmund Freud, o EGO
De acordo com o modelo dinâmico da estruturação da personalidade, proposto por Sigmund Freud, o EGO
Erik H. Erikson tratou da organização da identidade na evolução do ciclo vital humano, relacionando as fases descritas por Freud às crises psicossociais. A crise psicossocial que corresponde à fase anal no pensamento freudiano denomina-se
A abordagem psicanalítica crê que o entrevistado reproduz na entrevista conflitos e pautas de seu passado que assumem uma vigência atual, uma realidade psicológica imediata e concreta, em que o entrevistador fica investido de um papel que não lhe corresponde estritamente, podendo obter informação sobre a estrutura mental do sujeito e o tipo de sua relação com o próximo, decorrentes
Com relação às teorias da personalidade e suas técnicas
psicoterápicas, julgue os itens de 55 a 64.
Para Freud, a simbolização é a manifestação de símbolos guardados no inconsciente, considerado um baú de símbolos e o porão da consciência.
Com relação às teorias da personalidade e suas técnicas
psicoterápicas, julgue os itens de 55 a 64.
O psicanalista, para Freud, é dotado do poder de decodificar o inconsciente, portador de simbolismo próprio, para os pacientes, explicando-lhes a linguagem do inconsciente.
Em cada item a seguir, julgue a correção da associação proposta
entre reconhecidos teóricos da personalidade e grandes categorias
de teorias da personalidade.
Freud, Carl Jung, Alfred Adler: teorias psicodinâmicas
Sigmund Freud propôs três componentes básicos estruturais da psique. A parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa e tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade é o
A função biológica do comportamento de apego é proteger o ser humano, quando pequeno, dos diversos perigos que podem ameaçá-lo. Essa frase é de autoria de um(a) importante teórico(a) da psicologia:
David E. Zimmerman acredita que ainda continua válida a clássica "equação etiológica" (ou "série complementar") formulada por Freud (1916), por meio da qual ele postula que são três os fatores formadores da personalidade da criança: os heredo-constitucionais, as antigas experiências emocionais com os pais e
As etapas evolutivas na formação da personalidade da criança não são estanques e nem de uma progressão absolutamente linear - antes, elas se transformam, superpõem e interagem permanentemente entre si. Os diferentes momentos evolutivos deixam impressos no psiquismo aquilo que Freud denominou de pontos de fixação, em direção aos quais eventualmente qualquer sujeito pode fazer um movimento de regressão. Os pontos de fixação formariam-se a partir de uma exagerada
O termo superego, introduzido pela abordagem freudiana, alude
Na abordagem freudiana, a energia psíquica que direciona o indivíduo na busca de pensamentos e comportamentos prazerosos é denominada
No pensamento freudiano são apresentadas algumas etapas de desenvolvimento. A que marca um intervalo na evolução da sexualidade, observando-se, deste ponto de vista, uma diminuição das atividades sexuais, a dessexualização das relações de objeto e dos sentimentos (especialmente a predominância de ternura sobre os desejos sexuais), o aparecimento de sentimentos como o pudor ou a repugnância e de aspirações morais e estéticas, corresponde
Sigmund Freud assinalou que as transferências do analisante cristalizam-se, durante o tratamento, na neurose de
Julgue os itens a seguir, relativos às teorias da personalidade.
A exploração do inconsciente e a ideia de que o indivíduo é motivado por impulsos são contribuições de Sigmund Freud para a teoria da personalidade.
Julgue os itens a seguir, relativos às teorias da personalidade.
Tanto para Freud como para Jung, a mente ou psique atua no nível consciente e no inconsciente. No entanto, Jung defendia que a parte mais significativa do inconsciente provinha do inconsciente coletivo, e não, das experiências passadas do indivíduo, como acreditava Freud.
Julgue os próximos itens, a respeito da personalidade e de seus
transtornos.
De acordo com a teoria freudiana, o caráter se desenvolve durante a fase oral, o que torna quase impossível um trabalho preventivo no desenvolvimento da personalidade.
Como é conhecida a teoria de John Bowlby sobre desenvolvimento infantil que sofre bastante influência da psicanálise de Freud?
Segundo Freud, o temor de fazer exames ou a tensão por um trabalho difícil pode provocar nos escolares a:
Para Freud, as crianças em suas brincadeiras repetem tudo que lhes causou uma grande impressão na vida real e assim ab-reagem à intensidade da impressão, tornando-se senhoras da situação. Assinale a alternativa que traduz, para esse autor, o desejo que domina o tempo todo as brincadeiras de criança.
Em relação à visão de Freud a respeito da sexualidade infantil, analise as afirmativas abaixo, e a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Uma característica sobre o instinto sexual é que ele está ausente na infância e só desperta na puberdade.
II. A amnésia infantil proporciona um novo ponto de comparação entre os estados psíquicos da criança e dos psiconeuróticos.
III. A sexualidade dos psiconeuróticos permanece num estágio infantil ou é conduzida de volta a ele.
IV. Pode-se dizer que sem amnésia infantil não haveria amnésia histérica.
Segundo Freud, as primeiras crises de Dostoievski tinham uma significação de:
Freud usou a expressão do poeta-filósofo Schiller: “são a fome e o amor que movem o mundo”. Para ele a fome podia ser vista representando:
Para Sigmund Freud, a personalidade forma-se ao redor de três estruturas: o id, o ego e o superego. O id
Freud comparava o inconsciente a um grande salão de entrada no qual um grande número de pessoas, cheias de energia e consideradas de má reputação, movem-se desordenadamente, agrupam-se e lutam incansavelmente para escapar até um pequeno salão contíguo. No entanto, um guarda atento protege o limiar entre o grande salão de entrada e a pequena sala de recepção. O guarda possui dois métodos para prevenir que elementos indesejáveis escapem do salão de entrada: ou os recusa na porta de entrada ou expulsa aqueles que haviam ingressado clandestinamente na sala de recepção. O efeito nos dois casos é o mesmo: os indivíduos ameaçadores e desordeiros são impedidos de entrar no campo de visão de um hóspede importante que está sentado no fundo da sala de recepção, atrás de uma tela. O significado da analogia é óbvio. As pessoas no salão de entrada representam as imagens inconscientes.
A pequena sala de recepção é
Sobre a relação entre arte e psicanálise, podemos dizer que Freud, em “Uma Lembrança de Infância de Leonardo da Vinci.” (1910), compara o processo de criação artística ao:
Pela “equação etiológica” (ou “série complementar”), a abordagem freudiana postula que são três os fatores formadores da personalidade da criança: os heredoconstitucionais; as antigas experiências emocionais com os pais; e as experiências traumáticas da realidade da vida
Nas fases de desenvolvimento humano propostas no modelo freudiano, há um período no qual ocorre a canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, por meio de sublimações. Deste modo, a energia da libido fica temporariamente deslocada dos seus objetivos sexuais. Esta descrição corresponde ao período
Sigmund Freud fez observações a respeito de seus pacientes, focalizando uma série de conflitos e acordos psíquicos, o que o conduziu a tentar ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique: o id, o ego e o superego. O ego tem, dentre suas tarefas, a de
De acordo com a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Freud, a sexualidade humana tem um desenvolvimento progressivo desde a primeira infância. Em relação ao tema NÃO está correto afirmar que:
Na atualidade, admite-se que, além das mães biológicas, outras figuras sejam igualmente importantes para o desenvolvimento dos bebês. O teórico que fortaleceu essa compreensão através do conceito de cuidador foi:
Tradução que Lacan fez do termo alemão Verwerfung, usado por Freud:
Freud fez de Ida Bauer, o caso que apresentou como protótipo de uma tratamento psicanalítico com uma mulher histérica. Ficando na literatura conhecido como o caso:
Acerca de teorias da personalidade e desenvolvimento, assinale a opção correta.
Para caracterizar uma forma intermediária entre o pensamento simbólico discutido por Freud e a forma de pensamento socializado e lógico, próprio do adulto, Piaget inicialmente falou de pensamento:
Com base em E. Roudinesco, analise as afirmativas abaixo, se verdadeiras ou falsas e em seguida assinale a alternativa correta na posição freudiana sobre o assassinato do pai em Édipo, Hamlet e Dostoiévsky.
I. No Drama de Hamlet, o assassinato do pai é um ato falho ligado a uma consciência culpada.
II. Na tragédia de Édipo o assassinato do pai é a ação de um desejo consciente e incestuoso.
III. Ao associar Édipo e Hamlet aos irmãos Karamázov, Freud conclui sua trilogia da revolta dos filhos contra o pai, evocando a figura do pai.
IV. Freud partilha as opiniões de Dostoiévshy sobre a crítica ao “homem ético” em sua essência, para quem a penitência torna o assassinato possível e até mesmo aceitável.
Em carta a Freud, Romain Rolland (1927) refere-se ao “Sentimento oceânico” como verdadeira fonte da (o):
Ponto mais doloroso de toda a civilização, considerado também como tentativa terapêutica, segundo Freud, é:
Em Freud, encontramos a referência de dois principais tipos de métodos patagônios de criação, acuradamente avaliados por Franz Alexander em seu livro The Psicanalysis of The Total Personality em vinculação com o estudo da delinquência efetuado por Archhorn. São estes :
Para Freud, nenhum aspecto parece caracterizar melhor a civilização do que sua estima e seu incentivo em relação as mais levadas atividades mentais do homem e o papel fundamental que atribui às idéias na vida humana. Entre essas idéias em primeiro lugar se encontram:
O trabalho de Sigmund Freud, desenvolvido com seus conhecimentos de biologia, neurologia e psiquiatria, propôs uma nova compreensão da vida mental. Seu trabalho contestou tabus culturais, religiosos, sociais e científicos.
Considere a afirmações abaixo sobre a teoria Psicanalítica.
I. Os sonhos são usados na Psicanálise para recuperar material inconsciente. Os sonhos são considerados como uma forma de satisfazer desejos não-realizados.
II. Catexia é o processo pelo qual a energia libidinal disponível na psique é afixado ou investido em uma pessoa, ideia ou coisa.
III. Nossa estrutura de personalidade é composta pelo Id (isso), ego (eu) e Superego (acima do eu).
IV. Ego é o núcleo biológico original a partir do qual emerge o resto da personalidade. Embora primitivo e desorganizado, o ego contém o reservatório de energia para todas as partes da personalidade.
Está correto o que se afirma APENAS em:
Segundo Freud, o id é a parte fundamental da personalidade, fonte de
À luz da teoria de desenvolvimento psicossocial, julgue os itens
seguintes.
A teoria do desenvolvimento psicossocial estendeu os estágios do desenvolvimento freudiano para a adolescência, a idade adulta e a velhice.
Acerca da teoria kleiniana, julgue os itens subsequentes.
A teoria kleiniana diverge em relação à teoria freudiana ao considerar que a criança sempre direciona seus desejos a objetos relacionados à mãe, ou seja, ao seio bom e ao seio mau. Segundo a teoria freudiana, a criança pode ter o pênis como objeto.
Com relação às tópicas freudianas acerca do psiquismo e à releitura
do inconsciente feita por Lacan, julgue os próximos itens.
Tanto para Freud quanto para Lacan, o complexo de Édipo está relacionado ao recalcamento originário.
Com relação às tópicas freudianas acerca do psiquismo e à releitura
do inconsciente feita por Lacan, julgue os próximos itens.
A fase do espelho, que constitui o eu e se articula ao narcisismo primário, é um momento fundamental para construir a relação corpo-realidade e a identidade.
Com relação às tópicas freudianas acerca do psiquismo e à releitura
do inconsciente feita por Lacan, julgue os próximos itens.
O id foi mencionado por Freud quando da reorganização da sua primeira tópica em 1920-1923, como a instância que contempla os mesmos conteúdos, antes parte do inconsciente, mas não o conjunto do psiquismo inconsciente.
Julgue os itens seguintes, acerca das concepções de sublimação
segundo Freud.
O recalque — mecanismo básico das psicoses que dificulta o engajamento do sujeito no campo social — pode resultar do prazer pulsional que não pôde ser sentido como tal e que não foi sublimado.
Julgue os itens seguintes, acerca das concepções de sublimação
segundo Freud.
A cultura é o resultado da restrição e do adiamento da gratificação pulsional. Desse modo, o prazer está associado à sublimação.
Julgue os itens seguintes, acerca das concepções de sublimação
segundo Freud.
A frustração e a gratificação, quando apropriadamente empregadas, podem encorajar o sujeito a deixar suas satisfações primárias, às quais ainda está ligada, para que ela adquira outras mais elaboradas e eficazes a fim de encontrar o prazer. O trabalho pode ser uma opção para que atinja essa finalidade.
Julgue os itens seguintes, acerca das concepções de sublimação
segundo Freud.
Quando a ferida narcísica não é ressignificada, pode prevalecer o que Freud denomina “narcisismo das pequenas diferenças”, que resulta na dificuldade que homens e mulheres têm de abandonar sua pulsão de morte, mesmo diante das inibições civilizatórias.
Julgue os itens que se seguem, acerca das neuroses segundo Freud
e Lacan.
A clínica da neurose obsessiva — ideia desenvolvida por Freud — focaliza como os elementos do desejo se estruturam, especialmente em relação à demanda do outro.
Julgue os itens que se seguem, acerca das neuroses segundo Freud
e Lacan.
De acordo com Freud, o desejo apoia-se no fantasma de amar e ser amado, o que justifica a angústia neurótica.
Julgue os itens que se seguem, acerca das neuroses segundo Freud
e Lacan.
De acordo com Freud, a inibição da capacidade de trabalho observada nos neuróticos decorre da falta de gratificação pulsional.
"A terapia cognitiva foi fundada no inicio da década de 1960. O fundador deste modelo teórico teve a sua atenção despertada pela visão negativa que determinados pacientes tinham de si mesmos,do mundo a sua volta e do futuro."
(Cordioli, 2008.)
Os dizeres abordam sobre um modelo teórico, cujo autor fundou por causa de um imenso incômodo diante de alguns pacientes, com determinado transtorno. Marque a alternativa que nomeia respectivamente o autor e o transtorno que serviu de base para a fundação da terapia cognitiva.
Freud (1913) não utilizou esta expressão,porém, destacou que o primeiro objetivo da terapia é ligar o paciente ao terapeuta. A expressão designa a capacidade do paciente de estabelecer com o terapeuta um trabalho,em oposição às reações transferenciais regressivas e à resistência. No processo psicoterápico, tais informações se referem a qual fenômeno presente na relação terapeuta-paciente?
“Tenho apenas um objetivo: transmitir uma fração do significado da palavra agora. Para mim, nada existe senão o agora. Agora = Experiência = Conscientização = Realidade. O passado já não é, e o futuro ainda não é. Somente o agora existe.” Neste relato, estamos nos referindo a que teórico e que abordagem ?
Freud designa três instâncias dinâmicas como constitutivas do aparelho psíquico, a saber: ego, superego e id. Acerca dessas instâncias, é correto afirmar:
Ao anal isar a formação dos sintomas na XVII Conferência , Freud afirma que, no caso das neuroses de transferência, os pacientes adoecem de uma frustração, quando a satisfação de seus desejos sexuais é inviabilizada pela realidade.O sintoma é:
O conceito de identificação é abordado por Freud em poucos trabalhos, mas assume uma consistência teórica como poucos conceitos na psicanálise. Em “Psicologia das massas e análise do ego”(1921) , Freud distingue três tipos de identificação, das quais pode-se destacar a identificação:
Em “Luto e Melancolia”(1917) , Freud trabalha os modos como o sujeito responde à perda de objeto. No caso do luto, o trabalho psíquico é livrar toda a libido de seus enlaces com esse objeto perdido, enquanto namelancolia:
No texto “O problema econômico do masoquismo” (1924), Freud constata que, no masoquismo, a dor e o desprazer podem constituir-se como metas pulsionais, deixando o princípio do prazer paralisado, narcotizando sua função de guardião da vida psíquica. Esse incômodo que o masoquismo desperta, levou Freud a distinguir três tipos de masoquismo. São eles:
Podemos encontrar na obra freudiana duas teorias sobre a angústia.Na primeira teoria, que compreende o período inicial até a virada de 1920, Freud acreditava que a angústia seria efeito do recalque, um quantum de afeto que permaneceria livre no aparelho psíquico. Na última teoria da angústia, após o texto “Inibição, sintoma e angústia” (1926), Freud admite não ser mais possível sustentar sua posição inicial e não coloca objeções quanto a pensar uma origem dupla para a angústia, as quais nomeou:
Para Sigmund Freud, os primeiros anos de vida são decisivos para a formação da personalidade. Se um indivíduo apresenta como características crueldade, destrutividade desenfreada, ataques de raiva e desorganização desleixada, esses traços de sua personalidade, segundo a perspectiva freudiana, têm raízes
A teoria freudiana propõe que o ego é originalmente criado pelo id na tentativa de enfrentar a necessidade de reduzir a tensão e aumentar o prazer, mas para fazer isto, o ego, por sua vez, tem de controlar ou regular os impulsos do id de modo que o indivíduo possa buscar soluções
Freud aborda a motivação de forma dinâmica, pressupondo forças internas que
Em um texto de 1912 sobre recomendações aos médicos que exercem a psicanálise, S. Freud orienta a:
Segundo a teoria da sexualidade descrita por Freud em 1905, existe uma sexualidade infantil, cujas características são:
Considerando as abordagens teóricas da psicologia, julgue os itens que se seguem.
Segundo Sigmund Freud, a transferência, assim como a associação livre, é um elemento primordial do fenômeno analítico. De acordo com o autor, a resistência ocorre em face da revivência de determinados elementos passados, atualizados e reeditados na situação de transferência.
Considerando as ideias propostas por Alfred Adler, assinale a alternativa correta
As teorias psicodinâmicas da personalidade têm ilustres representantes que na verdade se diferenciaram da psicanálise freudiana por oposição à teoria desenvolvida por Freud. Um exemplo está na forte contestação à orientação biológica relativa ao complexo de Édipo e à castração, desenvolvida por
O estudo da psicologia das massas leva Freud a opor a identificação, que constitui uma instância da personalidade, e o processo em que o objeto é posto no lugar de uma instância; por exemplo, no caso de um líder que se substitui:
Freud considerava um destino bem-sucedido da pulsão aquele em que esta última modifica o seu próprio objeto, encontrando satisfação num alvo não sexual e predominantemente ligado a atividades artísticas e intelectuais. Tal destino é chamado por ele de:
A psicanálise freudiana é uma abordagem da psicologia que dá ênfase aos processos de formação e desenvolvimento da personalidade. Sobre a psicanálise, considere as seguintes afirmativas:
1. A formação da personalidade se dá por meio de fases psicossexuais – oral, anal, fálica, latência e genital.
2. A fase da latência ocorre entre os 8 anos e o início da adolescência, sendo caracterizada pelo narcisismo.
3. O complexo de Édipo ocorre na fase fálica, normalmente entre 6 e 8 anos.
4. A fase anal possui fundamentos na função paterna, caracterizada pelo desenvolvimento de funções como reter e doar.
Assinale a alternativa correta.
Sobre os mecanismos de defesa, em psicopatologia, julgue o item a seguir.
I - Introjeção, mecanismo descrito por Freud, é uma defesa contra a insatisfação, causada pela ausência exterior do objeto.
II - O recalcamento pode ser definido como um processo ativo, destinado a conservar “fora da consciência” as representações inaceitáveis.
III - O isolamento impede a relação angustiante entre o objeto e os pensamentos; constitui uma forma de resistência frequente, no tratamento analítico.
IV - A definição de sublimação pode ser resumida a alvos pulsionais novos e à integração do superego.
A quantidade de itens certos é igual a
Assinale a alternativa incorreta.
Os mecanismos inconscientes presentes no trabalho onírico são nomeados por Freud. Ao rever as noções freudianas, Lacan utilizou os termos
O estágio do espelho e a nodulação do real, simbólico e imaginário, configuram-se como fundamentações teóricas relacionadas à
“Meus pacientes assumiam o compromisso de me comunicar todas as ideias ou pensamentos que lhes ocorressem em relação a um assunto específico; entre outras coisas, narravam-me seus sonhos, e assim me ensinaram que o sonho pode ser inserido na cadeia psíquica a ser respectivamente rastreada na memória, a partir de uma ideia patológica. Faltava, então, apenas um pequeno passo para se tratar o próprio sonho como um sintoma e aplicar aos sonhos o método de interpretação que fora elaborado para os sintomas.”
Assinale a alternativa que apresenta o autor a quem pode ser atribuído o texto acima.
“Meus pacientes assumiam o compromisso de me comunicar todas as ideias ou pensamentos que lhes ocorressem em relação a um assunto específico; entre outras coisas, narravam-me seus sonhos, e assim me ensinaram que o sonho pode ser inserido na cadeia psíquica a ser respectivamente rastreada na memória, a partir de uma ideia patológica. Faltava, então, apenas um pequeno passo para se tratar o próprio sonho como um sintoma e aplicar aos sonhos o método de interpretação que fora elaborado para os sintomas.”
O texto apresentado foi retirado de uma obra clássica que descreve o processo de elaboração de um célebre método de tratamento terapêutico. Assinale a alternativa que apresenta o nome da obra a que o texto se refere.
Os teóricos da Escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, realizaram uma pesquisa, logo após a segunda guerra mundial, para investigar o componente preconceituoso presente na população, que possibilitou a adesão dos indivíduos a esse grave conflito, suas múltiplas formas de agressão e perseguição a minorias. Concluíram que há diferentes graus de intolerância na população, identificando perfis gravemente intolerantes, como o nazi- fascismo, até graus mais leves. Nesse trabalho intitulado “Personalidade Autoritária”, os pesquisadores, de forma inédita, identificaram o mecanismo de funcionamento da intolerância e do preconceito. O trabalho parte do referencial teórico de dois grandes pensadores que já haviam apresentado contribuições ao tema. Assinale a alternativa que apresenta o nome destes dois pensadores.
O superego é uma das instâncias da personalidade que Freud descreveu no quadro de sua segunda teoria do aparelho psíquico, sendo o seu papel assimilável ao de um juiz ou censor inexorável. Por constituir-se através da interiorização das exigências e interdições parentais, o superego é definido classicamente como herdeiro:
Segundo Freud, a fase do desenvolvimento sexual que se caracteriza por uma organização da libido sob o primado da zona erógena anal é a fase:
De acordo com S. Freud (1905), a conduta perversa tem com o mecanismo psíquico o(a):
Em Psicologia das Massas e Análise do Ego (1921), Freud afirma que o que há de comum entre dois ou mais indivíduos, o que possibilitaria o agrupamento e as instituições é o mecanismo de:
Julgue o item a seguir, considerando a teoria psicanalítica de M. Klein.
Klein inspirou-se nas observações de Freud para criar a ferramenta denominada técnica do brincar, destinada à realização de análise com crianças.
Ao desenvolver o complexo de Édipo e situar a bissexualidade nos fundamentos da libido, Freud organiza a posição sexuada, homem e mulher, de acordo com a dialética daquilo que Lacan chama de significante da falta, a saber:
Segundo Freud, o “tratamento psicanalítico age como uma segunda educação do adulto, como uma correção de sua educação quando criança” (1926, p.268). São aspectos fundamentais do “tratamento psicanalítico”, EXCETO:
Sobre o Complexo de Édipo, um dos principais conceitos da teoria psicanalítica, pode-se AFIRMAR:
“O autor psicanalítico Freud, com a elaboração da teoria topográfica, descreveu a divisão da mente em _____________, _____________ e _____________, assim como o jogo entre as forças opostas do inconsciente (desejos e impulsos) e a parte consciente do indivíduo.”
(Cordioli, 2008. p. 152.)
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
“Freud, sentindo que, em alguns momentos, o método de livre associação podia não funcionar livremente, e cedo ou tarde os pacientes chegavam a um ponto das recordações se sentindo incapacitados ou indispostos para continuar, desenvolveu o termo resistência dentro da teoria psicanalítica.” (Duane P. Schultz, 2006). Na visão psicanalítica Freudiana, a resistência deriva da
Sabemos que, com a descoberta do inconsciente, Freud realiza uma verdadeira “revolução copernicana” na qual o “Eu” é descentrado em relação a si próprio, sendo despojado do lugar de senhor de sua vontade e razão. O sujeito enquanto efeito de significante é desvelado por meio da experiência de fala característica do dispositivo psicanalítico, cuja regra técnica fundamental, segundo Freud, é
A tese defendida por Foucault, conhecida como História da Loucura na Idade Clássica, demonstrou como a loucura foi transformada numa experiência sem sujeito e sem verdade a partir da emergência histórica do cogito cartesiano e da construção dos hospitais gerais. Nesse campo de discussão, ele faz críticas à psicanálise, mas reconhece que Freud confere positividade ao discurso da loucura como sendo marcado pela produção de obra e de verdade.
A esse respeito, como Freud bem destacou sobre a psicose, o delírio é
De acordo com Freud, a segunda fase da evolução libidinal, cuja relação de objeto está impregnada de valores simbólicos de dom e recusa, e com a qual se relacionam traços de caráter que persistem no adulto (ordem, parcimônia, teimosia), denomina-se
Todos nós acabamos nos acostumando com uma coisa extraordinária: esta conversa esquisita que denominamos psicanálise, funciona. É inacreditável, mas ela funciona.
D. W. Bion. Conversando com Bion. p. 127.
No que se refere à primeira tópica de Sigmund Freud, assinale a alternativa correta.
A transferência é um fenômeno original no qual o presente dá forma ao passado, a um mesmo tempo em que este dá forma àquele. O que é, era; e o que era, é! O conceito de transferência vem sofrendo sucessivas transformações e renovados questionamentos, como, por exemplo, se a figura do analista é uma mera pantalha para uma repetição de antigas relações objetais introjetadas ou se ele também se comporta como uma nova pessoa, real.
Zimmerman. 2004. p. 127.
Sigmund Freud dividiu as transferências em
No trabalho Algumas lições elementares de psicanálise, Freud descreve a consciência como sendo apenas:
Assinale a alternativa correta com relação à convivência da psicanálise com a telepatia.
Em 1937, Freud referia-se ao término da análise. As seguintes frases são compatíveis com o pensamento do autor, exceto: