SóProvas


ID
1584715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos a teorias e técnicas psicoterápicas.


Para realizar abordagens psicodinâmicas, o psicólogo deve identificar os laços sociais do paciente a partir da análise das relações objetais estabelecidas na sua primeira infância, as quais podem se reproduzir em situações vivenciadas pelo sujeito em diferentes contextos sociais.


Alternativas
Comentários
  • As teorias psicodinâmicas possuem o pressuposto de que as relações objetais (relação entre filho, pai e mãe) influenciam na constituição do sujeito. Dessa forma, é interessante ressaltar que essas relações se repetem em diferentes contextos sociais isso é chamado de transferência - transfere o modelo de uma relação pra outra - a forma como se relaciona com pai e mãe transfere para o namorado, terapeuta ou gestor... Por exemplo

  • A questão aborda a Teoria das Relações Objetais de Melanie Klein. De acorda com a teórica, as relações objetais estabelecidas na primeira infância são "padrões" para as relações desenvolvidas em toda vida do indivíduo.

  • Trata-se do fenômeno da transferência, que é um elemento fundamental para a prática da psicanálise, pois se caracteriza por pensamentos, sentimentos e desejos inconscientes que se atualizam sobre determinados objetos no quadro de certo tipo de relação estabelecida com eles e, inclusive, no quadro da relação analítica. Essas atualizações tratam-se de uma repetição de protótipos infantis vivida com uma sensação de atualidade acentuada, pois, segundo conceitos psicanalíticos, ela ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente. Tal processo, que acontece de maneira inconsciente e simbólica, é de grande relevância para o processo de cura., pois por meio dela o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos (causadores de sua doença). Principalmente conflitos da infância com seus pais.
    Na perspectiva psicanalítica, a transferência é claramente manifesta, inclusive em entrevistas iniciais,  na relação do paciente para com o terapeuta, sendo até mesmo estimulada como ferramenta estratégica para a elaboração da melhor abordagem na resolução de eventualidades psicológicas. 


    GABARITO: CERTO