SóProvas


ID
1584742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere ao processo de adoecimento e à adesão ao tratamento, julgue o item a seguir.


Pessoas saudáveis com locus de controle externo assumem com maior frequência a responsabilidade por seus comportamentos de saúde do que aquelas com locus de controle interno.


Alternativas
Comentários
  • ao contrario!

  • Locus de controle é a expectativa do indivíduo sobre a medida em que os seus reforçamentos se encontram sob controle interno (esforço pessoal, competência, etc.), ou externo (as outras pessoas, sorte, chance, etc.).[1] Foi formulado por Julian B. Rotter em 1966 em seu artigo "Psychological Monographs". Locus significa lugar em latim. Neste sentido, caso uma pessoa tenha um locus de controle predominantemente interno se sente mais no controle de sua própria vida e sucesso, exigindo mais de si mesmo e se concentrando no que pode fazer por conta própria para lidar com os problemas atuais enquanto uma pessoa com locus de controle predominantemente externo sente que fatores externos tem um controle maior na sua vida, exige mais dos outros, tem uma maior depedência emocional e funcional e são mais afetadas por críticas e elogios. É importante ressaltar que até hoje existem discussões conceituais e discordâncias entre esses conceitos.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Locus_de_controle

  • As expectativas que a pessoa tem acerca da sua doença e que podem influenciar o impacto de um diagnóstico dizem respeito ao conceito de cognição social, que não é mais do que um estudo da forma como processamos a informação, buscando entender as emoções, os pensamentos, intenções e comportamentos sociais dos outros.
    Como a pessoa se percebe no controle ou não da situação diz respeito ao locus de controle, que é um conceito dinâmico que explica e descreve as crenças, mais ou menos estáveis, a partir das quais o indivíduo estabelece a fonte de controle dos eventos e do seu próprio comportamento.
    Tais eventos podem estar sobre controle interno,  dependendo de seu esforço pessoal, competência,  etc; ou externo, dependendo de outras pessoas, sorte, chance, etc.
    Nesse sentido,  pessoas saudáveis com locus de controle interno é que assumem com maior frequência a responsabilidade por seus comportamentos de saúde.

    GABARITO: ERRADO
  • As duas são corretas, tanto com a disjunção exclusiva quanto a que negamos a primeira ou a segunda mantendo o conectivo.

  • Gabarito: errado!

    É exatamente o contrário, basta pensarmos nas noções defendidas pela teoria do estresse, elas mencionam que nossa noção de controle do evento é mais importante do que a situação estressora em si.