SóProvas


ID
1585333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência aos processos de planejamento e de intervenção profissional do assistente social e a instrumentos e técnicas de pesquisa nessa área profissional, julgue o item subsequente.

Pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Serviço Social, com base em dados de 2004, buscou traçar o perfil do assistente social no mercado de trabalho e mostrou que esse profissional no Brasil vincula-se majoritariamente às empresas privadas e ao chamado terceiro setor.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A pesquisa confirma a tendência histórica de inserção do Serviço Social na esfera pública estatal (78,16%, no nível nacional). Desse contexto geral, algumas particularidades podem ser ressaltadas. O gráfico mostra que 40,97% das(os) assistentes sociais estão atuando em instituições públicas municipais, quase o dobro das(os) que atuam nas públicas estaduais (24%). As instituições públicas federais ocupam a terceira posição (13,19%), reafirmando que a descentralização das políticas sociais no Brasil tem transferido a sua execução da esfera federal para a municipal, a partir dos anos 1990. Isso rebate na esfera de prestação direta de serviços sociais públicos, assumidos, então, pelas instituições públicas municipais. Nos resultados nacionais as empresas privadas empregam mais assistentes sociais (13,19%) do que as instituições do Terceiro Setor (6,81%), embora seja importante perceber que os índices das primeiras (empresas privadas) são iguais aos das públicas federais.

    Fonte: Assistentes Sociais no Brasil: elementos para o estudo do perfil profissional / Organizado pelo Conselho Federal de Serviço Social; colaboradores Rosa Prédes... [et al.].-- Brasília: CFESS, 2005.

  • De acordo com a pesquisa “Assistentes Sociais no Brasil”, realizada em 2005 pelo CFESS, a profissão é composta majoritariamente por mulheres (pouco mais de 90%). O estudo confirma a tendência de inserção do serviço social em instituições de natureza pública, com quase 80% da categoria ativa trabalhando nessa esfera. A saúde, a assistência social e a previdência social são as áreas que mais empregam profissionais. 

    Site: http://www.cfess.org.br/visualizar/menu/local/perguntas-frequentes

  • Vincula-se majoritariamente às entidades estatais