Gabarito Correto
Fávero (2009), ao abordar a instrução processual e a instrução social, afirma que os conhecimentos da área de Serviço Social são referência ou prova documental que vai contribuir para formar o processo. Embora a produção de provas e os trâmites estejam previstos no Código de Processo Civil, as esferas judiciais (a Infância e Juventude, a Família e a Criminal) vêm recorrendo aos conhecimentos acumulados pelo Serviço Social. O estudo social vem a ser o instrumento utilizado no meio Judiciário, com a finalidade de oferecer elementos para a decisão judicial.Documentos como informação técnica, relatório, laudo e parecer são formas de registro de conhecimento utilizadas com freqüência pelo profissional da área.Essas e tantas outras situações (que são vivenciadas pelos sujeitos que demandam o serviço social e pelos próprios profissionais) vão fazendo parte do cotidiano do profissional e exigindo capacidade de conhecimento com profundidade, perspectiva crítica e intervenção qualificada. Daí a necessidade de apreensão crítica do cotidiano, bem como as particularidades institucionais para encaminhamento de cada situação.
FÁVERO, Eunice Terezinha. Serviço Social, práticas judiciárias, poder: implanta- ção e implementação do Serviço Social no Juizado de Menores de São Paulo. São Paulo: Veras, 1999.
_________.O estudo social: fundamentos e particularidades de sua constru- ção na área jurídica. In: CFESS (org.) O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos. São Paulo: Cortez/CFESS, 2003.
"Entendo, particularidades institucionais necessárias ao encaminhamento de cada situação"
De acordo, com a demanda dos casos que surgirem, devemos fazer tais encaminhamentos para resolução das demandas, e cada instituição vai ter a sua finalidade, por exemplo: CRAS, CREAS, Acolhimento Institucional...