SóProvas


ID
1586089
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de industrialização brasileira, a partir da década de 1960, motivou um número considerável de rurais a se deslocarem para as cidades. Entretanto, além da industrialização, outros fatores contribuíram para a intensificação do êxodo rural. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses fatores.

Alternativas
Comentários
  • Como é possível o direito trabalhista ser um dos motivos que levaram as pessoas a deixarem o campo e migrarem para as industriais, sendo que nas industrias eles encontrariam esses mesmos direitos? Um pouco confuso essa questão o que abre breja para anulação.

  • Questão correta, visto que foi no governo de joão goulart `jango`, de1961 a 1964,  que se estendeu direitos trabalhistas aos trabalhadores do campo, como tambem propos reformas trabalhistas, agrária entre outras reformas de base!!! portanto questão corretíssima!!

  • Concordo com o Willian, se os direitos foram expandidos aos trabalhadores do campo, por que eles iriam para as cidades?

  • Na década de 60 iniciou- e a revolução verde no Brasil. Houve o implemento de máquinas agrícolas e diversos tipos de agrotóxicos e adubos que aumentaram a produtividade. Como consequência ocorreu a substituição da mão de obra, êxodo rural. Essa mão de obra, antes da revolução verde, não possuía direitos trabalhistas e tinham baixo conhecimento técnico e com isso baixos salários. Com a implementação de máquinas e novas técnicas era necessário uma mão de obra especializada, que conhecia os seus direitos e recebiam altos salários. Por isso ocorreu a expansão dos direitos trabalhistas ao campo.

  • "Implantar os direitos trabalhistas (formulados pensando somente no meio urbano, sem levar em consideração as peculiaridades do campo) no meio rural tornou o trabalhador caro para os empregadores. Isso aliado à revolução verde (máquinas agrícolas e pesquisas) potencializou o êxodo rural."- Isadora Pavani

  • Concordo com o pensamento do Willian e do Anoéliton, estou bem confuso com essa resposta.

  • Também fiquei confusa com essa questão, mas talvez...

    A expansão dos direitos trabalhistas aos trabalhadores do campo, tenha provocado uma baixa na contratação desses trabalhadores, já que agora, empregá-los não seria algo tão vantajoso como antes, em um momento que se pagava o quanto queria, sem muitos direitos, agora teriam que desembolsar um valor bem maior por cada trabalhador.

  • Entendi a ideia da letra E, mas a letra A (oportunidade de trabalho feminino) também não contribuiu para o êxodo rural?

  • Com a expansão dos direitos trabalhistas para os trabalhadores do campo, junto com a  Revolução Verde no Brasil, entre as décadas de 60 e 70, que começou a levar a tecnologia para o campo, ficou difícil para os empregadores rurais manterem um grande número de empregados, fazendo assim com que muitos fossem procurar oportunidades nas cidades.

    Podemos desconsiderar uma das alternativas porque durante a década de 1960 não havia grandes oportunidade de trabalho na cidade, e também grande parte da literatura menciona que as mulheres brasileiras começaram a conquistar um espaço maior no mercado de trabalho a partir da década de 1970.

  • Galera, algumas pessoas ficaram na dúvida, mas eu acredito que o intuito banca realmente era confundir .. Tendo em vista que ao dar direitos trabalhista para o trabalhador do campo os proprietários de terra não viam vantagens em contratá-los , pois sairia mais caro. questão muito bem elaborada.