-
b) a migração das indústrias de áreas tradicionais como o ABCD paulista para cidades médias do interior de São Paulo ou de outros estados onde os custos de produção são menores.
Atualmente, seguindo uma tendência mundial, o Brasil vem passando por um processo de descentralização industrial, chamada por alguns autores de desindustrialização, que vem ocorrendo intra- regionalmente e também entre as regiões. Dentro da Região Sudeste há uma tendência de saída do ABCD Paulista, buscando menores custos de produção do interior paulista, no Vale do Paraíba ao longo da Rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo à Belo Horizonte. Estas áreas oferecem, além de incentivos fiscais, menores custos de mão-de-obra, transportes menos congestionados e por tratarem-se de cidades-médias, melhor qualidade de vida, o que é vital quando trata-se de tecnopólos.
Fonte: http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/o-espaco-industrial-no-brasil
-
porra essa questão caiu no concurso de minas
-
O q são tecnopolos ?
-
COMENTÁRIOS QUE NÃO ACRESCENTÃO DIDATICAMENTE DEVEM SER EVITADOS...Núcleo que concentra atividades de alta tecnologia, ENTRE OUTROS,,,,,,
-
Pessoal está descrevendo errado o que é tecnopólo, as indústrias que buscam mão de obra mais barata não podem ser classificadas como tecnopólo, pois ele é caratcterizado como núcleo que concentra atividades de alta tecnologia, empresas, universidades e centros de pesquisa que facilitam o contato entre esses meios, de modo a possibilitar o surgimento de inovações técnicas e novas idéias que caracterizam a revolução técnico-científico-informacional. Concentram grande quantidade de mão-de-obra altamente qualificada.
Tanto que a alternativa A está errada, caso tecnopólo fosse caractericado como segundo setor(indústria), essa alternativa seria possível, mas nas metrópoles está ocorrendo o aumento da concentração de tecnopólos(setor quartenário), enquanto a indústria está se descolcando para as cidades médias.
a)o movimento de saída das indústrias de ponta de áreas metropolitanas congestionadas para cidades médias, que apresentam infraestrutura mais propícia para a instalação de tecnopolos.
POr isso, o gabarito é a letra B
-
As indústrias buscam os tecnopoos e não criam
-
Sobre Tecnopolos:
Os polos tecnológicos começaram a se desenvolver nestas cidades, a partir da segunda metade do século XX, com o grande avanço tecnológico. Neste período, muitas empresas de tecnologia buscaram se estabelecer em cidades que contavam com universidades, que desenvolviam projetos e pesquisas em áreas tecnológicas. Além de aproveitar os conhecimentos gerados (inovações científicas), estas empresas procuravam também mão-de-obra especializada.
Atualmente, existem centenas de cidades tecnopolos no mundo todo, principalmente nos países desenvolvidos e emergentes. Produção de softwares, tecnologia da informação, biotecnologia, criação de aplicativos, robótica, automação industrial e telecomunicações são as principais áreas presentes nestas cidades.
Principais características:
- Presença de universidades de ALTO NÍVEL, com cursos nas áreas de TECNOLOGIA DE PONTA e desenvolvimento de pesquisas.
- Presença de mão-de-obra, em GRANDE QUANTIDADE E QUALIDADE, nas diversas áreas de tecnologia.
- Incentivos municipais para a criação de polos tecnológicos em determinadas áreas ou bairros da cidade.
- Localização em grandes centros urbanos ou próximos a eles, para aproveitar a infraestrutura oferecida.
Exemplos de cidades tecnopolos no Brasil:
- Campinas
- São José dos Campos
- São Carlos (interior de São Paulo)
- Blumenau (em Santa Catarina)
- Recife (em Pernambuco)
- Belo Horizonte (em Minas Gerais)
Exemplos de cidades tecnopolos no Mundo:
- Palo Alto, São Francisco e Santa Clara (cidades do Vale do Silício na Califórnia, EUA)
- Boston (no estado de Massachusetts, EUA)
- Cambridge e Londres – na Inglaterra.
- Kansai e Tsukuba no Japão.
- Taedok – na Coreia do Sul.
- Munique – na região sudeste da Alemanha.
- Paris Axe Sud – região metropolitana de Paris (França).
-
Industria quer lucro;custo menos;pagar menos....
-
-
Entende-se tecnopolo como um centro de alta tecnologia e especialização. Cidades como Sorocaba, Campinas, Jundiaí, etc., são polos importantes no processo de desconcentração, mas NÃO são polos com alta tecnologia, ainda. Estes ainda estão concentrados nas metrópoles e cidades vizinhas, como Capital e Grande SP. Portanto, as empresas não estão saindo, como afirma a alternativa A.
-
Gabarito: B) a migração das indústrias de áreas tradicionais como o ABCD paulista para cidades médias do interior de São Paulo ou de outros estados onde os custos de produção são menores.
O processo de desconcentração industrial no Brasil corresponde ao atual momento pelo qual a economia e a produção do espaço no país vêm passando, em que a localização concentrada das indústrias e investimentos vem gradativamente se revertendo. Com isso, embora ainda esteja latente a herança estrutural e financeira do Brasil nas áreas litorâneas, há uma relativa em curso.
Entre as principais causas da desconcentração industrial no Brasil, é possível citar:
a) política governamental de interiorização do território a partir da segunda metade do século XX;
b) aumento da disponibilidade de infraestruturas em transportes e redes em algumas áreas mais afastadas do país;
c) afloramento da , que gerou uma competição entre os estados brasileiros em busca da atração de indústrias;
d) oferta de terrenos e construção de áreas industriais e tecnopolos em cidades localizadas em regiões antes não industrializadas;
e) aumento na disponibilidade de mão de obra qualificada e barata nas regiões interioranas;
f) saturação das condições socioespaciais das áreas densamente industrializadas, com problemas relacionados com a excessiva poluição do ar, trânsito caótico, atuação sindical, aumento dos custos com mão de obra etc.
A desconcentração industrial acontece do Sul e do Sudeste para as demais regiões, sobretudo o Nordeste. Mas é importante ressaltar que não ocorre apenas uma migração inter-regional de fábricas, mas também uma interiorização, cujo principal efeito é o notável crescimento das chamadas cidades médias. Muitas dessas cidades apresentam recentes crescimentos industriais e acelerados processos de urbanização, tais como Anápolis (GO), Uberlândia (MG), Maringá (PR), São José do Rio Preto (SP), Caruaru (PE), entre muitas outras.
https://alunosonline.uol.com.br/geografia/desconcentracao-industrial-no-brasil.html
-
Galera, vamos ser mais didáticos. Desconcentração industrial é o nome dado ao processo que se caracteriza tanto pela diminuição do ritmo de crescimento da indústria nos grandes centros urbanos como pelo aumento do número de empresas que preferem transferir suas atividades, instalando novas unidades de produção em cidades menores.
Tecnopolo é um centro tecnológico que reúne, num mesmo lugar, diversas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), em áreas de alta tecnologia, como institutos e centros de pesquisa, empresas e universidades, que facilitam os contatos pessoais e institucionais. simples e fácil. pra que tanta complicação ? eu hein
-
Não há uma associação necessária entre tecnopolos e médias cidades. Além do baixo custo e da ausência de saturação, as localidades precisam de outros fatores para serem mais "adequadas e atrativas", como setores correlatos ao da indústria, instituições de desenvolvimento tecnológico, universidades, etc.
-
GUERRA FISCAL= Estados oferecem incentivos fiscais e isenção de impostos para grandes empresas se instalarem em seus territórios.
-
a) A desconcentração industrial não é um fenômeno específico das “indústrias de ponta”. ITEM INCORRETO.
b) ITEM CORRETO.
c) A desconcentração industrial está relacionada com a saída de empresas das grandes cidades para as médias e pequenas, dentro do mesmo estado, ou até a migração dessas empresas para outros estados e regiões. ITEM INCORRETO.
d) A desconcentração industrial não está relacionada com a saída de uma empresa de um ponto x, apenas, para o ponto y, apenas, como o item dá a entender. ITEM INCORRETO.
e) O objetivo da desconcentração não é revitalizar uma determinada região, mas obter maiores margens de lucro, já que as empresas que migram buscam diminuir os seus custos. Pode até haver uma revitalização como um efeito colateral, mas este não é o objetivo do empresário que muda a sua empresa de cidade. ITEM INCORRETO.
Resposta: B
-
Desconcentração não é uma característica de industria de ponta.