SóProvas


ID
1586731
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação às regras da área do título e da indicação de responsabilidade do AACR2, considere:


I. Deve-se transcrever o título principal exatamente no que respeita à redação, ordem, grafia e pontuação e quanto ao uso de maiúsculas.

II. Palavras que servem como uma introdução ao título, mesmo quando não se destinam a fazer parte do título, devem ser transcritas.

III. A designação geral do material é de acréscimo opcional. Texto, Recurso Eletrônico e Gravação de Som são exemplos de DGM.

IV. A DGM apropriada ao item sendo catalogado deve ser registrada logo após o título principal.

V. Deve-se transcrever as indicações de responsabilidade que figurem com destaque no item na forma em que nele aparecem. Se uma indicação de responsabilidade for extraída de uma fonte que não seja a fonte principal de informação, coloque-a entre colchetes.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Deve-se transcrever o título principal exatamente no que respeita à redação, ordem, grafia e pontuação e quanto ao uso de maiúsculas.

    1.1 B1 Transcreva o título principal exatamente no que respeita à redação, ordem e grafia, mas não necessariamente quanto à pontuação e ao uso de maiúsculas.

    II. Palavras que servem como uma introdução ao título, mesmo quando não se destinam a fazer parte do título, devem ser transcritas.

    1.1 B1 Não transcrever palavras que servem como uma introdução e não se destinam a fazer parte do título. Inclua essas palavras em notas.

    III. A designação geral do material é de acréscimo opcional. Texto, Recurso Eletrônico e Gravação de Som são exemplos de DGM. CORRETO.

    Aqui só é preciso tomar cuidado na hora da prova para não confundir. No AACR2, há a Designação específica do material (vem logo após o título) e só é aplicada aos Materiais Cartográficos, Música, Recursos Eletrônicos, Microformas (em alguns casos) e Recursos Contínuos.

    A DGM está bem descrita na regra 1.1 C1 do AACR2 e NÃO se limita a determinados capítulos, apenas mostram de que material se trata a catalogação. MEY dá o seguinte exemplo em "Não brigue com a catalogação":

    R. 1.1C1 [diferente no CCAA2]. Designação geral do material. A DGM é opcional, podendo ser incluída sempre que significa um auxílio ao usuário. Para o exercício, usar-se-ia a forma: [Recurso eletrônico], entre colchetes, imediatamente após o título principal; assim: Conference proceedings [Recurso eletrônico] ... 

    IV. A DGM apropriada ao item sendo catalogado deve ser registrada logo após o título principal. CORRETO.

    Exemplo acima.

    V. Deve-se transcrever as indicações de responsabilidade que figurem com destaque no item na forma em que nele aparecem. Se uma indicação de responsabilidade for extraída de uma fonte que não seja a fonte principal de informação, coloque-a entre colchetes. CORRETO.

    Alternativa E.