(Material sobre "Especificação de Metadados e Web Services" - Estratégia Concursos)
Na Federation, o usuário faz uma requisição síncrona a um repositório central (representado por uma Biblioteca Digital) e espera a resposta. O repositório faz diversas requisições a outro repositórios remotos e as respostas retornam para o repositório central onde são consolidadas e devolvidas para o usuário. Bacana? Agora vamos ver como funciona a outra abordagem.
No Harvesting, o usuário faz uma requisição a um motor de busca que procura em um repositório central de metadados (Harvested Metadata) que contém metadados anteriormente coletados assincronamente e automaticamente de outros repositórios. Em geral, os metadados são codificados em XML. Esse método é menos sofisticado e acarreta menor sobrecarga sobre os repositórios.
GABARITO: C
"A busca federada é entendida no dicionário ODLIS (Online Dictionary for Library and Information Science), como uma busca por informação que usa um software planejado para pesquisar por meio de uma única interface múltiplos recursos de informação interligados".
"O esquema de coleta automática de metadados (harvesting) é mais recente: metadados de diversos provedores de informação tornam-se "visíveis" através de protocolos padronizados e são coletados automaticamente de forma periódica e armazenados em um data warehousing, ou base centralizada de metadados, onde são efetuadas as buscas de forma integrada" (MARCONDES; SAYÃO, 2001, p. 27).
Fonte: SOUTO, Leonardo Fernandes. Mediação em serviços de disseminação seletiva de informações no ambiente de bibliotecas digitais federadas. 2008. 238 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.