SóProvas


ID
1586980
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: A questão baseia-se no texto.


Cinema – Quincas Berro D´Água, de Sérgio Machado (Brasil, 2010). Lançada em 1959, a novela A Morte e a Morte de Quincas Berro d´Água está entre os grandes textos do escritor baiano Jorge Amado (1912-2001). Dela, o diretor de Cidade Baixa preservou o humor mórbido e o deboche. Escolheu a dedo quatro atores não muito famosos para os papéis principais. Na trama, Quincas (o experiente Paulo José) morre no dia de seu 72º aniversário. Beberrão e mulherengo, esse ex-funcionário público era símbolo da boemia na capital baiana dos anos 50. Quatro inconformados amigos dele (interpretados por Irandhir Santos, Luís Miranda, Flávio Bauraqui e Frank Menezes) roubam o cadáver no velório para uma noitada de despedida pelas ladeiras do Pelourinho. Com Mariana Ximenes e Vladimir Brichta (104 min). 14 anos. Estreou em 21/5/2010.

(Veja São Paulo, 14.07.2010.)


Analise as afirmações, que se baseiam nas informações textuais e nos contextos a que se reportam.


I. O texto é uma resenha do filme de Sérgio Machado, baseado em uma obra do escritor baiano Jorge Amado, expressão do regionalismo modernista da literatura brasileira.


II. O filme faz uma releitura da obra de Jorge Amado, em um viés realista e sério.


III. No filme de Sérgio Machado, cuja ambientação são as ladeiras do Pelourinho, em Salvador, o protagonista da trama – a exemplo de seus amigos – é interpretado por um ator novato e desconhecido do grande público.


Está correto o que se afirma em

Alternativas