SóProvas


ID
1587100
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

[Foi] uma das revoltas que evidenciaram, no período regencial, as crises que marcaram a organização do país independente, mobilizando a província do Rio Grande de São Pedro e alcançando Santa Catarina, entre 1835 e 1845.

(...)

À diferença da repressão da maioria das rebeliões do período regencial, nas quais a participação popular e dos grupos médios urbanos foi expressiva, o governo imperial assumiu, nesse caso, postura que aliou negociação e repressão.

(Ronaldo Vainfas (org). Dicionário do Brasil Imperial, 2002.)


O fragmento apresenta a

Alternativas
Comentários
  • Breve comentário:

    "Revolta dos Farrapos (1835-1845) - Conhecida como Revolução Farroupilha, nasceu do descontentamento dos estancieiros (latinfundiários) em relação aos altos impostos sobre o charque gaúcho, que o tornavam mais caro do que a carne importada. Liderados por Bento Gonçalves, eles tomaram Porto Alegre em 1835. No anos seguinte, proclamaram a República Rio Grandense. O movimento se alastrou para Santa Catarina, onde, em 1839, surgiu a República Juliana. Em 1845, após derrotas rebeldes, foi negociada a paz."

  • confederação do equador ( PERNANBUCO)
    farroupilhas ( Santa catarina)
    Sabinada ( Bahia)
    Balaiada ( Maranhão).
    Revolta dos males ( BAHIA) 

  • As revoltas regências foram de 2 tipos

    • camadas populares : reivindicavam melhores condições para si mesmo, seja fim da escravidão, miséria social e etc..
    • elite rural : buscavam a separação do Estado Brasileiro

    Não diferente disso, a Farroupilha foi a luta Gaúcha da elite rural contra a insatisfação dos excessivos impostos do Governo Regencial e da instabilidade dos presidentes provinciais gaúchos

    LETRA A

    APMBB

  • 1835 e 1845 = Farroupilha.

    gab. b

    :D

  • Pedro Caria, vc é lindo rapaz