O MTA, conhecido como servidor de e-mail é o programa de computador ou software responsável por transferência de mensagens de correio eletrônico entre um computador e outro. É ele quem recebe determinado e-mail e quem é responsável por encaminhar este e-mail para o destinatário correto, de forma integra, conforme o que foi redigido e sem alterações do conteúdo do mesmo. A comunicação entre origem e destino pode se dar passando por mais de um servidor de e-mail. O destinatário pode enviar um e-mail a um destino o qual também é suprida pelo mesmo servidor de e-mail, desta forma a mensagem é enviada e recebida pelo mesmo servidor. Ou, o destino pode estar em outro servidor de e-mail, assim, o servidor do destinatário envia aquele e-mail para o servidor do destino, o qual é responsável pelo envio ao destino, havendo assim uma comunicação entre servidores.
Para realizar estas comunicações o servidor de e-mail utiliza alguns protocolos, como os citados na questão: Postfix e o Exim.
Já o Postfix é uma espécie de meio termo entre a simplicidade do Qmail, outro MTA, e a fartura de recursos do Exim. Entre os três, ele é o mais rápido e o mais simples de configurar, o que faz com que ele seja atualmente o mais popular e o que possui mais documentação disponível. O Postfix também possui um excelente histórico de segurança, sendo considerado por muitos, tão seguro quanto o Qmail.