SóProvas


ID
1587490
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O ferro é um mineral de ampla distribuição na natureza, que desempenha múltiplas funções no organismo humano. Desse modo, sua deficiência tem repercussões sobre diversos órgãos e tecidos, sendo a anemia a mais estudada e conhecida. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D.  

    a) Tanto a ferritina quanto a hemossiderina são formas de armazenamento do ferro, e a transferrina é uma glicoproteína transportadora de ferro. "O ferro fica estocado nas células reticuloendoteliais do fígado, baço e medula óssea, nas formas de ferritina e hemossiderina". (Metabolismo do ferro - Rev. Bras. Hematol.Hemoter. vol 30 n. 5 SP Sept/Oct 2008).  

    b) O ferro do leite humano é altamente biodisponível, uma vez que aproximadamente 50% dele é absorvido, enquanto que o leite de vaca não fortificado ou fórmula à base de leite de vaca têm apenas de 10 a 20% de absorção. (Consumo de leite de vaca e anemia ferropriva na infância - Jornal de Pediatria. vol 81. RJ. Porto Alegre, Sept/Oct 2005).  

    c) A maior parte do ferro inorgânico está presente na forma Fe3+ e é fornecida por vegetais e cereais. A aquisição do ferro da dieta na forma heme corresponde a 1/3 do total e é proveniente da quebra da Hb e mioglobina contidas na carne vermelha. Ovos e laticínios fornecem menor quantidade dessa forma de ferro, que é melhor absorvida do que a forma inorgânica. (Metabolismo do ferro - Rev. Bras. Hematol.Hemoter. vol 30 n. 5 SP Sept/Oct 2008).    
    d) Correta. Algumas substâncias presentes em alimentos, como os fitatos, os taninos e o ácido oxálico, possuem efeitos inibidores sobre o ferro não heme. Podem formar precipitados insolúveis que dificultam sua absorção. (Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 28(2): 435-439, abr.-jun. 2008).   
    e) A presença da vitamina C nas refeições aumenta a absor- ção do ferro mesmo em presença de alimentos que contenham fatores inibidores como fitatos, polifenóis, fosfatos, carbonatos e taninos pela formação do quelato ferro-ascorbato (Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 28(2): 435-439, abr.-jun. 2008).