SóProvas



Questões de Minerais (propriedades, benefícios, biodisponibilidade e deficiência)


ID
193327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue os itens de 12 a 15, relativos à nutrição nos ciclos de vida
e à biodisponibilidade de nutrientes.

A biodisponibilidade de ferro heme no organismo é baixa quando comparada com a do ferro não heme, mas é potencializada quando o ferro é consumido concomitantemente com alimentos ricos em ácidos inorgânicos, como a vitamina A e os carotenos.

Alternativas
Comentários
  • A biodisponibilidade de ferro heme no organismo é ALTA quando comparada com a do ferro não heme. A BIODISPONIBILIDADE DO FERRO NÃO HEME é potencializada quando o ferro é consumido concomitantemente com alimentos ricos em ácidos inorgânicos (ÁCIDO ASCÓRBICO - VITAMINA C), a vitamina A e os carotenos.

ID
223291
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Nutriente que não é excretado na urina normal, sendo em grande parte reaproveitado, e que diariamente é perdido nas fezes, suor, mestruação e descamação da pele, e que tem uma absorção média de 10 a 15% da ingestão, exercendo função como elemento estrutural do grupo heme na hemoglobina. Trata-se do:

Alternativas
Comentários
  • Matei a charada com o "heme".. letra D:ferro
  • Essa estava de graça!

ID
232978
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A ingestão de níveis apropriados de cálcio é fundamental para a manutenção da saúde. Acerca desse mineral, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Um dos motivos que podem levar a tetania é a falta de cálcio e/ou excesso de fosfato no organismo.
  • A ingestão de níveis apropriados de cálcio é fundamental para a manutenção da saúde. Acerca desse mineral, assinale a alternativa correta.
    a) A absorção de cálcio ocorre somente no duodeno, onde o meio ácido (pH < 7) prevalece. Errado: absorvido por transporte ativo predominantemente no duodeno e jejuno proximal, e por passiva, no jejuno distal e íleo. Ph é alcalino de 7 até 9.
    b) O oxalato, presente em grande quantidade em alimentos de origem animal, diminui a biodisponibilidade do cálcio. Errado: é maior em vegetais (espinafre, beterraba e oleaginosas) e alguns industrializados como chocolate.
    c) A vitamina D, em sua forma hormonal ativa, estimula a absorção do cálcio. Correto. O calcitriol aumenta a permeabilidade da membrana, regulando a migração de cálcio nas células intestinais e aumentando o nível de Calbinina (a proteína que transporta o cálcio).
    d) Além de sua função na construção e manutenção de ossos e dentes, o cálcio também desempenha papel na transmissão nervosa e regulação da função muscular cardíaca. O aumento significativo de cálcio sérico resulta em tetania. Errado: é o contrário: falta de cálcio e excesso de fósforo.
    e) A ingestão elevada de cálcio não produz efeitos adversos à saúde. .Errado: ex. cálculos renais.

     
    Referências:
    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0482-50042009000200008&script=sci_arttext
     

ID
232993
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O termo biodisponibilidade indica a proporção do nutriente ingerido que é absorvido e utilizado pelo organismo. Em relação à biodisponibilidade do ferro, julgue os itens a seguir.

I A biodisponibilidade do ferro não heme, encontrado somente nos alimentos de origem vegetal, é menor quando comparada com a do ferro heme.
II No leite materno, assim como no leite de vaca, o ferro presente é pouco biodisponível; assim, deve haver suplementação desse mineral.
III As proteínas de origem alimentar de carne bovina e de frango intensificam a absorção do ferro.
IV Os taninos, presentes, por exemplo, no chá, reduzem a absorção do ferro não heme.
V Certos estados fisiológicos, como a gravidez, estimulam a absorção de ferro.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Acredito estarem corretos os itens: I, III e IV.
  • Creio que o item I está incorreto, uma vez que o ferro não heme também pode ser encontrado em fontes animais. Assim, creio que os itens corretos são III IV e V
  • os alimentos de origem animal, como carnes, frangos e peixes contém o  ferro heme, sendo mais biodisponível do que o ferro não heme, presente nos vegetais.  correta


    a 1, 3 e 4 estão corretas  O ferro do frango e da

  • I, IV e V estão certas!

    "Durante a gestação, a absorção do ferro está alterada, aumentando com a evolução do processo gravídico. Barret e cols."
  • A RESPOSTA CERTA SAO I, IV e V

    I A biodisponibilidade do ferro não heme, encontrado somente nos alimentos de origem vegetal, é menor quando comparada com a do ferro heme. CORRETA

    II No leite materno, assim como no leite de vaca, o ferro presente é pouco biodisponível; assim, deve haver suplementação desse mineral.  NO LEITE MATERNO A QUANTIDADE DE O FERRO É POUCA, MAS TEM MUITA DISPONIBILIDADE, logo questão falsa.
    III As proteínas de origem alimentar de carne bovina e de frango intensificam a absorção do ferro.  A ABSORÇÃO DO  FERRO HEME POUCO É AFETADA POR FATORES FACILITADORES OU INIBIDORES. E SUA BIODISPONIBILIDADE INDEPENDE DA COMPOISIÇÃO DA DIETA  FALSO
    IV Os taninos, presentes, por exemplo, no chá, reduzem a absorção do ferro não heme. correta
    V Certos estados fisiológicos, como a gravidez, estimulam a absorção de ferro.correta
  • Concordo com as questões apontadas como corretas pelo auto acima (I, IV e V), porém descordo dos motivos apresentados pelos motivos abaixo:

    II - O leite materno é sim pobre em ferro, porém, o recém nascido possui uma reserva de ferro, formado durante a gestação, com capaidade para manter os níveis adequados, de acordo com suas necessidades diárias, por 6 meses, período de AME. Após os 6 meses, a criança já inicia a alimentação complementar, cuja composição deve ser adequada ao suprimento de suas necessidades nutricionais. A suplementação poortanto, não é uma conduta generalista, e deve ocorrer apenas nos casos de necessidade identificada, sob supervisão de médico e/ ou nutricionista.

    III - As proteínas de origem animal não tem nenhuma intervenção no processo de absorção do Ferro. A Vitamina C que tem fator potencializador na biodisponibilidade do Ferro não heme, enquanto os taninos, fitatos e oxalatos são fatores inibidores de sua absorção. Vale comentar também que o Cálcio diminui a biodispinibilidade do ferro, quando presentes na mesma refeição.
  • I A biodisponibilidade do ferro não heme, encontrado somente nos alimentos de origem vegetal, é menor quando comparada com a do ferro heme. - Ferro não heme, encontrado PREDOMINANTEMENTE nos alimentos de origem vegetal, mas também em alguns alimentos de origem animal, como nas enzimas não heme e ferritina.
    II No leite materno, assim como no leite de vaca, o ferro presente é pouco biodisponível; assim, deve haver suplementação desse mineral. - apesar do teor de ferro do leite materno ser muito baixo, ele é altamente biodisponível em decorrência da presença de lactoferrina do leite, que intensifica a absorção do ferro.
    III As proteínas de origem alimentar de carne bovina e de frango intensificam a absorção do ferro. - a absorção do ferro heme é afetada apenas minimamente pela composição das refeições e secreções gastrointestinais. Logo, acho que não podemos dizer que intensifique, né?
    IV Os taninos, presentes, por exemplo, no chá, reduzem a absorção do ferro não heme. - os taninos, que sao polifenois, no chá, também reduzem a absorção de ferro não heme.
    V Certos estados fisiológicos, como a gravidez, estimulam a absorção de ferro. - certos estados fisiológicos, tais como gravidez e crescimento, que acarretam aumento de formação sanguínea, estimulam a absorção de ferro.

    Fonte: ANDERSON, Jonh J. B. Minerais. In: MAHAN, L. Katheleen e ESCOTT-STUMP, Sylvia. ... (Krause, cap. 5)

    Bem... para ter 3 acertivas corretas o certo deveria considerar a 1 (ferro heme encontrado predominantemente em alimentos de arigem vegetal) ou a 3 (afeta minimamente, mas afeta?)????
    Essa questão caberia recurso, então?


  • Acredito que as corretas são: III, IV e V

    I - Ferro não heme está presente em produtos animais também.

    II - LM tem melhor biodisponibilidade de ferro

    III - Os aminoácidos sulfurados como a cisteína melhoram a absorção de ferro. A questão não explica que melhora a absorção de ferro heme, e sim apenas do ferro. ( Os peptídeos liberados durante a digestão no estômago podem aumentar a solubilidade de ferro não heme melhorando sua absorção. Essas propriedades são atribuídas aos aminoácidos, especialmente os sulfurados como a cisteína. Ela se liga ao ferro mantendo-o solúvel e disponível para absorção.) - certa

    IV - certa

    V - certa

  • A I está correta sim, pois a terminologia Ferro HEME vem de Hemácias. Estas são encontradas e provenientes somente de alimentos de origem animal. Não encontramos hemácias em alimentos de origem vegetal, por isso o ferro encontrado neles é chamado de FE Não Heme.

  • I A biodisponibilidade do ferro não heme, encontrado somente nos alimentos de origem vegetal, é menor quando comparada com a do ferro heme. (CORRETO)

     

    II No leite materno, assim como no leite de vaca, o ferro presente é pouco biodisponível; assim, deve haver suplementação desse mineral. (ERRADO) - ( O leite materno é rico em lactoferrina, uma proteína que ajuda na absorção do ferro pelo organismo.)

     

    III As proteínas de origem alimentar de carne bovina e de frango intensificam a absorção do ferro. (ERRADO)

     

    IV Os taninos, presentes, por exemplo, no chá, reduzem a absorção do ferro não heme. (CORRETO) O ácido fítico ou fitato, abundante nos cereais e sementes de leguminosas, constitui um dos principais inibidores da absorção do ferro não heme, na forma de penta e hexafosfato de mioinositol (Figura 1). Estes reagem com o ferro (cátion divalente), formando sais insolúveis que se precipitam na luz intestinal, inibindo assim a absorção do mineral(19,20). Além disso, fatores tais como pH e a presença e concentração de outros minerais influenciam a ligação do ferro ao fitato(21). O ácido fítico pode ser parcialmente desfosforilado pela ação de fitases endógenas, presentes nos cereais e leguminosas, durante processos como estocagem, fermentação, germinação, imersão em água (maceração) e processamento de grãos, resultando em melhoria da biodisponibilidade do ferro presente nesses alimentos(22).

     

    V Certos estados fisiológicos, como a gravidez, estimulam a absorção de ferro. (CORRETO) Durante a gravidez, vários processos fisiológicos fazem com que a demanda desse micronutriente tenha um incremento significativo, o que torna necessárias maiores ingestão e absorção de ferro. Sabe-se que, durante a gestação, a quantidade de ferro absorvida nos intestinos aumenta, mas, mesmo assim, a maioria das gestantes não ingere quantidade satisfatória desse mineral, o que torna explicável a suplementação oral da dieta com ferro.

  • Achei que a I estava errada, pois o ovo possui Fe não heme

  • Só completando, não apenas está prevista na Lei nº 7.960/89, mas também na Lei nº 8.072/90 (Crimes Hediondos). A previsão nesta última é de 30d + 30d.

    Abs


ID
374818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A cocção dos alimentos, assim como os processos industriais de conservação e de transformação, torna os alimentos mais atraentes ao paladar e aumenta sua vida de prateleira. Mas pode ocasionar perdas ou alterações em seus nutrientes, comprometendo sua qualidade nutricional. O teor de vitaminas e de minerais nos alimentos de origem vegetal varia com a espécie, o estágio de maturação na época da colheita, as variações genéticas, o manuseio pós-colheita, as condições de armazenamento e processamento e com o tipo de preparação elaborada. O conteúdo desses nutrientes no alimento in natura e sua estabilidade podem influenciar a qualidade nutricional do alimento elaborado.

P. T. da Silva et al. Efeito de diferentes processamentos sobre o teor de ácido ascórbico em suco de laranja utilizado na elaboração de bolo, pudim e geléia. In: Ciênc. Tecnol. Aliment. v. 26, nº. 3, Campinas, jul.-set./2006 (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto, julgue os itens a seguir com base em aspectos relacionados à qualidade nutricional.

As interações químicas entre vitaminas e minerais, decorrentes do processo de cocção, podem resultar na absorção e formação de susbtâncias complexas, afetando a biodisponibilidade desses nutrientes. Os minerais que têm como matriz uma substância orgânica são mais disponíveis.

Alternativas

ID
374836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca de digestão, absorção, transporte e excreção de nutrientes,
julgue os itens subsequentes.

A excreção do cálcio se dá tanto pela urina e fezes quanto por outros fluidos, como o suor, a menstruação e o sêmen.

Alternativas

ID
374839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca de digestão, absorção, transporte e excreção de nutrientes,
julgue os itens subsequentes.

O cálcio pode apresentar biodisponibilidade reduzida, por menor taxa de absorção, em alimentos ricos em ácido pantotênico, como carnes e leguminosas.

Alternativas
Comentários
  • O cálcio pode apresentar biodisponibilidade reduzida, por menor taxa de absorção, em alimentos ricos em ácido pantotênico, como carnes e leguminosas.

    Comentário: A Vitamina B5 (ácido pantotênico), pode ser encontrada em alimentos como fígado, farelo de trigo e queijos.


ID
374842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca de digestão, absorção, transporte e excreção de nutrientes,
julgue os itens subsequentes.

A absorção de zinco ocorre principalmente no intestino delgado, sendo que a presença de carboidratos no lúmen intestinal melhora sua biodisponibilidade por auxiliar em sua captação.

Alternativas

ID
406294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A alimentação e a nutrição são requisitos básicos para a
promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena
do potencial de crescimento e desenvolvimento humano com
qualidade de vida e cidadania, segundo a Declaração Universal
dos Direitos Humanos. A alimentação é um processo voluntário
e consciente de escolha das substâncias alimentares disponíveis.
A nutrição é o processo por meio do qual o organismo recolhe e
transforma os alimentos em outras substâncias mais simples. Com
relação à alimentação e à nutrição, julgue os itens a seguir.

A adição de iodo ao sal deve-se ao fato de que o iodo é um nutriente essencial para o funcionamento do organismo. A deficiência de iodo na alimentação provoca danos à saúde, como o bócio (papo).

Alternativas

ID
481531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O comprometimento da produção normal de eritrócitos resulta
em uma queda na concentração de hemoglobina, na contagem
de eritrócitos e no hematócrito, à qual se dá o nome de anemia.

Julgue os itens que se seguem, com respeito a esse tema.

A absorção de elementos próximos ao ferro na tabela periódica dos elementos, tais como o magnésio, cálcio e cromo apresenta-se aumentada na deficiência de ferro.

Alternativas

ID
481609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada
em 1999, constitui uma política pública para combater os males
relacionados à escassez alimentar e à pobreza, bem como contra as
altas taxas de prevalência de sobrepeso e obesidade na população
brasileira. A respeito de nutrição em saúde pública, julgue os
seguintes itens.

Para o diagnóstico do bócio, a concentração de iodo na urina é o marcador bioquímico mais recomendado em estudos populacionais.

Alternativas

ID
564388
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A absorção dos minerais é influenciada por vários fatores. O mineral que tem a absorção facilitada pela presença de alimentos com alto teor de proteína é o

Alternativas
Comentários
  • É importante considerar que nem toda quantidade de Zn ingerida pela alimentação é utilizada pelo organismo, pois sua biodisponibilidade pode ser afetada no processo de absorção intestinal ou já na circulação sanguínea. A absorção intestinal de Zn é diminuída por fatores antagonistas na alimentação, como o fitato, o oxalato, os taninos e os polifenóis. Tal absorção pode ser facilitada pela presença de aminoácidos (cisteína e histidina), fosfatos, ácidos orgânicos e proteína.

    Fonte: PEREIRA, Thalita Cremonesi; HESSEL, Gabriel. Deficiência de zinco em crianças e adolescentes com doenças hepáticas crônicas. Rev. paul. pediatr.,  São Paulo ,  v. 27, n. 3, Sept.  2009.
  • Zinco, Ferro e Magnésio são beneficiados por uma dieta hiperproteica

  • Sobre o zinco importante lembrar.

    Necessidade de 50% maior para os vegetarianos.


ID
564394
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O magnésio desenvolve papel fundamental no organismo humano e sua absorção pode ser inibida por dietas

Alternativas
Comentários
  • Magnésio
    Facilitadores de absroção: dietas hiperproteicas, hiperglicidicas e lactose
    inibidores da absorção: dietas ricas em calcio,  hiperssodicas, hiperlipidicas, hipoproteicas, ricas em acido fitico.


ID
564397
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A absorção do ferro não heme é muito influenciada pela dieta. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I – Aminoácidos que contêm enxofre melhoram a absorção do mineral.

II – Açúcares presentes no intestino diminuem a absorção de ferro.

III – A vitamina C melhora a absorção de ferro, pois é responsável pela quelação ferro ferroso.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
584743
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A ingestão de grandes quantidades de cálcio em uma única refeição favorece a absorção do mineral pelo mecanismo:

Alternativas
Comentários
  • paracelular = transporte passivo

  • paracelular = a favor do gradiente de concentração


ID
584746
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A biodisponibilidade de nutriente tem sido amplamente estudada nos dias de hoje, já que os minerais podem interagir entre si, afetar potencialmente o processo de absorção e sua efetiva utilização. A ingestão excessiva de zinco, por exemplo, pode reduzir a absorção de:

Alternativas

ID
584752
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O enxofre é um micronutriente presente nas moléculas protéicas, sendo suas principais fontes os alimentos que contêm todos os seguintes aminoácidos:

Alternativas
Comentários
  • Está presente na constituição de todas as proteínas celulares, nos aa´s taurina, metionina, cistina e cisteína, e é indispensável para a síntese do colágeno.


ID
751441
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Coloque F(Falso) ou V(Verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação à conduta nutricional no tratamento da diarreia aguda infantil, assinalando a seguir a opção correta.

( ) A suplementação de zinco reduz a duração e a gravidade da diarreia nos quadros agudos e persistentes.

( ) Deve ser mantido jejum para proporcionar repouso alimentar durante o tratamento da diarreia.

( ) A intolerância à lactose e às proteínas do leite de vaca são complicações comuns da diarreia aguda e correspondem a mais de 40% dos casos.

( ) Para crianças com desnutrição moderada a grave deve ser considerado o uso de fórmula isenta de lactose.

( ) A anorexia da criança com diarreia aguda pode ser reduzida significativamente com o tratamento da acidose e hipocalemia.

Alternativas

ID
751450
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A hipomagnesemia não é incomum, podendo ocorrer em até 10% dos pacientes hospitalizados. Assinale a opção que apresenta quatro sinais e sintomas dessa deficiência.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de rara, pode causar sintomas como tremores, espasmos musculares, transtorno de personalidade e anorexia.

    Resistencia à vitamina D. Por participar do metabolismo do carboidrato, foi associada à deficiência a resistência a insulina e desenvolvimento de síndrome metabólica.


    Fonte: Krause, 2012


ID
775495
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
HC-UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Biodisponibidade é a proporção do alimento ingerido que é efetivamente absorvida, devendo ser utilizada na prescrição de dietas. Quanto à biodisponibilidade de minerais, analise as proposições abaixo.


1) Em lactentes, a lactose favorece a absorção de cálcio.

2) O trifosfato de mioinositol reduz a biodisponibidade de cobre e de outros minerais.

3) O zinco advindo de fontes animais é aproximadamente quatro vezes mais absorvido do que o proveniente de fonte vegetal.

4) Na presença de ácido ascórbico, o ferro dietético na forma ferrosa é reduzido para a forma férrica, tornando-se mais biodisponível.

5) Os teores de proteínas, gorduras e carboidratos nos alimentos podem influenciar a biodisponibilidade de magnésio.


Estão corretas, apenas:

Alternativas

ID
790678
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O estado nutricional na sua dimensão biológica, teoricamente pode ser expresso dentro de três modalidades de manifestações orgânicas:

1- Normalidade nutricional
2- Carências nutricionais
3- Distúrbios nutricionais

Fazer a devida correlação e assinalar a alternativa correta:

( ) Obesidade

( ) Bócio endêmico

( ) Aterosclerose

( ) ipertensão

( ) Cárie dental

Alternativas

ID
790738
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São sintomas de Hemocromatose:

Alternativas

ID
818236
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

É importante fonte de magnésio:

Alternativas
Comentários
  • Boas fontes de magnesio sao as sementes, nozes, leguminosas, cereais integrais e hortaliças de folhas verde-escuras, pois o magnésio é constituinte da clorofila.

    Vitolo


ID
1242868
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O ferro é considerado um elemento traço essencial na nutrição humana. Sobre esse micronutriente, leia as afirmativas seguintes.

I. O ferro atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

II. As fontes alimentares de ferro são bastante amplas na natureza. São boas fontes: carnes vermelhas, vísceras (principalmente fígado), clara de ovo, feijões, espinafre e alimentos integrais.

III. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras, como rim e coração; carnes de aves e de peixe e gema de ovo.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O erro do item II eu creio que deve ser a clara de ovo

  • Acredito que espinafre também esteja errado, já que o Fe presente é o não heme, assim como dos ovos.

  • Para mim a resposta correta seria letra B: apenas o item I , pois a gema de ovo embora seja de origem animal, não é uma boa fonte de ferro, pois este se apresenta na forma de ferro não-heme.


ID
1245757
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação à biodisponibilidade dos minerais no organismo humano, sabe-se que o(a)

Alternativas
Comentários
  • consumo excessivo de proteína e sódio aumenta a excreção urinária do cálcio.

  • qual erro da E?


ID
1336093
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A queda total ou parcial do cabelo (alopecia) é decorrente da deficiência nutricional de

Alternativas
Comentários
  • A deficiência de zinco pode causar: Comprometimento no crescimento, hipogonadismo, diminuição da sensação do paladar, queda de cabelos, anorexia.

    Alimentos fontes: ostras, mariscos, peixes, aves, leites, carne bovina, fígado, amendoim, nozes, cereais integrais, leguminosas, ovo..

  • c) ZINCO- > é um fator de crescimento de cabelos, e, em casos de deficiência de zinco,

    tem-se alopecia como um dos principais sinais


ID
1339513
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O raquitismo é uma doença em que a mineralização óssea se encontra prejudicada e resulta em anormalidades estruturais dos ossos que suportam o peso corporal. Essa doença está associada à privação dos seguintes nutrientes;

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     


ID
1367089
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A anemia ferropriva representa, provavelmente, o problema nutricional mais importante da população brasileira, com severas consequências econômicas e nutricionais. Para aumentar a utilização biológica do ferro, recomenda-se o consumo concomitante de alimentos ricos em

Alternativas

ID
1408969
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Na vida humana, o mineral potássio é muito importante pois contribui para a(o):

Alternativas
Comentários
  • Controverso. Se mantém os fluídos intracelulares, obviamente e por consequência, participa da regulação dos fluídos intersticiais, que são afetos ao controle da pressão osmótica.


ID
1411702
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

Considerando as recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS e Organização Panamericana da Saúde – OPAS de fortificação de produtos alimentícios com ferro e ácido fólico e as atribuições emanadas da Comissão Interinstitucional de Condução e Implementação das Ações de Fortificação, coordenada pelo Ministério da Saúde e considerando que a anemia ferropriva representa um problema nutricional importante no Brasil, com severas consequências econômicas e sociais, a ANVISA, através da RESOLUÇÃO – RDC n.º 344, de 13 de dezembro de 2002, tornou obrigatória a adição de ferro e ácido fólico nos seguintes alimentos:

Alternativas
Comentários
  • b) farinha de trigo e de milho.

  • Quem tem o costume de ler rótulo, certamente já reparou que em todas as farinhas de trigo, entre os ingredientes estão: farinha enriquecida com Fe e ác. folíco


ID
1411711
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre a utilização do Iodo, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
1444360
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O cromo potencializa a ação da insulina in vivo e in vitro e o nível máximo de ingestão tolerável (tolerable upper intake level=UL) não foi determinado,pois não há evidência científica que comprove a presença de efeitos adversos graves,associados com a ingestão excessiva desse oligoelemento.

Alternativas

ID
1444363
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O iodo circula no plasma ligado a uma proteína carreadora específica de nominada glicoproteína P,e é armazenado,exclusivamente,na glândula tireoide.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Depois de absorvido, o iodo é transportado livremente ou ligado às proteínas do plasma, sendo rapidamente distribuído por todo o plasma, e transportado para a glândula tireóide. A glicoproteína P é uma glicoproteína de superfície presente na membrana citoplasmática dependente de ATP que funciona como um transportador de substâncias exógenas para o exterior da célula.

  • Aproximadamente 80% do iodo presente no corpo dos mamíferos é encontrado na glândula tireóide. Pode haver também algum acúmulo em outros tecidos, como músculo e fígado quando ocorre um consumo excessivo do elemento.


ID
1472866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação à toxicidade de micronutrientes, julgue o item que se segue.

A concentração excessiva de selênio no organismo, conhecida como selenose, provoca sintomas como náusea, vômito, cansaço, irritabilidade, parestesia e queda intensa de cabelos.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro caso de envenenamento relacionado a altas doses de selênio foi diagnosticado em 1925, na China. Cerca de 40 anos mais tarde, verificou-se que o selênio presente em grandes quantidades no milho da região chinesa de Enshi era responsável por uma endemia de selenose.

    Além da fragilidade e perda de unhas e de cabelos, a intoxicação por selênio também pode causar alterações gastrintestinais, erupções cutâneas, odor de alho na respiração, fadiga, irritabilidade e anormalidades do sistema nervoso. Também podem ocorrer alterações no funcionamento do sistema endócrino, na síntese de hormônios da tireóide e de hormônios relacionados ao crescimento.


ID
1472869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação à toxicidade de micronutrientes, julgue o item que se segue.

Um dos principais efeitos adversos do consumo excessivo de flúor é a fluorose, que se caracteriza pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas nos dentes permanentes.

Alternativas
Comentários
  • Uma fluorese leve pode aparecer com doses diárias de 0,1mg/kg, isto é, maior que cerca de 2 a 3ppm de flúor na água potável, resultando a descoloração do dentes, ou manchas claras.Não  são normalmente visíveis e não têm efeito adverso, exceto em termos estéticos. Ingestões maiores provocam lascas no dente e efeitos dentais mais graves. 


ID
1499464
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando vitaminas e minerais, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) Em condições de redução da concentração sanguínea de cálcio, o hormônio paratireóideo (PTH) estimula a reabsorção desse mineral nos túbulos renais.

  • A letra B também esrá correta, qual o erro? 

  • Larissa, alimentos de origem animal são as principais fontes de B12. Tanto que vegetarianos/veganos precisam dar atenção especial a essa vitamina para que não façam deficiência.. 

  • A anemia perniciosa ocorre por deficiência do fator intrínseco e não pela carência dietética da B12.

  • Qual o erro da letra C?

  • b) Leite, ovos, peixes, carnes e grãos integrais são considerados fontes de vitamina B12 (cianocobalamina). A anemia perniciosa é decorrente da carência desse nutriente.( FALSA)

    JUSTIFICATIVA:

    A B12 pode ser absorvida pois 2 mecanismos:

    1- Baixa absorção no instestino delgado, dependendo apenas dos níveis da dieta

    2- Por meio do mecanismo especifico (Transporte ativo) que envolve o FATOR INTRINSECO, secretado pelas células gástricas), dependendo do CÁLCIO, na região do Ileo ( PH ACIMA DE 6)

    C) O ácido ascórbico, vitamina C, é facilmente destruído pela oxidação, refrigeração e congelamento e perdido durante a cocção dos alimentos.( FALSA)

    JUSTIFICATIVA:

    É um composto facilmente oxidado quando exposto à luz e calor. Ocorre maior preservação na cocção rápida, em vapor ou em utensilios tampados.

    CONGELAMENTO RÁPIDO E RESFRIAMENTO AJUDAM A RETER A VITAMINA

    D) Após a absorção pelas microvilosidades, o Ferro não heme, presente principalmente em alimentos de origem vegetal, e o ferro heme, encontrado em alimentos cárneos, alcançam a corrente sanguínea por distintos processos. O ferro não heme se associa a apoferritina formando a ferritina, enquanto o ferro heme é absorvido diretamente por transporte passivo. ( FALSA)

    JUSTIFICATIIVA:

    O Ferro não heme se associa a transporte de metal divaalente( DMT1) o reduz para estado ferroso, e assim ligando a ferretina.


ID
1511407
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São efeitos adversos da ingestão excessiva de cálcio, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • a) aumento da excitabilidade neuromuscular.

  • Baixo consumo de cálcio REDUZ a excitabilidade neuromuscular


ID
1512025
Banca
AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual mineral está presente em ossos, músculos, tecidos moles e fluidos corpóreos e atua como cofator para mais de 300 sistemas enzimáticos?

Alternativas
Comentários
  • magnésio participa de mais de 300 sistemas enzimáticos

  • Eu também fui de E


ID
1512052
Banca
AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos fatores que podem contribuir para a inadequação de zinco no idoso.

Alternativas
Comentários
  • hipertrofia muscular

ID
1512580
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação às funções do cálcio no organismo, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
    • Cálcio: além de fundamental para a formação de ossos e dentes, o cálcio exerce diversas outras funções, como contração muscular, transmissão de impulsos nervosos e secreção glandular. Fontes: Leite e derivados, Vegetais de folhas verdes, Grãos integrais, Frutas secas, Ovos, Sardinha, Mariscos, Ostras, Salmão.

  • Calcio não é um antioxidante!

    Letra B

  • Não li 5 x para tentar achar o erro não né?


ID
1512985
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O fósforo é armazenado em vegetais na forma de ácido

Alternativas
Comentários
  • c) fítico


ID
1513678
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Paranavaí - PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um micronutriente encontrado em alimentos como: vegetais de cor verde-escura, banana, feijões, ervilha in natura, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja que exerce efeito anti-hipertensivo e possui ação protetora contra doenças cardiovasculares.

Alternativas
Comentários
  • Potássio


ID
1521850
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O cloreto constitui cerca de 3% do conteúdo total de minerais no corpo e representa o principal íon extracelular, juntamente ao sódio. Em relação às suas funções, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1580689
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual mineral, semelhante ao iodo, é essencial para a função tireoidiana e homeostase de seus hormônios?

Alternativas

ID
1587490
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O ferro é um mineral de ampla distribuição na natureza, que desempenha múltiplas funções no organismo humano. Desse modo, sua deficiência tem repercussões sobre diversos órgãos e tecidos, sendo a anemia a mais estudada e conhecida. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D.  

    a) Tanto a ferritina quanto a hemossiderina são formas de armazenamento do ferro, e a transferrina é uma glicoproteína transportadora de ferro. "O ferro fica estocado nas células reticuloendoteliais do fígado, baço e medula óssea, nas formas de ferritina e hemossiderina". (Metabolismo do ferro - Rev. Bras. Hematol.Hemoter. vol 30 n. 5 SP Sept/Oct 2008).  

    b) O ferro do leite humano é altamente biodisponível, uma vez que aproximadamente 50% dele é absorvido, enquanto que o leite de vaca não fortificado ou fórmula à base de leite de vaca têm apenas de 10 a 20% de absorção. (Consumo de leite de vaca e anemia ferropriva na infância - Jornal de Pediatria. vol 81. RJ. Porto Alegre, Sept/Oct 2005).  

    c) A maior parte do ferro inorgânico está presente na forma Fe3+ e é fornecida por vegetais e cereais. A aquisição do ferro da dieta na forma heme corresponde a 1/3 do total e é proveniente da quebra da Hb e mioglobina contidas na carne vermelha. Ovos e laticínios fornecem menor quantidade dessa forma de ferro, que é melhor absorvida do que a forma inorgânica. (Metabolismo do ferro - Rev. Bras. Hematol.Hemoter. vol 30 n. 5 SP Sept/Oct 2008).    
    d) Correta. Algumas substâncias presentes em alimentos, como os fitatos, os taninos e o ácido oxálico, possuem efeitos inibidores sobre o ferro não heme. Podem formar precipitados insolúveis que dificultam sua absorção. (Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 28(2): 435-439, abr.-jun. 2008).   
    e) A presença da vitamina C nas refeições aumenta a absor- ção do ferro mesmo em presença de alimentos que contenham fatores inibidores como fitatos, polifenóis, fosfatos, carbonatos e taninos pela formação do quelato ferro-ascorbato (Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 28(2): 435-439, abr.-jun. 2008).


ID
1653322
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os micronutrientes ferro, cobre, zinco e magnésio são importantes para o corpo humano. Assinale a alternativa correta a respeito desses minerais.

Alternativas

ID
1740850
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O ferro é um micronutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese de células vermelhas do sangue (hemácias) e no transporte do oxigênio no organismo. Há dois tipos de ferro nos alimentos: ferro heme (melhor absorvido) e ferro não heme. Qual das alternativas a seguir apresenta um alimento rico em ferro heme?

Alternativas
Comentários
  • lera a

  • Fe heme presente em alimentos de origem animal

  • O ferro heme está presente em alimentos de origem animal, como carne bovina, frango e peixe, e o ferro não-heme, além de ser ofertado pela carne vermelha, também é encontrado nos cereais e outros vegetais. Mas entre as opções fica LETRA A

ID
1791511
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As seguintes substâncias são extraídos das plantas e prejudicam a absorção do ferro e zinco:

Alternativas
Comentários
  • fitatos e oxalatos


ID
1816924
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O mineral que compete com o cálcio em sua contratilidade da musculatura lisa, podendo exercer função regulatória na atividade dos brônquios, é o

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra C: Magnésio.

    Antagonista natural do Cálcio. Está presente na superfície cirstalina dos ossos, músculos, tecidos moles e fluidos corpóreos.
    Co-fator de muitos sistemas enzimáticos (mais de 300 sistemas).

  • Enquanto o cálcio atua como um estimulador da contração muscular, o magnésio atua como relaxador.

  • magnésio é denominado “bloqueador natural do canal de cálcio”. O cálcio exerce um importante papel na contração da musculatura lisa e da esquelética e o magnésio norelaxamento. Na depleção de magnésio, o cálcio intracelular eleva-se, podendo resultar em câimbras musculares, hipertensão e vasoespasmos. Fonte: Google


ID
1905391
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia o texto abaixo.

“______________ é um componente essencial para atividades enzimáticas e estabilizador de estruturas moleculares. Participa ainda da síntese e degradação de carboidratos, lipídios e proteínas. As manifestações mais comuns de sua deficiência são: anorexia, alterações no paladar, intolerância a glicose, disfunções imunológicas, retardo de crescimento e alteração da maturação sexual.”

A alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima é:

Alternativas

ID
1942606
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A associação de fitato com fibra insolúvel na dieta resulta em redução da absorção de

Alternativas

ID
1945420
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Que mineral tem ação anticancerígena, potencializa o sistema imunológico, destoxifica metais pesados e xenobióticos e diminui o risco de doenças cardiovasculares, por favorecer a síntese da metionina a partir da homocisteína?

Alternativas

ID
1948762
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação ao magnésio, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1948768
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual mineral é utilizado no tratamento da anemia e que, quando deficiente, além de provocar formação incompleta da matriz de colágeno nos ossos, também reduz a defesa do indivíduo contra os radicais livres?

Alternativas

ID
1948777
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual metal é a segunda substância de maior efeito deletério sobre a saúde, cujo quadro de intoxicação apresenta sinais e sintomas de fraqueza muscular generalizada, fadiga geral, cefaléia e sabor estranho na boca, e cujas possíveis fontes são os encanamentos de água antigos, fertilizantes, alimentos enlatados e tinturas de cabelo?

Alternativas

ID
1948795
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A dieta pobre em iodo antecede a terapia com I (Iodo Radioativo), comumente recomendada no tratamento dos nódulos tireoidianos. Assinale a opção que corresponde a um alimento permitido nessa dieta.

Alternativas

ID
1948840
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O termo cretinismo é utilizado para denominar crianças com retardo mental, baixa estatura, mãos e pés caracteristicamente edematosos, surdo-mudez e sinais de afecção do trato piramidal. O cretinismo endêmico pode ser prevenido pela correção da deficiência de

Alternativas

ID
1959202
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Além de atuar na formação e na saúde óssea, o silício também tem relação com os vasos sanguíneos e com a aterosclerose. Assinale a opção que apresenta as maiores fontes alimentares desse elemento-traço.

Alternativas

ID
2029102
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A respeito do mineral Ferro, informe falso (F) ou verdadeiro (V), nas afirmações abaixo.

( ) O último trimestre da gestação ocorre a maior demanda de Ferro devido ao aumento da massa eritrocitária.

( ) A gestante deve priorizar o consumo de alimentos fontes de Ferro não-heme, sendo os de melhor absorção.

( ) A OMS recomenda que todas as gestantes recebam suplementação de Ferro no último trimestre da gestação.

( ) As fontes de vitamina C devem ser consumidas após uma hora do consumo de alimentos ricos em Ferro, visto que estes reduzem sua absorção.

( ) A infecção por ancilostomídeos pode ocasionar a perda de sangue, levando a deficiência de Ferro.

Alternativas

ID
2029120
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Quando tratamos de toxicologia de alimentos, sobre os glicosídeos é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
2029165
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual dos minerais abaixo citados é um co-fator de várias vias metabólicas, auxilia na função da insulina e tem sido usado por atletas para ganho de massa muscular.

Alternativas

ID
2029174
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação ao sódio e potássio, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Atenção porque INTERPRETAÇÃO ANALÓGICA é DIFERENTE de ANALOGIA!!!

    INTERPRETAÇÃO ANALÓGICA vale no direito penal tanto para beneficiar ou prejudicar o réu!!

    Diferente da ANALOGIA, que só pode ser aplicada em benefício do réu

  • tira o "analógica" e fica certinho


ID
2040481
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Que mineral é cofator da enzima sulfito oxidase e que, quando não atua, impede a oxidação do sulfito a sulfato, causando dano neurológico grave e podendo levar à morte do recém-nascido?

Alternativas

ID
2040490
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sabe-se que o zinco é o segundo elemento-traço mais abundante no corpo humano. Com relação a esse mineral, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2049838
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O iodo é encontrado em quantidades variáveis nos alimentos e na água potável. Assinale a alternativa que contém o nome dado à deficiência de iodo.

Alternativas
Comentários
  • A) Vitamina B3 (Niacina)

    B) Zinco

    C)Correta. Iodo

    D) Ferro/Ácido Fólico/ Vitamina B12

    E) Vitamina C


ID
2060176
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O ferro é um micronutriente essencial ao crescimento, principalmente na fase pré-escolar. Assinale a opção que apresenta somente alimentos com quantidades satisfatórias deste elemento.

Alternativas

ID
2069356
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual o mineral que atua como componente da enzima glutationa-peroxidase, impede lesões ocasionadas pelos peróxidos oriundos da oxidação de lipídios e age como antioxidante poupador de vitamina E?

Alternativas
Comentários
  • O selênio age em sinergismo com a vitamina E na neutralização de ERO e contra a peroxidação lipídica.


ID
2069413
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação aos fatores que interferem na biodisponibilidade de minerais, assinalando, a seguir, a opção correta.

( ) O alto teor de zinco na dieta agrava os sinais de carência nutricional de cobre.

( ) Alimentos com alto teor de fitato e de fibra interferem de forma positiva na solubilidade do zinco.

( ) Alta ingestão de cálcio pode inibir a absorção de ferro heme e não-heme.

( ) Dietas hiperglicídicas facilitam a absorção de magnésio.

( ) A enzima lactase aumenta a absorção de cálcio.

Alternativas

ID
2069431
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à função do zinco no processo de cicatrização de feridas, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
2084116
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando as principais carências nutricionais do Brasil, o Ministério de Saúde vem desenvolvendo estratégias para seu controle e prevenção, dentre estas a fortificação das farinhas de trigo e milho com:

Alternativas

ID
2084179
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual dos alimentos abaixo, potencializa a absorção do Ferro?

Alternativas

ID
2084185
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual alimento pode ser incluído numa refeição para favorecer a absorção de cálcio?

Alternativas

ID
2113624
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, o que se afirma nos itens abaixo sobre nutrientes que regulam os processos orgânicos:
( ) água
( ) minerais
( ) fibras
( ) carboidratos
( ) proteínas
Assinale, de cima para baixo, a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Bastava saber que a água não regula processos orgânicos para matar a questão.

  • a RESPOSTA SERIA A C , POIS A ÁGUA NÃO REGULA, PORQUE É A D° NÃO ENTENDI.

  • A resposta certa seria C e não a D pois a água não regula processo orgânico


ID
2113648
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Quanto à classificação dos minerais:
I. são macrominerais: zinco, cálcio, magnésio e silício.
II. são microminerais: ferro, cobre, cobalto e selênio.
III. não existe diferenças entre macro e microminerais.
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • MACROMINERAIS:  minerais recomendados para adultos em níveis acima de 100mg/dia.

    Cálcio, Fósforo, Magnésio, Sódio, Cloro, Potássio e Enxofre.

    MICROMINERAIS: podem ser divididos em: 

    => Oligoelementos: requeridos em quantidades que variam de 1 a 100 mg/dia.

    Zinco, Manganês, Ferro, Cobre e Flúor

    => Elementos-ultratraço: requeridos em doses inferiores a 1 mcg/dia.

    Selênio, Molibdênio, Iodo, Cromo, Boro, Cobalto


ID
2114716
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o alimento que possui boa disponibilidade de cálcio e é bem absorvido pelo organismo.

Alternativas

ID
2114725
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Retardo no crescimento, lesões de pele, imunodeficiência e diminuição do paladar são manifestações clínicas que estão ligadas à deficiência de

Alternativas

ID
2114752
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A atrofia da mucosa gástrica no idoso reduz a produção de ácido clorídrico, afetando a absorção de

Alternativas

ID
2114827
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que associa corretamente o mineral à sua deficiência.

Alternativas

ID
2207395
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O ferro para ser transportado no plasma necessita da seguinte substância:

Alternativas
Comentários
  • Transferrina ou siderofilina é uma glicoproteína plasmática do sangue que transporta o ferro. Sua função fundamental é ceder ferro às células da medula, baço, fígado e músculo.


ID
2218885
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um alimento rico em potássio.

Alternativas

ID
2220973
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O cálcio é o mineral mais abundante no organismo. Sobre a sua absorção, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O cálcio é melhor absorvido em meio ácido

  • A- CORRETO

    B- O cálcio não é absorvido se ele for precipitado por um outro constituinte dietético, tal como oxalato.

    C- Ingerir o suplemento de cálcio com uma refeição melhora a absorção.

    D- A lactose intensifica a absorção de cálcio.

    E- O cálcio é absorvido apenas se estiver presente na forma iônica.


ID
2221009
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O papel da nutrição na saúde óssea do ser humano é fundamental. Sobre o tema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) A fibra dietética em excesso pode interferir na absorção de cálcio ;

  • a fibra dietética em excesso pode interferir na absorção de cálcio;

  • Alimentos ricos em fibras contêm fitatos ou ácido oxálico, substâncias que interagem com o cálcio, fazendo com que ocorra a diminuição da biodisponibilidade de cálcio.


ID
2232505
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Este nutriente desempenha papel estrutural importante como componente de várias proteínas e participa de reações que envolvem síntese e degradação de carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos. Os sinais clínicos de sua deficiência incluem: queda de cabelo, diminuição da acuidade de paladar, cicatrização mais lenta de feridas e hipogonadismo. A forma mais prontamente disponível deste nutriente é encontrada nas carnes, mas grãos integrais e nozes também são boas fontes alimentares. O nutriente referido no texto é:

Alternativas
Comentários
  • O nutriente referido no texto é: zinco

  • Quando fala em diminuição do paladar, caracteriza deficiência de Zn, pois esse mineral faz parte das estruturas gustativas da língua.

  • Hiopogeusia (diminuição do paladar), alopécia (queda de cabelo), déficit de crescimento estão relacionados a deficiência de Zinco.
  • Com a Covid e a suplementação de zinco em alta, essa questão ficou mais fácil.

ID
2234182
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Anápolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Quando são ingeridas quantidades, aproximadamente, iguais de cálcio e fósforo ocorre a absorção mais favorável da seguinte substância:

Alternativas
Comentários
  • fosfato inorgânico.

  • O fosfato orgânico é convertido em fosfato inorgânico para ser absorvido.


ID
2303239
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O magnésio é o segundo cátion intracelular mais abundante do corpo humano, perdendo apenas para o potássio. Sobre o magnésio, é correto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • anorexia, náuseas, vômitos, letargia, fraqueza, irritabilidade, diminuição da atenção e confusão mental são sintomas típicos da deficiência de magnésio.

  • Entre os alimentos que possuem o magnésio estão as frutas como uva, banana e abacate; grãos e derivados como a granolagérmen de trigo e aveia;sementes e nozes como gergelim, amendoim, girassol castanha e amendoim, além de leite, soja, grão de bico, pãopeixes, batata, beterrabacouveespinafre

  • RDA de magnésio

    Mulheres :

    19-30 anos ------------->310 mg

    31-50 anos -----------> 320 mg

  • A- Ca estimula, Mg relaxa

    B- O Mg faz parte da clorofila (pigmento verde das plnatas), logo, os vegetais verdes são suas maiores fontes

    C- RDA Mg

    Mulheres :

    19-30 anos - 310 mg

    31-50 anos - 320 mg

    E- Errado, já há estudos relacionando Mg e osteoporose


ID
2303242
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O mineral zinco é um componente essencial para a atividade de mais de trezentas enzimas, além de ser estabilizador de estruturas moleculares e celulares. Sobre o zinco, é incorreto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  •            Os alimentos ricos em zinco são de origem animal e servem para fortalecer o sistema imune, deixando o organismo mais forte no combate a doenças causadas por vírus, fungos e bactérias. As principais fontes de alimentos ricos em zinco são ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.  Já as frutas e hortaliças, em geral, são pobres em Zinco.

  • RDA  de zinco 

    Mulheres : 8 mg

    Homens: 11 mg

  • A recomendação de zinco para mulheres é de 12 mg/dia e para homens é de 15 mg/dia de acordo com a RDA


ID
2311057
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C)Hipernatremia ocorre sempre que a ingestão de água é menor que a soma das perdas hídricas renais e extrarrenais de sódio.

  • Hipernatremia é um transtorno metabólico causado por um desequilíbrio hidroeletrolítico no organismo que leva a uma concentração anormalmente alta de sódio no sangue.

    A hipernatremia ocorre com mais frequência em pessoas que não bebem uma quantidade suficiente de água. Geralmente, isso se deve ao comprometimento da sensação de sede ou do juízo mental. Exemplos incluem uma pessoa com demência ou uma criança que tem acesso limitado a líquidos.

  • HIPERNATREMIA - Relaciona-se a uma perda de água superior à perda de sódio


ID
2312830
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A absorção do iodo pode ser reduzida pela presença de glicosinolatos contidos nos alimentos citados abaixo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • alimentos de origem marinha são as melhores fontes de Iodo

  • Peixe curado


ID
2312833
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre o selênio, marque F para falso ou V para verdadeiro e assinale a alternativa correta.

( ) Concentrações adequadas de selênio são essenciais ao funcionamento do sistema imunológico, pois influenciam o desenvolvimento e a expressão de respostas não específicas, humorais e celulares.

( ) As melhores fontes de selênio são o rim bovino e a castanha-do-brasil.

( ) A Doença de Keshan e a Doença de Kashin-Beck são as enfermidades principais causadas pela ingestão muito baixa de selênio.

( ) Dentre as formas orgânicas do selênio, a selenometionina é encontrada em alimentos de origem vegetal e animal e em alguns suplementos alimentares; e a selenocisteína, principalmente em alimentos de origem animal

Alternativas
Comentários
  • Concentrações adequadas de selênio são essenciais ao funcionamento do sistema imunológico, pois influenciam o desenvolvimento e a expressão de respostas não específicas, humorais e celulares.

    As melhores fontes de selênio são o rim bovino e a castanha-do-brasil.


    A Doença de Keshan e a Doença de Kashin-Beck são as enfermidades principais causadas pela ingestão muito baixa de selênio.


    Dentre as formas orgânicas do selênio, a selenometionina é encontrada em alimentos de origem vegetal e animal e em alguns suplementos alimentares; e a selenocisteína, principalmente em alimentos de origem animal 



  • A doença de Keshan é cardiomiopatia caracterizada por anomalias no ECG, na cardiomegália, e eventualmente na falha cardíaca. A característica patológica essencial da doença é a presença de áreas necrotic múltiplas no miocárdio. Vê-se geralmente nas crianças e nas mulheres da idade reprodutiva. Parece ser ligado para forçar, como infecções virais, nos povos que são selênio deficiente. Esta síndrome foi controlada com sucesso com o suplemento governo-introduzido do selênio nas áreas afetadas.

    Uma outra doença que seja ligada tradicional à deficiência do selênio é doença de Kashin-Beck, um formulário desfigurando da artrite resultando da atrofia da cartilagem, divisão, e morte, geralmente ocorrendo nas crianças entre 5 e 13 anos de idade, considerados em algumas partes de China, Tibet, e Sibéria. A incidência desta circunstância foi derrubada igualmente pelo suplemento do selênio.

    Além disso, suspeita-se que a deficiência do selênio predispor a um risco mais alto de cretinismo agravando os efeitos da deficiência do iodo. A infertilidade masculina foi pensada igualmente para ter algumas relações aos baixos níveis de selênio no corpo.


ID
2327632
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação ao conhecimento relativo aos macro e micronutrientes, julgue o item subsequente. 


O ferro na forma não heme deve ser oxidado ao estado ferroso para ser absorvido nos enterócitos. 

Alternativas
Comentários
  • Em geral o ferro não heme é ligado a componentes alimentares e deve ser hidrolisado, digerido ou solubilizado no trato gastrintestinal antes de ser absorvido. Uma vez liberado dos componentes alimentaresa maior parte do ferro não heme permanece como ferro férrico (Fe3+) no estômago, que permanecerá bem solúvel ao ambiente se o pH estiver ácido. Ao chegar no intestino, o ambiente torna-se mais alcalino, fazendo com que parte do ferro férrico se ligue formando hidróxido férrico tornando-o menos disponível para a absorção, alguns ferros férricos também podem ser oxidados para a produção de ferro ferroso.. O ferro feroso será absorvido ligando-se a transpportadores. O ferro férridco é absorvida através de uma proteína (integrina)que facilita sua absorção

  • O ferro não-heme precisa ser REDUZIDO para que seja absorvido. Esse processo pode ocorrer de várias formas, entre elas: a) ação do ácido ascórbico dietético b) baixo ph estomacal c)ação da enzima ferro redutase duodenal DcytbA

    Após a redução, o Fe+2 será transportado para dentro da célula através da proteína DMT-1 (não específica). Após a absorção o ferro seguirá dois caminhos: 1) armazenamento em ferritina e 2) se ligar à transferrina e ser transportado para outras células do corpo

  • Trata-se de uma questão que exige do candidato conhecimento e atenção em relação a absorção do ferro.

    O ferro pode estar presente nos alimentos sob duas formas:  ferro heme, encontrado em alimentos de origem animal, derivado de hemácias e de células musculares desses animais, e ferro não heme, encontrado principalmente em alimentos de origem vegetal.

    O ferro heme é facilmente absorvido pela mucosa intestinal e não sofre interferências de fatores facilitadores ou inibidores da absorção. Já a absorção do ferro não heme é influenciada por diferentes componentes alimentares. Isso se deve ao fato de que o ferro não heme está presente nos alimentos na forma férrica (Fe3+) ou ligado a compostos orgânicos, como citratos, lactatos e açúcares. Para que seja adequadamente absorvido, o ferro não heme precisa ser dissociado desses compostos e REDUZIDO ao estado ferroso (Fe2+), mais solúvel.

    Dentre os componentes alimentares que REDUZEM o ferro não heme ao estado ferroso destacam-se a vitamina C e os ácidos orgânicos cítrico, lático, málico e tartárico.
    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2332423
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Muitos nutrientes afetam a biodisponibilidade de cálcio no organismo. Assinale a alternativa que apresenta o nutriente que tem a capacidade de aumentar a absorção intestinal de cálcio.

Alternativas
Comentários
  • o leite é fonte de lactose, vitamina D e cálcio. A união do açúcar (lactose) e da vitamina D, favorecem o organismo no aumento da absorção do cálcio.
  • b) Lactose 


ID
2361139
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Hormônio que, por meio de suas ações no intestino, rim, osso e glândulas paratireóides, é considerado fundamental para a homeostase do cálcio e o desenvolvimento de um esqueleto saudável. O enunciado se refere

Alternativas
Comentários
  • a) à vitamina D

  • A vitamina D, através de suas ações no intestino, rim, osso e glândulas paratireoides, é um hormônio fundamental para a homeostase do cálcio e para o desenvolvimento de um esqueleto saudável (Peters & Martini, 2009)

  • A vitamina D recebe o status de hormônio quando está na forma biologicamente ativa CALCITRIOL.

  • Um número significativo de pesquisadores tem sugerido que a vitamina

    D (calciferol) não deveria ser considerada uma vitamina, mas sim um pró-

    -hormônio.

    A principal função biológica da vitamina D em humanos é a manutenção

    das concentrações normais de Ca e fósforo (P) no soro. Essa regulação se dá

    pela maior eficiência de absorção desses minerais no intestino delgado e pela

    regulação da atividade osteoblástica e osteoclástica dos ossos. Portanto, o

    calcitriol age aumentando a absorção intestinal e reduzindo a excreção de Ca

    pelo aumento da reabsorção nos túbulos distais dos rins e pela mobilização

    dos minerais dos ossos.

    Carla Cristina de Morais.


ID
2427106
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa correta.
Na deficiência grave de magnésio ocorrem sintomas como tremores, espasmos musculares, alterações da personalidade, anorexia, náuseas e vômitos. É considerada boa fonte alimentar de magnésio:

Alternativas
Comentários
  • Dados correspondentes a 100 gramas

    Minerais na castanha do Pará:

    Cálcio (mg): 160,00

    Magnésio (mg): 376,00

    Manganês (mg): 1,22

    Fósforo (mg): 725,00

    Ferro (mg): 2,43

    Sódio de adição (mg): 854,00

    Potássio (mg): 659,00

    Cobre (mg): 1,74

    Zinco (mg): 4,06

    Selênio (mg): 1917,00

  • Castanha do Pará.

  • Ricos em magnésio (30 mg para 100g de alimentos):

    abacate, banana, folha de beterraba, beterraba, grão de bico, feijão, ervilha, mandioca, lentilha, uva passa, algas marinhas, soja, espinafre, couve, batata com casca, quiabo

    Nuts (fornecem mais magnésio secas que torradas: nozes, semente de girassol, semente de abóbora, gergelim, amêndoas, amendoim, pistache, castanhas.

    Perde mais de 80% do Mg na cocção: cevada, aveia, farelo de aveia, arroz integral, farinha de centeio, farelo de trigo, gérmen de trigo, farinha de trigo integral, farelo de milho.


ID
2432749
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A deficiência de iodo é um grave problema de saúde pública em muitos países. Estima-se que 1,6 bilhão de pessoas vivem em áreas onde essa deficiência é prevalente, estando, portanto, em risco de apresentar algum distúrbio por deficiência de iodo. Qual é a manifestação mais grave do problema causado pela deficiência de iodo?

Alternativas
Comentários
  • Cretinismo: A deficiência de iodo pode impedir o funcionamento normal do sistema nervoso. Em casos extremos, pode conduzir a um distúrbio que se caracteriza pelo crescimento físico e mental gravemente atrofiado. Isto é conhecido como o cretinismo, e também pode ser visto em bebês nascidos de mães com deficiência grave de iodo.

     

  • A) Cretinismo - Iodo CERTO

    B) Cegueira noturna - Vit. A - ERRADO

    C) Anemia perniciosa - fator intrínseco - ERRADO

    D) Xerose da conjuntiva - Vit. A - ERRADO

    E) Mancha de Bitot. - Vit. A - ERRADO


ID
2446615
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Avalie se as seguintes substâncias extraídos das plantas prejudicam a absorção de ferro e zinco:
I. fosfatos.
II. nitrosaminas.
III. fitatos.
IV. oxalatos.
De fato prejudicam a absorção de ferro e zinco:

Alternativas
Comentários
  • Fitatos e oxalatos.

  • Nitrosaminas são compostos químicos cancerígenos de estrutura química R2N-N=O. Nitrosaminas são produzidas a partir de nitritos e aminas. A sua formação pode ocorrer apenas sob certas condições, incluindo condições fortemente ácidas tais como a do interior do estômago humano.

    Nitrosaminas são encontradas em diversos géneros alimentícios, especialmente cerveja, peixes e seus derivados, e nos derivados da carne e do queijo preservados com conservantes de sal de nitrito (ver nitrito de sódio). Eles são formados quando a proteínas da comida reagem com os sais de nitrito no estômago

    Usos

    Bacon frito e carnes defumadas

    leite desnatado

    Produtos a base de tabaco

    Produtos de borracha

    Pesticidas

    Certos cosmético

     

    O fosfato nos alimentos

    Para a indústria de alimentos, os aditivos alimentares que apresentam o elemento fósforo em sua constituição confere aos produtos melhor retenção de água, proteção contra rancidez oxidativa. Na produção de carnes curadas, os fosfatos (PO43-) e polifosfatos (que possuem fósforo em sua composição) ajudam a manter a estabilidade desses alimentos, além de apresentarem ações coagulantes e gelatinizantes sobres as proteínas e dispersantes e ações emulsionantes sobre as gorduras. Também são agentes acidulantes, entre outras funções

  • Fitato e Oxalato  – porque antinutriente?

    O fitato é um derivado do ácido fítico, presente naturalmente nas cascas de castanhas, nozes, sementes e grãos, que se liga aos minerais essenciais como o cálcio, magnésio, ferro e zinco, impedindo que sejam absorvidos pelo organismo.

    Oxalato é derivado do ácido oxálico ,  e se encontra naturalmente em vários alimentos. Eles são vistos como os vilões na alimentação, porque ele se associa a minerais como cálcio, zinco, ferro e fósforo e formam um composto insolúveis.

    Isso acarreta na diminuição da absorção destes minerais no organismo e pode provocar uma deficiência de mineral. A deficiência de um mineral, como o zinco, seja por consumo insuficiente do mineral, excessos na ingestão de outros minerais ou por ingestão excessiva de fitato, pode provocar a queda de cabelo e enfraquecimento da unha.

  • Fosfato prejudica absorção de cálcio.

  • III e IV, apenas.


ID
2456323
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São funções do zinco para o desenvolvimento fetal e neonatal do cérebro:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732004000100009

  • a)síntese de DNA e liberação de neurotransmissores.

  • síntese de dna e formação de neurotramissores


ID
2495566
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O excesso da enzima aromatase, produzida principalmente pelos adipócitos da região abdominal, está envolvido no desequilíbrio entre a baixa produção de testosterona e os altos níveis de estrogênio em homens obesos. Que minerai é um inibidor natural da enzima aromatase?

Alternativas
Comentários
  • O Zinco é o mineral que inibe a aromatase, sua deficiência está associada ao aumento da atividade da aromatase no organismo, que resulta em um alto nível de estradiol e um baixo nível de testosterona.


ID
2495623
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o mineral que interage com os hormônios somatomedina-C, testosterona e hormônios da tireoide e está intimamente ligado ao metabolismo ósseo.

Alternativas
Comentários
  • Zinco atua na síntese e estoque da secreção de insulina.


ID
2573854
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Elementos-traços ou microminerais são aqueles que estão presentes em quantidades mínimas nos tecidos corporais, mas que desempenham papel essencial para o crescimento, a saúde e o desenvolvimento dos indivíduos. NÃO é um elemento-traço o

Alternativas
Comentários
  • c)fósforo. 

  • Segundo Krause,  microminerais ou elementos-traço são aqules com necessidade de < 15 mg/dia.

     a) ferro. (DRI = em média 8 mg, só na gestante que é de 27 mg/dia)

     b) manganês. (DRI = média de 2,3 para homens e 1,8 mg/dia para mulheres adultas)

     c) fósforo. (DRI =média de 1250 mg/dia para indivíduos de até 18 anos)(alternativa correta)

     d) zinco. (DRI = em média 11 mg/dia para homens e 12 para mulheres) 

     e) iodo.(DRI = em média de 150 mcg/dia)

  • Macrominerais: são aqueles cuja necessidade diária é maior que 100 mg.  Ex: cálcio, fósforo, magnésio, cloreto, sódio e potássio.

    Microminerais ou elementos traço: são aqueles que possuem necessidade inferior a 100 mg por dia, como é o caso do ferro, zinco, selênio, cobre, iodo e manganês. 


ID
2573896
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São nutrientes que reduzem a biodisponibilidade do cálcio dietético:

Alternativas
Comentários
  •  b) fitato, oxalato, fosfato e sódio. 

  • As alternativas B e D estão corretas.

    Diminui a biodisponibilidade de Calcio: fitato, oxalato, fibras, sódio e fosfato.

    Além de pH alcalino intestinal, AGCL, baixa vitamina D, dietas hiperprotéicas cafeína e álcool

  • A letra D estaria incorreta porque as fibras podem auxiliar na absorção de cálcio. Nesse caso, a resposta é letra B

    O produto de fermentação de fibras, o AGCC, em especial acetato e propianato, possuem capacidade de aumentar a absorção de cálcio.

  • As fibras também podem comprometer a absorção de Ca. "Sendo assim, altas fontes dietéticas de fibras e vegetais contribuem consideravelmente para diminuir a absorção de Ca", peguei essa citação de um artigo BIODISPONIBILIDADE DE CÁLCIO DIETÉTICO.

  • Confira 8 alimentos que roubam cálcio do seu corpo:

  • ALIMENTOS QUE ROUBAM CÁLCIO: sal, café, refrigerantes, nozes, chocolate manteia, carnes e outros alimentos ricos em proteína

  • ALIMENTOS QUE ROUBAM CÁLCIO: sal, café, refrigerantes, nozes, chocolate manteia, carnes e outros alimentos ricos em proteína

  • FITATO, OXALATO, FOSFATO E SÓDIO

  • O papel da fibra na dieta sobre a absorção de Cálcio é controversa. Portanto, letra B.