-
Gabarito E
CPC 06
Arrendamento mercantil é um acordo pelo qual o arrendador transmite ao arrendatário em
troca de um pagamento ou série de pagamentos o direito de usar um ativo por um período de
tempo acordado.
Arrendamento mercantil financeiro é aquele em que há transferência substancial dos riscos e
benefícios inerentes à propriedade de um ativo. O título de propriedade pode ou não vir a ser
transferido.
Arrendamento mercantil operacional é um arrendamento mercantil diferente de um
arrendamento mercantil financeiro.
-
Gabarito Letra E
As três modalidades mais usuais de arrendamento mercantil são as seguintes:
1 - leasing financeiro;
2 - leasing operacional;
3 - lease-back,
Leasing Financeiro → o arrendador adquire bens para alugá-los, a fim de que o arrendatário os utilize, por prazo determinado, mediante o pagamento de prestações periódicas, e tenha a opção de comprá-los, ao fim do período de locação, por meio do pagamento de um valor residual. O valor estabelecido para o exercício da opção de compra é bem inferior ao valor de mercado do bem. Em geral, corresponde a um valor simbólico, uma vez que no valor pago durante o arrendamento está embutida uma parte do preço do bem, pois ele, provavelmente, será adquirido pelo arrendatário.
Leasing Operacional ou Renting → é um contrato de locação conjugada com assistência técnica quanto aos bens locados, como computadores, copiadoras, aviões. Não é essencial que haja a opção de compra. Normalmente, o leasing operacional envoive bens que o arrendatário não tem interesse de adquirir, em função, por exemplo, da rápida obsolescência ou da sua necessidade apenas pelo período de locação. Rege-se pelas regras da locação.
Lease-back → é quando a instituição financeira compra bens de uso permanente de determinada empresa, mas os deixa na posse da vendedora, a título de leasing, mediante cobrança de aluguel. Reserva-se ao arrendatário o direito de recompra dos bens.
Critérios de classificação de um arrendamento...
Financeiro → Item 10 do CPC 06
Operacional → Item 11 do CPC 06
FONTE: Ricardo Ferreira
bons estudos
-
-
Gabarito: Letra E
O Arrendamento mercantil (leasing), basicamente, pode ser de dois tipos: operacional e financeiro. A diferença entre um e outro reside principalmente no seguinte critério: o leasing transfere ou não os riscos e benefícios inerentes à propriedade.
Se transferir, será classificado como leasing financeiro. Se não, como leasing operacional. O tema está prescrito no CPC 06, que dispõe sobre o arrendamento mercantil.
BIZÚ:
trasFere --> Financeiro
-
Resposta: alternativa E.
Resumão do professor Mário Jorge no YouTube:
Arrendamento Mercantil (Leasing):
https://youtu.be/-IUIMuaJHQE