O desgaste por cratera acontece devido ao cisalhamento plástico a altas temperaturas. Não necessariamente está atrelado ao desgaste abrasivo e/ou adesivo ou à alta velocidade de corte.
Achei até um pouco estranho, pois, no link que o Danilo Souza postou o site fala que a craterização é um fenômeno químico.
Qualquer erro, por favor, comente. Obrigado!
Bons estudos!
desgaste adesivo: a ferramenta e o cavaco se soldam em asperezas locais e o desgaste ocorre pela fratura das junções soldadas;
desgaste abrasivo: ocorre como resultado da presença de partículas duras na interface cavaco-ferramenta à medida que o cavaco se move sobre a superfície de saída,desgastando-a por ação mecânica.
desgaste por difusão no estado sólido: ocorre pela difusão entre o material da ferramenta e a peça, nas condições de temperatura elevada e contato íntimo que existem na interface cavaco-superfície de saída.
Letra D incorreta, porque: "o processo de desgaste predominante depende da velocidade de corte. Nas velocidades elevadas prevalece o desgaste por cratera, enquanto a baixas velocidades o desgaste da superfície de folga é mais acentuado."