a) os aços ferramenta de alto teor de carbono são necessários para operar acima de 200 oC.
FALSO - Os aço ferramenta (0,8% a 1,5%C) são pouco utilizados hoje em dia. Trabalham em baixas temperaturas até no máximo 250ºC, acima da qual perdem sua dureza.
b) os aços rápidos operam em regime semelhante aos aços ferramenta de alto carbono.
FALSO - Os aços rápidos recebem esse nome pois quando surgiram permitiram velocidades de trabalho superiores as do aço alto carbono. Trabalham, portanto, em condiçoes diferentes.
c) as ferramentas sinterizadas de metal duro apresentam temperatura de operação até 1100 oC.
CORRETO
d) as ferramentas de materiais cerâmicos são pouco utilizadas por apresentar alta fragilidade.
FALSO - As ferramentas de materiais cerâmicos são amplamente utilizadas na indústria automobilística, principalmente na usinagem do ferro fundido. Apesar da alta dureza que leva a baixa tenacidade e fragilidade há atualmente diversas composições de materiais cerâmicos que visam melhorar suas propriedades tendo como exemplo materiais à base de Oxido de Alumínio (Al2O3), Nitreto de Silício (Si3N4) e CERMETS (contém fase cerâmica e fase metálica).
e) existem ferramentas de nitrato de boro cúbico com diamante que apresentam alta tenacidade.
FALSO - O CBN (nitrato de boro cúbico) assim como o PCD (diamante) são compostos sintéticos, porém não são aplicados juntos em uma mesma ferramenta. Por possuirem excelente dureza tem como consequencia baixa de tenacidade, comparado com aço rápido e metais duro, por exemplo.