SóProvas


ID
1588750
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações contemporâneas perceberam a importância de se auscultar o ambiente quando desejam reorientar seus rumos de gestão. Se desejarem auscultar o ambiente Geral, ou Afastado, o encontrarão nas:

Alternativas
Comentários
  • A título de conhecimento:ausculta=r (determinada parte do organismo) para identificar e diagnosticar os ruídos, aplicando o ouvido diretamente sobre a parte, ou utilizando um aparelho.

  • Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP)


    Os esforços de modernização da administração pública brasileira foram decorrentes de pressões ambientais, orientações conjunturais específicas e inovação tecnológica. Apesar da diversidade de modelos e enfoques, a maioria dos esforços de mudança na área pública teve um cunho marcadamente estrutural: redução ou ampliação de órgãos, demissão ou aumento de funcionários, diminuição dos concursos públicos, privatização e foco em determinadas carreiras ditas de “Estado”, entre outros.


    A década de 1990 evidencia as conseqüências dessas decisões e torna consensual a urgência de rever o modelo da administração pública brasileira, que encerra três grandes desafios:


    o desenvolvimento auto-sustentado e soberano da nação;

    a garantia de governabilidade;

    a efetividade dos órgãos públicos;

  • ESTE TEXTO EXEMPLIFICA, UM POUCO, O QUE TROUXE A QUESTÃO!

     

    " Na perspectiva da efetividade. a Administração da Educação e, conseqüentemente, o agente educativo nela inserido são lugares das contradições sociais. Os estamentos sociais que têm acesso ao poder econômico e político pressionarão por uma prá-tica administrativa que reproduza e reforce a sua posição. De outro lado, os estamentos sociais marginalizados têm interesses e necessidades reais que exigem a mudança estrutural da sociedade. Deste modo, as pressões conjunturais fazem do administrador da educação, de sua teoria e de sua atuação, como de sua própria formação, lugares do conflito e campos de batalha das contradições da sociedade.

     

    Além das pressões conjunturais, expressas por interesses contraditórios, a prática da Administração da Educação está estruturalmente vinculada à sociedade na qual ela se realiza.(...)  Na nossa sociedade isto implica em administrar a educação em nome do poder e do capital. Entretanto, a complexidade da articulação entre a base econômica da sociedade, isto é, a infra-estrutura, e a educação, que é uma organização da sociedade a nível de superestrutura, faz com que haja espaços para uma prática relativamente autônoma, definida pelos agentes envolvidos na Administração da Educação. Portanto, a Administração da Educação e, conseqüentemente, os agentes educativos nela inscritos poderão ser agentes de uma educação redundante a serviço dos interesses do poder e do capitaL reproduzindo, reforçando e, até, sofisticando ou reformulando as relações de dominação, vigentes na sociedade. Neste caso, estarão a serviço dos interesses dos grupos dominantes, que constituem a minoria privilegiada da sociedade brasileira".

     

    Administração da Educação: Pressupostos e Perspectivas para a Relevância de sua Prática Lauro Carlos Wittmann**

     

    Participe do nosso grupo:

    https://www.facebook.com/groups/468072400063140/

     

  • Fatores conjunturais

    Significado de Fatores conjunturais Por Dicionário inFormal (SP) em 16-03-2016

    1. São representados pela combinação de acontecimentos ou eventos num dado momento; circunstância, situação.

    EX.: Esse tipo de desemprego, como o próprio nome indica, depende de fatores conjunturais.

  • AMBIENTE GERAL: engloba aspectos políticos, social, tecnológico, econômico e legal. As pressões conjunturais estão nesse universo.

    AMBIENTE OPERACIONAL: engloba os clientes, concorrentes, fornecedores, oferta de mão de obra. As políticas corporativas estão nesse universo.

    AMBIENTE INTERNO: engloba a organização e seus departamentos de RH, Financeiro, Mkt, Produção.

  • Explicação apresentada pela própria banca, ao indeferir pedido de anulação/troca de gabarito:

    "Ambiente é o que envolve uma organização, e um dos tipos de ambiente é chamado de “Geral”, ou “Afastado”, tratando-se ambos do mesmo conceito. Os mais respeitados estudiosos da Administração contemporânea consideram que as organizações precisam manter intensas relações de troca com os elementos de seu ambiente, cujas fronteiras encontram-se além dos limites da organização.

    Este ambiente pode representar uma fonte de recursos e oportunidades, mas também de restrições e ameaças, razão pela qual a análise ambiental compõe-se de dois grande segmentos:

    • o primeiro deles próximo, também chamado de específico, enfocando o microambiente, de onde vêm os insumos e os espaços para a colocação de seus produtos e serviços;

    • o outro, mais abrangente, Geral, Afastado, enfocando o macro ambiente que afeta toda a sociedade, e não apenas a organização. Este tipo se manifesta na forma de pressões conjunturais, por meio de fatores econômicos, sociais, tecnológicos, legais, culturais, demográficos e ecológicos. O ambiente geral, na verdade, é um campo dinâmico de forças, conforme CHIAVENATO afirma em seu livro Introdução à Teoria Geral da Administração, Ed. Campus."

  • Gabarito: A