SóProvas


ID
1588759
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma transportadora trabalha em um projeto de contêiner para dirigíveis, visando conduzir suas cargas em modais convencionais até onde for possível e, a partir daí, embarcá-las em dirigíveis até os locais de difícil acesso, como Amazônia ou localidades isoladas por enchentes. Se houver interesse dos clientes, poderá inclusive dividir a responsabilidade com outras transportadoras concorrentes, neste caso praticando o que a logística denomina:

Alternativas
Comentários
  • NA LOGISTICA :a)multimodalidade.

    b)intercambiabilidade.

    c)intramobilidade.

     d)intermodalidade.

    e)multimobilidade.
    ****intermodalidade*****O transporte intermodal é caracterizado pela utilização de dois ou mais modais de transporte (marítimo, rodoviário, aéreo e ferroviário) em uma mesma solução logística. Quando utilizada de forma racional, a intermodalidade pode reduzir os custos logísticos. 
    Uma vez que os contêineres podem ser facilmente transferidos de um modal a outro, o resultado é a otimização do deslocamento da carga e a diminuição dos riscos de acidentes ou prejuízos.

  • Multimodais X Intermodal 
    Enquanto que nas operações multimodais um único contrato celebrado com um operador é vigente durante todo o transporte da mercadoria, não importando qual seja o modal utilizado, na operação intermodal, a cada nova mudança de meio ou modal de transporte, um contrato diferente entra em vigor. 

  • Modais
    É o Sistema pelo qual a carga é transportada, mantendo sua integridade, e obedecendo a certas metas como tempo, custo, etc.


    Intermodalidade e Multimodalidade

     

    Existe diferença entre Intermodalidade e Multimodalidade?  As duas significam transportes de cargas com mais de um modal. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do ponto de origem até o ponto de entrega por modais diferentes.

     

    Então qual a diferença ?

     

    A intermodalidade significa a emissão de documentos de transportes independentes, um de cada transportador, cada um assumindo a responsabilidade pelo seu transporte.

     

    Na multimodalidade, ao contrário, existe a emissão de apenas um documento de transporte, emitido pelo OTM – Operador de Transporte Multimodal, de ponta a ponta. Quanto a responsabilidade da carga ela é do OTM, do ponto de partida até a entrega final ao destinatário.

     

    http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/31602/modais-intermodais-e-multimodais-logistica-empresarial

     

    eu tbm sou @concurseiros_abencoados

     

    Participe do nosso grupo:

    https://www.facebook.com/groups/468072400063140/

  • INTERMODAL: DIVISÃO DE RESPONSABILIDADES
    MULTIMODAL: RESPONSABILIDADE ÚNICA

  • Uma das características da multimodalidade é um único responsável perante o dono da carga (OTM - operador de transporte multimodal).
  • LETRA D

     

    FALOU EM DIVISÃO = INTERMODAL.

     

    O Termo Intermodal se designa o tipo de transporte feito por dois ou mais modais, onde a responsabilidade é de cada transportador em seu respectivo trajeto da prestação do serviço. Para Keedi (2001) ele diz que a intermodalidade se caracteriza pela emissão de cada documento de transporte e a responsabilidade é cada transportador, sendo que qualquer tipo de modal que seja utilizado a responsabilidade é do transportador, assumindo a sua parte no trajeto, desde o ponto que pegou, até o ponto final de destino na sua entrega. Para Rodrigues (2012) uma das vantagens do transporte intermodal é a possibilidade de combinar diferentes modais de transporte, onde que as combinações podem levar a considerais reduções de custos, tais com segurança em rodovias e redução neste modal e também se for utilizado o modal ferroviário ou o marítimo, estes podem ser feitos em horários diferenciados e até mesmo nos finais de semana e até mesmo a noite.

  • Em Logística, multimodalidade e intermodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal de transporte, o que significa dizer “transportam uma mercadoria do seu ponto de origem até a entrega no destino final por modalidades diferentes”. Na multimodalidade, existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino, enquanto que na intermodalidade a característica é a emissão individual de documento de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores.

    (Resposta dada pela banca Coseac ao indeferir os pedidos de recurso)