Concordo com vc, Leandro!
Vejamos alguns conceitos de estoque:
Estoque de Antecipação
Este tipo de estoque é formado quando há oscilações previsíveis de demanda, entrega ou produção de um item. Geralmente utilizado quando as variações do fornecimento são relevantes, o estoque de antecipação tem o objetivo de nivelar este tipo de flutuação.
Estoque Consignado
É aquele que está em posse de terceiros (clientes, distribuidores ou outros) através de acordo, mas cuja propriedade permanece sendo do fabricante.
Estoque de Contingência
É o estoque mantido para cobrir potenciais situações de falha extraordinária no sistema.
Estoque Inativo
Estoque de produtos obsoletos ou que não tiveram saída em determinado período (que pode variar de acordo com a determinação do gestor).
Estoque Máximo
Diz respeito à quantidade máxima de produtos armazenados por um determinado período (determinada previamente) até que se faça novo pedido.
Estoque Médio
Refere-se à metade do estoque normal somado ao estoque de segurança. Este estoque deve ser verificado com mais frequência no caso de produtos perecíveis.
Estoque Mínimo
Está ligado à menor quantidade de um item em estoque para prevenir uma eventualidade que se deve ao consumo além do previsto ou atraso na entrega de novas mercadorias.
Estoque de Proteção
É o estoque formado para evitar que a empresa seja “pega de surpresa” e fique desabastecida em caso de greve, aumento abusivo de preços, dentre outras eventualidades.
Estoque Pulmão
Estoque composto por produtos que ainda se encontram pendentes, seja por serem matérias-primas ou semiacabados. A quantidade é definida de maneira estratégica, previamente.
Estoque Regulador
É geralmente utilizado em empresas com diversas filiais. Neste caso, uma das unidades mantém um estoque maior para suprir as eventuais necessidades das outras.
Estoque Sazonal ou Antecipado
Estoque determinado com antecedência para cobrir uma demanda que foi prevista para o futuro, um pico ou quando a demanda e a capacidade de produção estiverem em desequilíbrio.
Estoque de Segurança (Safety Stock)
Este estoque tem o objetivo de garantir a entrega e o suprimento em casos inesperados de grande demanda ou por precaução, caso um determinado lote seja reprovado em um controle de qualidade, por exemplo.
Estoque em Trânsito
Refere-se aos produtos que estão no caminho, em vias de entrega pelas transportadoras. Diz respeito ao tempo em que as mercadorias permanecem nos veículos de transporte.
https://blogtsestoque.azurewebsites.net/blog/index.php/tipos-de-estoque-voce-sabe-quais-sao-os-principais/
eu tbm sou @concurseiros_abencoados
Participe do nosso grupo:
Administradores - Concurseiros
https://www.facebook.com/groups/468072400063140/