SóProvas


ID
1588822
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Lead time é um dos conceitos mais importantes da logística, sendo correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) QC.:  RENNÓ (20013)

    8. (FMP/TCE-RS/Auditor/2011) O aumento da variabilidade do lead time de ressuprimento gera a necessidade da seguinte decisão:

    a) aumentar o estoque de segurança;

    b) redução do estoque de segurança;

    c) aumentar a quantidade comprada;

    d) redução da quantidade comprada;

    e) nenhuma delas.

    A variabilidade do lead time é a variabilidade do prazo de entrega (uma vez leva três dias, da outra leva três meses etc.) ou tempo de ressuprimento. Quando o fornecedor não é confiável, o estoque de segurança da empresa deve ser aumentado.

    Entretanto, nem sempre a quantidade comprada deve aumentar (apesar de ser bastante comum). Isso ocorre, pois a quantidade demandada pelos clientes pode diminuir. Ou seja, mesmo aumentando a margem de segurança, a quantidade comprada pode ficar inalterada ou diminuir também, ok? O gabarito é mesmo a letra A.

  • “Lead Time é uma medida do tempo gasto pelo sistema produtivo para transformar matérias-primas em produtos acabados” (TUBINO Dalvio Ferrar, 1999).

    “Lead time ou tempo de throughput é o tempo necessário para que um produto evolua da concepção ao lançamento, do pedido à entrega ou da matéria-prima ao cliente e inclui o tempo de processamento e o tempo de fila” (CHRISTOPHER Martin, 1998).

    “O lead time total é composto pelo tempo dedicado ao processamento de pedidos, à busca de fornecimento e manufatura dos itens e ao transporte dos itens entre os diversos estágios da cadeia de suprimentos” (SIMCHI-LEVI David, KAMINSKY Philip e SIMCHI-LEVI Edith 2003).

    o Lead Time deve ser percebido como uma determinada quantidade de tempo medida a partir da criação de uma ordem, passando pelo caminho crítico da composição de determinada demanda, até a entrega desta.

    http://www.infoescola.com/administracao_/lead-time/

  • LEAD TIME:É o tempo entre o pedido e a entrega real do material no estoque.

    Esse conceito é utilizado para identificar o tempo que será necessário para repor um produto no estoque.

    Para a reposição de um estoque é preciso levar em consideração: a quantidade mínima para iniciar a reposição do material, quanto tempo será necessário para efetuar a compra e quanto tempo o fornecedor demora para fabricar e entregar o material

    .

    Tipos de Lead Time

     

    Engineer-to-Order – Significa que as especificações do cliente requerem um projeto de engenharia único ou uma personalização/customização significativa. Em geral, o cliente é altamente envolvido no projeto do produto. O estoque de materiais normalmente não será adquirido até que a produção necessite dele. O lead time de entrega é longo porque inclui não apenas o lead time de compra, mas também o de projeto.

     

    Make-to-Order – Significa que o fabricante não começa a fabricar o produto até que a encomenda do cliente seja recebida. O produto final é normalmente feito com itens padronizados, mas pode incluir também componentes feitos sob medida. O lead time de entrega é reduzido porque se requer pouco tempo de projeto e o estoque é tratado como matéria-prima.

     

    Assemble-to-Order – Significa que o produto é feito com componentes padronizados que o fabricante pode estocar e montar de acordo com a encomenda do cliente. O lead time de entrega é, ainda, mais reduzido porque o tempo de projeto não é necessário e o estoque de materiais está pronto para a montagem. O envolvimento do cliente no projeto é limitado à seleção do conjunto de componentes necessários.

     

    Make-to-Stock – Significa que o fornecedor produz os bens e os vende com base em um estoque de produtos acabados. O lead time de entrega é o menor de todos. O cliente possui pequeno envolvimento direto no projeto do produto.

     

    http://cleitonlog.blogspot.com.br/2011/05/e-o-tempo-entre-o-pedido-e-entrega-real.html

     

    eu tbm sou @concurseiros_abencoados


    Participe do nosso grupo:
    Administradores - Concurseiros
    https://www.facebook.com/groups/468072400063140/

  • Resposta apresentada pela COSEAC em indeferimento de recurso:

    Lead Time é termo globalizado, que define o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término. A definição mais convencional para lead-time é o tempo entre o momento de entrada do material até à sua saída do inventário. O lead time é um dos conceitos mais importante da logística. Deve ser levado em consideração em todas as atividades, pois está associado ao custo da operação. Associados ao lead time estão, por exemplo, o estoque de segurança, o lote econômico de compras, processos produtivos, dentre outros. O lead time está intimamente ligado ao contexto de produção, pois em certas situações os processos de fabrica sofrem atrasos inesperados ou tempos de inatividade. Durante os períodos em que um processo, linha de produção ou máquina estão parados devido a atrasos ou falhas logísticas, a eficiência da produção sofre um impacto negativo.

  • Letra A