SóProvas


ID
1588840
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O Ministério do Meio Ambiente definiu como instrumento de desenvolvimento econômico e social um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou ainda outra destinação. Na verdade, o mundo pratica isto há muito, e o Brasil também precisa tirar vantagem da chamada logística:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de logística

    Abastecimento

    A gestão de abastecimento envolve o planejamento e a coordenação de materiais que são necessários em um determinado local, em um horário específico, para dar suporte  à produção ou à atividade (como no caso do abastecimento militar). A logística de abastecimento deve incluir o transporte de materiais e o armazenamento, bem como um meio para avaliar o nível de abastecimento em fases diferentes do processo, a fim de assegurar que o fluxo de materiais corresponda à demanda.

    Distribuição

    A distribuição envolve gerenciar o modo como um material fornecido e armazenado é distribuído para os locais onde ele é necessário. Isso envolve questões de movimentação de materiais (carga, descarga e transporte), acompanhamento de estoque e responsabilidade de uso (registrar como o abastecimento é usado e quem o utiliza).

    Produção

    A logística de produção gerencia as etapas que envolvem unir os materiais distribuídos em um produto. Isso inclui a coordenação de um processo de fabricação ou de montagem e, no caso de aplicações como a produção militar, a logística para coordenar o espaço e as áreas para que a produção ocorra. Da mesma forma, na área da construção, a logística de produção incluirá o preparo de material para coordenar com a fase de construção em andamento.

    Reverso

    A logística reversa envolve a recuperação de materiais e suprimentos de um processo de produção ou de montagem. Por exemplo, na gestão de logística de um projeto de construção, a logística reversa planeja a remoção do excesso de material e a reintegração do material no estoque. Em aplicações militares, ela é frequentemente usada para planejar a estratégia de saída e coordenar a transferência de material e de equipamento de volta para o armazenamento, em uma área na qual os exercícios militares eram realizados.


    http://www.ehow.com.br/diferencas-entre-varios-tipos-gestao-logistica-info_26693/


  • Entre outros princípios e instrumentos introduzidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e seu regulamento, Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, destacam-se a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa.

     

    A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhado pelo ciclo de vida dos produtos. A PNRS define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

     

    http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-reversa

     

    eu tbm sou @concurseiros_abencoados


    Participe do nosso grupo:
    Administradores - Concurseiros
    https://www.facebook.com/groups/468072400063140/

  • GABARITO: LETRA D

    A PNRS define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

    FONTE: WWW.MMA.GOV.BR

  • GABARITO: LETRA D

  • Questão bem interpretativa.