-
E) (Sobral e Peci, 2008) — Finalmente, as habilidades conceituais são relacionadas à capacidade de pensar, montar conceitos e analisar situações abstratas e complexas. Quando um gestor na cúpula da empresa está analisando a conjuntura econômica e as ações de diversos concorrentes para montar um planejamento estratégico, por exemplo, ele está utilizando a habilidade conceitual.
Quando temos a condição de pensar criticamente, de analisar problemas complexos, estamos utilizando as habilidades conceituais. A capacidade de pensar de modo sistêmico, por exemplo, só pode ocorrer quando temos tais habilidades.
Imagine que você está analisando como diferentes fatos podem afetar sua organização (por exemplo: uma nova legislação do governo, uma tecnologia que seja lançada, uma catástrofe ambiental etc.). Se você consegue entender como esses fatores impactariam sua empresa no futuro, você tem habilidades conceituais.
-
HABILIDADES DO ADMINISTRADOR:
Ø Habilidade técnica: utiliza conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas com base em sua educação e experiência profissional. É a habilidade de fazer coisas concretas e práticas, e está muito relacionada com o hardware disponível.
Ø Habilidade humana: capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz.
Ø Habilidade conceitual: capacidade para lidar com ideias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que a pessoa faça abstrações e desenvolva filosofias e princípios gerais de ação. Proporciona ideias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber aonde chegar a fim de definir o comportamento e as ações futuras necessárias, além da capacidade de diagnóstico (para resolução de problemas) e de visão futura (para geração de novas ideias e inovação).
Teoria Geral da Administração, Chiavenato
-
-
Para Robert Katz, habilidades são as destrezas específicas para transformar conhecimento em ação, que resulte no desempenho desejado para alcance dos objetivos.
Segundo Katz, para que o gestor possa atuar eficazmente no processo das suas atividades, existem basicamente três tipos de habilidades necessárias:
• Conceituais – as relacionadas à capacidade de ver a Instituição como um todo;
• Técnicas – consistem no conhecimento, métodos técnicos e equipamentos para a realização de tarefas específicas;
• Humanas – aquelas relacionadas ao tratamento com pessoas.
Em sua Teoria das Habilidades Gerenciais, Katz defende que esse é o conjunto de habilidades necessárias ao bom desempenho de um gestor em sua função, seja qual for o nível hierárquico que ele se encontre: habilidades conceituais, habilidades técnicas e habilidades humanas.
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 (Adm. Geral)
-
Gabarito: E
-
Melhor explicação Youtube profº Flávio Toledo (Administração Geral - Habilidades de Katz)