Para resolvermos a questão, vamos primeiro falar sobre o paquímetro.
Para saber utilizar corretamente este instrumento é preciso entender as partes que o compõe que são basicamente duas.
· ESCALA FIXA: tem uma escala milimétrica ou em polegadas, usada para comparar as medidas.
· ESCALA MÓVEL (NÔNIO O VERNIER): tem outra escala milimétrica que é usada para obter medidas mais precisas, pois essa escala consiste na divisão do menor valor da escala graduada fixa pelo número de divisões da escala graduada móvel.
Para se calcular a aproximação (também chamada sensibilidade) dos paquímetros, divide-se o menor valor da escala principal (escala fixa), pelo número de divisões da escala móvel.
A aproximação é, então, calculada pela fórmula:
Onde:
a = aproximação
e = menor valor da escala principal (fixa)
n = número de divisões do Nônio (Vernier)
Será calculado a sensibilidade de cada alternativa a fim de encontrar o paquímetro adequado para a medição.
(A) mv = 0,025”; nd = 25.
ERRADO. Como a questão deu os dados em milímetros, essa alternativa já não é a adequada, pois a escala do paquímetro está em polegadas.
(B) mv = 1,0mm; nd = 20.
ERRADO. Esse instrumento também não seria o adequado, pois a aproximação é de 0,05 mm e, portanto, não conseguiria obter medidas precisas o suficiente para verificar se a dimensão do pino estaria adequada, já que a faixa compreendida tem que está entre 5,98 e 6,02 o que dá uma faixa de 0,04 mm (6,02-5,98 = 0,04 mm). O ideal é pegar um equipamento que tenha uma aproximação menor que a largura da faixa compreendida (0,04 mm)
(C) mv = 1,0mm; nd = 10.
ERRADO. Esse instrumento, assim como o anterior, não seria o adequado, pois a aproximação é de 0,1 mm e, portanto, não conseguiria obter medidas precisas o suficiente para verificar se a dimensão do pino estaria adequada.
(A) mv = 1,0mm; nd = 50.
CORRETO. Esse sim é o instrumento adequado, pois a aproximação é de 0,2 mm e, portanto, conseguiria obter medidas precisas o suficiente para verificar se a dimensão do pino estaria adequada.
Resposta: D