SóProvas


ID
158947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos de orientação a objetos e UML.

As seguintes características estão corretas para um modelo construído com a UML: nos diagramas de componentes, há módulos de código representados por componentes; há diagramas de componentes onde dependências de compilação estão representadas por setas tracejadas entre componentes; nos diagramas de utilização (deployment), alguns nós representam unidades computacionais, outros representam dispositivos periféricos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    O digrama de componentes descreve os componentes de software e suas dependências  entre si.Um componente é o produto da implementação de um conjunto de classes.O propósito de um componente é servir como um container de classes que estarão disponiveis  em um determinado nó da arquitetura física. Um componente é denotado na UML como um retângulo com uma elipse e dois retângulos menores do seu lado esquerdo. O nome do componente é descrito abaixo ou dentro do seu símbolo.A dependência entre componentes pode ser mostrada como uma linha tracejada com uma seta, simbolizando que um componente precisa do outro para possuir uma definição completa. 

  • Boa colega!

    Acrescento que no diagrama de componentes há uma notação específica para CÓDIGO ( A questão fala sobre isso), e tanto o diagrama de COMPONENTES quanto o diagrama DE UTILIZAÇÃO modelam a parte FÍSICA  e ESTÁTICA de um sistema computacional.

    Abraços

  • Diagramas de utilização? Nunca ouvi esse termo :/
  • c-

    Todo componente pode ser substituído por uma classe, que implementa suas interfaces. Por isso é difícil separar um do outro. O Diagrama de Componentes documenta um componente, parte física e substituível em conformidade com interfaces (fornecidas e/ou requeridas). É reutilizável. Os diagramas de componentes capturam a estrutura física da implementação.
    Objetivos
    -Organizar o código-fonte
    -Construir release executável
    -Especificar componentes como base de dados etc.
    -Conter componentes, interfaces e relações entre componentes.
    --Os pacotes de componentes podem modelar arquitetura física.
    -Identificar as principais partes do sistema.

     

    Quem podem ser componentes do sistema?


    Itens recorrentes no sistema: logging, parsers de XML, componentes de gestão de carrinhos de compra (shopping carts) etc.

    Em UML um componente efetua as mesmas funcionalidades de uma classe:


    -Generalização
    - Associação com outros componentes ou classes
    - Implementação de interfaces

  • Diagramas de Deployment

    A linguagem UML prevê os assim chamados diagramas de deployment para representar uma estrutura física (normalmente de hardware), onde um conjunto de artefatos de software são instalados para compor uma configuração de um sistema.

    Essa estrutura física é constituída por nós, conectados por vias de comunicação, criando uma rede de complexidade arbitrária. Nós são tipicamente definidos de maneira recursiva, podendo representar tanto dispositivos de hardware como ambientes de execução de software.

    Fonte: https://www.dca.fee.unicamp.br/~gudwin/ftp/ea976/CompDepl.pdf