SóProvas


ID
15895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os seguintes itens relativos à gestão de recursos humanos.

A realização de entrevistas tem por objetivo identificar características íntimas do funcionário que possam influenciar em seu desempenho na organização.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em "íntimas". A entrevista, sob a ótica do RH, procura realmente identificar características do candidato. Mas o que se procuram são as características relacionadas ao cargo que será ocupado e a correlação existente entre aquelas requeridas pelo cargo e aquelas que o candidato tem. Em suma, prucura-se identificar as características que tenham relação com o cargo.
  • E tm a veracidade das informações contidas no CV.
  • Características intimas de repente se for um casting de filme para adultos...he he.. se é que me entendem.. for isso.. não não! 
  • QUESTÃO: "A realização de entrevistas tem por objetivo identificar características íntimas do funcionário que possam influenciar em seu desempenho na organização.ERRADO!
        A realização de entrevista é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si com o interesse em se conhecer melhor. De um lado, o entrevistador ou tomador de decisão e, de outro lado, o entrevistado ou candidato.
        A entrevista de seleção é a técnica de seleção mais utilizada e tem inúmeras aplicações nas organizações - pode ser utilizada na triagem inicial dos candidatos ao recrutamento, como entrevista pessoal inicial na seleção, entrevista técnica para avaliar conhecimentos técnicos e especializados, entrevista de aconselhamento e orientação profissional no serviço social, entrevista de avaliação do desempenho, etc.
        Apesar do seu forte componente subjetivo e impreciso, a entrevista pessoal é aquela que mais influencia a decisão final a respeito dos candidatos. Como em todo processo de comunicação, a entrevista sofre ruído, omissão, distorção, sobrecarga e, sobretudo, barreiras. 
        Para melhorar o grau de confiança e de validade da entrevista duas ações são 
    importantes: melhor construção do processo de entrevista e treinamento dos entrevistadores: 
        A construção do processo de entrevista pode ser estruturada e padronizada, como também pode ficar inteiramente livre, à vontade do entrevistador ou ao sabor das circunstâncias. Assim, as entrevistas podem ser classificadas, em função do formato das questões e das respostas requeridas, em 4 tipos:
    1. Entrevista totalmente padronizada - tem perguntas pré-definidas e respostas desejadas:
    é a entrevista estruturadae com um roteiro pré-estabelecido, no qual o entrevistador faz perguntas padronizadase previamente elaboradas no sentido de obterrespostas definidas e fechadas. Perde profundidade e flexibilidade e torna-se limitada. Pode assumir várias formas, como escolha simples (verdadeiro-falso, sim-não, agrada-desagrada), escolha múltipla etc. Apresenta a vantagem de proporcionar um roteiro ao entrevistador que não precisa se preocupar quanto aos assuntos e nem com a sua sequência, pois a entrevista já esta preparada. É o tipo de entrevista planejada e organizada para ultrapassar as limitações dos entrevistadores;
    2. Entrevista padronizada apenas nas perguntas - tem perguntas pré-definidas, mas não tem respostas desejadas
    é a entrevista com perguntas previamente elaboradas, mas que permitem resposta aberta, ou seja, resposta livrepor parte do candidato. O entrevistador se baseia em uma listagem (check list), de assuntos a questionar e colhe as respostas ou informações do candidato;
    3. Entrevista diretiva - não tem perguntas pré-definidas, mas tem respostas desejadas:
    é a entrevista que determina o tipo de respostadesejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador. É aplicada para conhecer certos conceitos pessoais dos candidatos e que demandam determinada liberdade para que o entrevistador possa captá-los adequadamente. O entrevistador precisa saber formular as questões de acordo com o andamento da entrevista para obter o tipo de resposta ou informação requerida. É uma entrevista de resultados;
    4. Entrevista não-diretiva - não tem perguntas pré-definidas, e nem respostas desejadas:
     
    É a entrevista totalmente livre e que não especifica nem as questões e nem as respostas requeridas. É também denominada entrevista exploratória, informal ou não estruturada. Trata-se de uma entrevista cuja sequência e orientação fica a critério de cada entrevistador, que caminha dentro da linha de menor resistência ou da extensão de assuntos, sem se preocupar com sequência ou roteiro, mas com o nível e profundidade que a entrevista pode alcançar. O entrevistador corre o risco de esquecer ou omitir alguns assuntos ou informações. É uma técnica criticada pela sua baixa consistência devido ao fato de não se basear em um roteiro ou itinerário previamente estabelecido.
        É claro que características íntimas podem influenciar, todavia, como visto acima, a realização de entrevistas não tem como objetivo identificar essas características. Deste modo, conseguimos ratificar o gabarito da questão! 
  • Características compatíveis, comuns e afincas ao CARGO pretendindo.

  • Não é por nada não, mas esses comentários cheios de cores e marca-texto, puuuuuuuuuuuuuuuuuuuts :x não sei o que falar, só sei sentir ¬¬

  • CARACTERÍSTICAS PESSOAIS, E NÃO ÍNTIMAS.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Pra que justificar com a porra de um texto? Uma questão simples!
  • ERRADO

    Tem nada de características íntimas....

    As entrevistas são utilizadas para encontrar indivíduos que se ajustem à cultura e à imagem da instituição, visto que permitem conhecer características de personalidade dos candidatos.

  • Não interpretei "características íntimas" como algo invasivo ou intromissivo, mas como um sinônimo de características particulares e pessoais... Tipo algo que vem de dentro, que faz parte de vc e é difícil de mudar (por assim dizer), e que poderia atrapalhar de alguma forma as relações de subordinação ou entre colegas.

    Ex: Se a pessoa é muito competitiva, pouco paciente, estressada ou comprometida (em relação a prazos e horários...).

  • Características particulares e pessoais.

  • características pessoais