SóProvas


ID
1591033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O conhecimento dos mecanismos farmacológicos das substâncias com efeitos psicotrópicos é essencial para a prática clínica psiquiátrica. Considerando os aspectos clínicos e terapêuticos, julgue o item a seguir relativos aos psicofármacos.


A associação de inibidores seletivos da receptação de serotonina e de inibidores da monoaminoxidase pode desencadear a síndrome serotonérgica, cujas manifestações incluem alterações do estado mental e do sistema autonômico e hiper-reatividade neuromuscular. O tratamento dessa síndrome baseia-se em medidas de suporte clínico, mas pode requerer o uso de antídotos específicos, como a ciproeptadina e a bromocriptina.


Alternativas
Comentários
  • gabarito: ERRADO

    Inibidores da recaptação da serotonina e agentes inibidores da enzima MAO aumentam a quantidade desses NT na fenda, o que pode desencadear as situações citadas no enunciado, no entanto a  bromocriptina é um agosnista dopaminérgico que entre outros usos clínicos pode ser utilizada em síndromes neuropléticas, mas não é um antídoto específico.

    A Ciproeptadina é um anti-histamínico  receptores H1, que possui atividades adicionais como anestésico local, anticolinérgico e antiserotonérgico, também pode ser utilizada nesse caso, mas da mesma forma não é um antídoto específico.