SóProvas


ID
1591693
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A técnica de necropsia para a abertura da cavidade abdominal e torácica pode ser descrita como

Alternativas
Comentários
  • a)

    incisão horizontal biacromial, depois vertical desde a fúrcula esternal, contornando-se a cicatriz umbilical pelo lado esquerdo, até a sínfise púbica.

  • a)


    Abertura da Cavidade Tempo tóraco-abdominal: incisão horizontal bi-acromial e depois vertical desde a fúrcula esternal até a sínfise púbica, contornando a cicatriz umbilical. Após o deslocamento da pele e músculos peitorais até a linha hemi-axilar, transforma-se o retalho músculo-cutâneo numa bolsa contendo água e perfura-se o espaço intercostal para pesquisa de bolhas de ar quando houver pneumotórax. Depois deve-se haver seccionamento das cartilagens ao nível da junção condro-costal e exposição dos pulmões e coração. Abertura do tronco da artéria pulmonar para pesquisa de eventual embolia trombótica venosa.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.

    A) CERTO. A alternativa descreve corretamente a técnica de incisão em T, ou incisão biacromial.

    B) ERRADO. A incisão é horizontal, e não vertical.

    C) ERRADO. A incisão contorna a cicatriz umbilical pelo lado esquerdo e não pelo lado direito, não chegando até as cristas ilíacas, e sim até a sínfise pública.

    D) ERRADO. A incisão biacromial (de um acrômio a outro) é horizontal e não vertical, e também não ocorre incisão horizontal entre as cristas ilíacas.

    E) ERRADO. Pelo método de Virchow, os órgãos são retirados separadamente e, uma vez extraídos do corpo, procede-se a um exame técnico e minucioso de cada um. Consiste em uma incisão única, medial, que se inicia na margem inferior do mento, seguindo a linha média, pela face anterior do pescoço, tórax e abdome, contornando neste último o umbigo, pelo lado esquerdo, até atingir o púbis.

    Gabarito do professor: Alternativa E.