SóProvas


ID
1591702
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Durante necrópsia de uma vítima de múltiplos ferimentos por disparo de arma de fogo, o Perito observou que uma das lesões apresentava características que a diferenciava das demais: a borda de um dos ferimentos parecia queimada, era irregular e estava evertida. Este tipo de ferimento é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • orificio de entrada no tiro encostado: Forma irregular pela dilaceração dos tecidos pelos gazes explosivos ( Mina de Hofmann)

  • GAB. B

    Quando o tiro é encostado há a queimadura na pele devido a polvora e se há osso por baixo da pele o projetil perfura o osso e os gases que saem do cano da arma bate no osso e volta causando, assim, a impressão de que houve uma saída e nao uma entrada, ou seja, invertendo os "lábios" da ferida externamente "estava evertida". É a chamada mina HOFMANN

  • Péssima banca. Péssima questão
  • TIRO ENCOSTADO: Disparo de arma de fogo em que resulta em orifício de entrada com a forma irregular, denteada ou com entalhos, pela ação resultante dos gases que deslocam e dilaceram os tecidos, bem como Bordas Evertidas e presença de Sinal de Werkgaertner (Os tiros encostados ainda permitem deixar impresso o desenho da “boca” e da alça de mira na pele através de um halo de tatuagem e esfumaçamento).

    Resposta B

  • ALT. "B"

     

    TIRO ENCOSTADO: Todos os elementos do disparo alcançam o alvo. O orifício de entrada tem a forma irregular, denteada ou com entalhes, pela ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. As bordas são evertidas, em geral não há sinais de outros elementos do disparo na pele, pois penetram na ferida juntamente com o projétil a este fenômeno chamamos Câmara de Mina de Hoffmann, sendo mais comum nos tiros encostados na fronte. Nos tiros encostados no crânio, nas costelas e escápulas, podemos encontrar um halo fuliginoso na lâmina externa do osso referente ao orifício de entrada chamado de Sinal de Benassi. Ainda na entrada podemos observar o Sinal de Werkgartner, que representa o desenho da boca e da alça de mira da arma (pela zona de tatuagem esfumaçamento).

     

    BONS ESTUDOS.

  • A) Tiro a curta distância.
    ERRADA: Quando aparece junto do orifício de entrada, além da zona de esfumaçamento, com crestação de pelos e cabelos, apresenta queimadura na pele, alterações produzidas pela elevada temperatura dos gases. Considera-se essa forma de tiro como "tiro à queima-roupa". 1. Orifício regular, menor que o projetil; 2. Presença de orlas e zonas, especialmente tatuagem e esfumaçamento; 3. Tamanho das zonas permite avaliar a distância.

     

    B) tiro encostado.
    GABARITO: Tiro encostado é aquele que a boca do cano da arma se apoia no alvo, possibilitando que a lesão seja produzida pela ação do projetil e dos gases resultantes da deflagração da pólvora. O orifício de entrada é irregular, amplo, e em regra, maior do que o diâmetro do projetil que produziu. Quando o local atingido pelo projetil tem um plano ósseo subjacente, os gases penetram juntamente com o projetil, ao encontrarem uma estrutura mais rígida, batem e retornam, formando a boca de mina ou mina de Hoffman. Nos tiros encostados não há, em geral, zona ou orla de esfumaçamento e de tatuagem. Quando não tiver um osso subjacente, a pele recua, mas não se rompe da mesma forma. 1. Orifício irregular ou estrelado , maior que o projetil; 2. Formação da câmara de mira, tatuagem discreta ou ausente; 3. Lesão por pressão.

     

    C) Tiro distante.
    ERRADO: Não há presença de elementos de vizinhança. 1. Orifício regular, menor que o projetil; 2. Presença de orlas e ausências de zonas; 3. Difícil avaliar a distância.

     

    D) Tiro irregular.
    ERRADO: Se consideramos a ação "tiro irregular" por tiro em incidência diversa das de 90 graus, ou seja, de forma oblíqua, temos que quando o PAF bater no corpo, o atrito dele com a parte mais próxima da pele vai ser maior, daí, nesse lado vai haver mais detritos e escoriações. A orla de escoriação não será concêntrica, terá formato de uma meia lua crescente. A orla de escoriação vai ser importante para saber de onde veio o projetil. Quanto mais espessa a orla de escoriação em relação ao outro lado, maior será o ângulo de entrada. No momento do disparo, o PAF parte, mas atrás dele fica a nuvem de gás proveniente da pólvora. O gás se espalha em forma de cone, conhecido como cone de dispersão.

     

    E) Tiro aproximado.
    ERRADO: Vide letra A.

     

    Novato no assunto, porém espero ter ajudado!

     

    Fonte: https://www.google.com.br/search?q=camara+de+mira+medicina+legal&tbm=isch&tbs=rimg:CZZ8nBewgkpLIjj80gKg9PuPjWTSjQbTuTq7BfSKaK02KVM-39apf8kDosVZGgIAm_1vgrQ-8EzUVH4Pd206M03oB_1SoSCfzSAqD0-4-NESZWiQk6b8cKKhIJZNKNBtO5OrsR788RpBPiYCcqEgkF9IporTYpUxEmVokJOm_1HCioSCT7f1ql_1yQOiEe_1PEaQT4mAnKhIJxVkaAgCb--AR788RpBPiYCcqEgmtD7wTNRUfgxHvzxGkE-JgJyoSCd3bTozTegH9Ee_1PEaQT4mAn&tbo=u&sa=X&ved=2ahUKEwjcxtj_w4LaAhWHjpAKHam3D3YQ9C96BAgAEBs&biw=1366&bih=651&dpr=1

     

    https://jus.com.br/artigos/31596/balistica-forense-e-lesoes-por-projeteis

     

    https://www.passeidireto.com/arquivo/22165465/medicina-legal-caderno--roberto-blanco

  • Quando a questão fala em "queimada" pense que o instrumento estava próximo à entrada para poder "queimar". E quando falamos em uma borda irregular e evertida em um tiro próximo ao objeto, recordamo-nos da câmara de mina de Hoffmann. Assim, esclarecemos que disparo curta distância/ queima roupa não produzem a boca de mina. No caso, ocorre a BOCA DE MINA OU CÂMARA DE MINA DE HOFFMAN em tiros encostados/apoiados; localiza-se entre a pele e o osso e decorre da expansão dos fases oriundos da queima da pólvora, gerando ruptura do tecido, sendo normalmente, de forma estrelada.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B


  • O Único tipo de tiro que a ferida de entrada é evertida é no tiro encostado

  • LETRA B – ERRADA - Croce, Delton Jr. (in Manual de medicina legal— 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012. P. 333)
     

     

    Nos tiros apoiados, além do projétil, atuam violentamente os gases, dilacerando os tecidos moles, levantando-os e originando orifício de entrada anfractuoso, irregular, denteado ou com entalhes, algumas vezes com as margens evertidas, pelo efeito “de mina”. Ademais, em geral, a zona de tatuagem e o negro de fumo não estão nitidamente caracterizados, pois todos os componentes da carga penetram no orifício de entrada.” (Grifamos)

  • GABARITO B


    Câmara de mina de Hoffmann: Em tiros encostados sobre a superfície óssea. O gás expelido pelo tiro bate no osso e volta, formando uma cavidade sobre a pele. As bordas do orifício de entrada serão evertidas (assim com as do orifício de saída), sendo que, para distingui-los basta verificar a presença do sinal de benassi, que indicará o orifício de entrada. A câmara de mina de Hoffmann é produzida pelos gases, não pelo PAF.


    CARACTERÍSTICAS DOS TIROS

    Longa distância:

    -bordas invertidas;

    -orla de escoriação;

    -orla de enxugo (zona de alimpadura);

    -orla equimótica (zona de contusão).


    Curta distância:

    -zona de chamuscamento;

    -zona de tatuagem;

    -zona de esfumaçamento.


    Encostados:

    -câmara (boca) de mina de Hoffmann;

    -sinal do funil de Bonnet;

    -sinal de Benassi;

    -sinal de Puppe-Wekgartner.


    bons estudos

  • Muita atenção! Falou em bordas irregulares e evertidas o concurseiro pode pensar de cara no orifício de saída da lesão provocada pelo PAF. Sorte a nossa que nem tem essa opção dentre as alternativas disponíveis!

              Outra informação que o enunciado nos trouxe foi a presença de queimadura, a qual ocorre em tiros efetuados encostados (B) ou à curta distância (A). O sinal Balístico que provoca essa lesão de entrada com estas características descritas é a “Câmara de Mina de Hoffmann”, fenômeno o qual ocorre em tiros encostados em planos ósseos. Portanto, letra B de Balística Forense!

    Gabarito: B

  • Mina de Hoffman. Exceção às características-padrão dos tiros de encostados.

  • ORIFÍCIO DE ENTRADA

    Há pouco sangramento.

    DIÂMETRO DA ENTRADA: MENOR que a do calibre do projétil.

    EXCEÇÃO: encostado: pode ser MAIOR (assim também nos de ALTA ENERGIA).

    BORDAS: REGULARES e INVERTIDAS/EVERTIDO PARA DENTRO.

    EXCEÇÃO: encostado: IRREGULAR/denteada/com entalhe (quando PLANO ÓSSEO) e EVERTIDA.

    LEMBRAR INGLÊS: DENTRO IN; SAÍDA/FORA: EXIT. 

  • Nesse caso da para acertar apenas pela ausência de zonas e orlas

  • Errei porque confundi Queimadura(chamuscamento devido aos gases)