-
Questão mal formulada, o Sinal em Mina de Hofmann de fato é uma característica presente quando o tiro é encostado, porém quando o disparo é sobre região óssea.
"Em situações em que o disparo ocorre encostado contra o alvo que recobre placa óssea, os gases liberados no disparo transpõem o tecido e, ao atingirem o anteparo ósseo, descolam lateralmente o tecido e refluem com violência, resultado no estrelamento e eversão das bordas da pele. Este processo é denominado Câmara de Mina de Hofmann"
Outros Sinais estudados quando o tiro é encostado:
Sinal de Benassi: é a impressão do disparo no osso, ou seja, a fuligem do disparo produz marcas no osso.
Sinal de Puppe-Werkgaertner: é o desenho impresso na pele pela boca do cano e massa de mira do cano de uma arma de fogo. Nos tiros encostados o cano da arma imprimi na pele o seu formato.
-
QUESTÃO CORRETA. GABARITO LETRA E.
A BOCA DE MINA DE HOFFMAN É EXCLUSIVAMENTE VISTA EM SITUAÇÕES NA QUAL O CANO DA ARMA ESTÁ ENCOSTADA (NO CASO IMPRESCINDÍVEL A SUPERFICIE OSSEAS).
AS DEMAIS (EX. ZONA DE ESFUMAÇAMENTO E TATUAGEM, EM QUE PESEM PODER EXISTIR EM TIRO A QUEIMA ROUPA, SÃO PERCEPTÍVEIS TAMABÉM NOS TIROS A CURTA DISTÂNCIA).
-
Gab E
Tiro Encostado: Esse ferimento com plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que deslocam e dilaceram os tecidos.
Câmara de Mina de Hoffmann: Quando os gases da explosão penetram no ferimento e refluem ao encontrar a resistência do plano ósseo.
Sinal de Benassi: Tiro encostado no crânio, costelas e escápulas, quando a arma está sobre a pele, encontra um halo fuliginoso na lâmina externa do osso referente ao orifício de entrada.
( Sinal de Benassi ) - Halo fuliginoso em volta do Osso.
Sinal de Werkgaertner: Tiro encostado, Representa pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido pelo seu aquecimento.
-
“Ferimentos de entrada nos tiros encostados. É muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de Hoffmann. A expressão melhor seria golpe de mina. Na redondeza do ferimento, nota-se crepitação gasosa da tela subcutânea proveniente da infiltração dos gases. Em geral, não há zona de tatuagem nem de esfumaçamento, pois todos os elementos da carga penetram pelo orifício da bala e, por isso, suas vertentes mostram-se enegrecidas e desgarradas, com aspecto de cratera de mina." Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, pg. 266
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.
-
QUANDO O TIRO É ENCOSTADO HÁ A QUEIMADURA NA PELE DEVIDO A POLVORA E SE HÁ OSSO POR BAIXO DA PELE O PROJETIL PERFURA O OSSO E OS GASES QUE SAEM DO CANO DA ARMA BATE NO OSSO E VOLTA CAUSANDO, ASSIM, A IMPRESSÃO DE QUE HOUVE UMA SAÍDA E NAO UMA ENTRADA, OU SEJA, INVERTENDO OS "LÁBIOS" DA FERIDA EXTERNAMENTE "ESTAVA EVERTIDA". É A CHAMADA MINA HOFMANN