SóProvas


ID
1591735
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Área de necrose isquêmica, causada por oclusão do suprimento arterial ou da drenagem venosa em um determinado tecido. O texto está se referindo

Alternativas
Comentários
  • NECROSE é morte de parte de um organismo vivo. Pode atingir células isoladas, áreas de um tecido ou órgãos inteiros. Tecido necrótico = Tecido morto.


    Necrose  coagulativa: permanência das células necróticas no tecido como restos ‘fantasmas’. São removidos lentamente por fagocitose a partir da periferia da área necrótica.


    Necrose  liqüefativa: as células necróticas são removidas rapidamente por fagocitose em toda a área necrótica.


    Observação: Cada tipo é mais observado em certos tecidos que em outros, e depende de circunstâncias. 


    Exemplos de necrose coagulativa. 

    1) INFARTOS.  A maioria dos INFARTOS (necroses por falta de irrigaçãode um tecido, ou seja, por ISQUEMIA),  são do tipo coagulativo.  Exemplos: infarto do miocárdio, do rim, do baço.  Uma notável exceção é o cérebro, onde as necroses, inclusive os infartos, são quase sempre liqüefativas.

    Num infarto com necrose coagulativa ocorre geralmente  parada completa da circulação sangüínea nos capilares da área necrótica. Com isto não chegam neutrófilos nem macrófagos, que são células fagocitárias essenciais para a rápida ‘limpeza’ dos restos necróticos. As células mortas permanecem por longo tempo onde estavam. 


    Fonte: http://anatpat.unicamp.br/tanecrose1.html